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dc.creatorSILVA, Bruno Henrique da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2359302952334811por
dc.contributor.advisor1MARIANO, André Luiz Sena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1707973773263725por
dc.contributor.referee1ARAUJO, Juliana Pereira de-
dc.contributor.referee2GROPPO, Luís Antônio-
dc.date.accessioned2021-03-26T18:47:00Z-
dc.date.issued2021-02-04-
dc.identifier.citationSILVA, Bruno Henrique da. Juventude e ensino médio: a (re)significação do espaço escolar. 2021. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021 .por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1784-
dc.description.resumoA presente dissertação é um esforço de síntese e análise acerca da juventude e ensino médio e suas experiências escolares, tendo como objetivo geral compreender o processo de (re)significação e atuação dos jovens do ensino médio dentro do espaço escolar. Como objetivo especifico me propus a entender como o Ensino Médio está estruturado no sistema educacional brasileiro; identificar quem são os sujeitos juvenis atuante dentro do espaço escolar quanto as suas vivências e experiências escolares; e por fim observar e analisar as experiências e vivências dos jovens dentro do espaço escolar para além dos limites da sala de aula, nos espaços intersticiais. A análise parte da necessidade em entender como os jovens, inseridos num modelo escolar determinado e tradicional, passa a transformar seu cotidiano, (re)significando o espaço escolar e seu uso, a partir do processo de identificação e pertencimento. Além disso, este trabalho busca apontar como esses jovens transitam ou traçam seus percursos de sociabilidades dentro dos espaços escolares, tendo como foco a juventude fora da sala de aula, nos momentos de seus tempos livres, na procura de espaços intersticiais para vivenciarem suas experiências. Para tal, a discussão perpassa pelas questões conceituais de cultura escolar, juventude, ensino médio e espaços escolares, utilizando-se de referenciais que possuem um arcabouço teórico na área. A metodologia é feita conforme Marli André (2008) propõe para pesquisas do tipo etnográfico da prática escolar: observação participante, entrevistas e análise de documentos. A triangulação dos dados possibilita o entendimento do que Antonio Viñao Frago (2011) vai chamar de arqueologia da prática escolar. A partir dos dados levantados foi necessário estabelecer alguns elementos importantes para desenhar o perfil dos jovens participantes: perfil socioeconômico, mundo do trabalho, relações familiares, cultura e lazer, e a vivência da micropolítica no espaço escolar. Os resultados indicam que a relação que os jovens entrevistados possuem com a EEJK é de afeto, de identidade, de reconhecimento e de carinho. Nesse contexto, passamos a entender a escola como um lugar, a partir da construção efetiva de conhecimento da realidade vivida. Podemos verificar esse fenômeno a partir de várias falas dos entrevistados e de algumas observações do trabalho de campo, principalmente ao revelar que a escola é a “segunda casa” desses jovens. Entender o espaço escolar com seus múltiplos sujeitos inseridos com suas dinâmicas marcadas por processos identitários próprios a cada escola é fator preponderante para desenvolver um projeto de escola que permite espaços para a atuação protagonista dos jovens, numa escola capaz de contemplar e contribuir para o seu processo formativo mais amplo.por
dc.description.abstractThis dissertation is an effort to synthesize and analyze youth and high school and their school experiences, with the general objective of understanding the process of (re) signification and performance of young people in high school within the school space. As a specific objective I set out to understand how high school is structured in the Brazilian educational system; to identify who are the youth subjects acting within the school space regarding their school experiences; and finally, to observe and analyze the experiences of young people within the school space beyond the limits of the classroom, in interstitial spaces. The analysis starts from the need to understand how young people, inserted in a determined and traditional school model, start to transform their daily lives, (re) signifying the school space and its use, from the process of identification and belonging. In addition, this work seeks to point out how these young people move or trace their path of sociability within school spaces, focusing on youth outside the classroom, in their free time, in the search for interstitial spaces to experience their experiences. To this end, the discussion runs through the conceptual issues of school culture, youth, high school and school spaces, using references that have a theoretical framework in the area. The methodology is made as Marli André (2008) proposes for research of the ethnographic type of school practice: participant observation, interviews and analysis of documents. The triangulation of data makes it possible to understand what Antonio Viñao Frago (2011) will call the archeology of school practice. From the data collected, it was necessary to establish some important elements to draw the profile of the young participants: socioeconomic profile, world of work, family relationships, culture and leisure, and the experience of micropolitics in the school space. The results indicate that the relationship that the young people interviewed have with EEJK is one of affection, identity, recognition and affection. In this context, we come to understand the school as a place, based on the effective construction of knowledge of the lived reality. We can verify this phenomenon from several statements of the interviewees and from some observations of the fieldwork, mainly by revealing that the school is the “second home” of these young people. Understanding the school space with its multiple subjects inserted with its dynamics marked by identity processes specific to each school is a major factor to develop a school project that allows spaces for the protagonist performance of young people, in a school capable of contemplating and contributing to its process broader formative.por
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2021-03-26T18:45:26Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Bruno Henrique da Silva.pdf: 2401136 bytes, checksum: e8e2351e4ab3483fb1bc143361fd6761 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectEspaço Escolarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleJuventude e ensino médio: a (re)significação do espaço escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
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