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Tipo do documento: Dissertação
Título: Movimentos estudantis em Guiné-Bissau em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para todos(as)
Autor: GOMES, Bruno 
Primeiro orientador: SILVA, Natalino Neves da
Primeiro membro da banca: BRITO, José Eustáquio de
Segundo membro da banca: GROPPO, Luís Antônio
Resumo: O presente trabalho tem como propósito analisar e compreender as principais críticas direcionadas ao atual projeto da Educação Básica nacional em Guiné-Bissau, feitas por pessoas que participam e/ou participaram da Associação Nacional do Estudante. Para isso, elegemos como interlocutores três estudantes membros do Coletivo Carta 21, que participaram da ocupação nas calçadas ao redor do Ministério da Educação, em 2018, e três membros da Confederação Nacional da Associação Estudantil da Guiné-Bissau (CONAEGUIB), que já participaram de outras manifestações contra a desvalorização da educação pelos sucessivos governos do país. A pesquisa é de caráter qualitativo. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: a realização de entrevistas semiestruturadas, a análise de dados estatísticos e a revisão de literatura. A técnica de análise de conteúdo foi o principal procedimento utilizado para trabalhar com os dados coletados. Por fim, a partir de uma análise dos diferentes períodos históricos do país, foi possível entender como a educação exerceu papel fundamental em relação ao processo de emancipação da consciência popular dos povos colonizados e, ao mesmo tempo, possibilitou a criação de uma consciência crítica e revolucionária para libertação de Guiné-Bissau e Cabo Verde, que estavam sob o domínio colonial português. As tradições e as diversidades socioculturais das populações locais foram transformadas no símbolo da unidade e da resistência de Guiné e Cabo Verde. Os movimentos estudantis (CONAEGUIB e Coletivo Carta 21) são herdeiros dessas ideias revolucionárias ao demonstrarem grande preocupação em relação à política da banalização e do desmonte das escolas públicas por meio da implementação das políticas neoliberais na educação. Nesse contexto, sem contar com o sistema nacional de educação, a situação das instituições públicas se depara com: (a) falta de pagamento dos salários aos profissionais da educação; (b) sucessivas greves nas escolas públicas do país; (c) falta de infraestruturas de equipamentos básicos para ensino e aprendizado; (d) ausência da revisão do plano setorial da educação (PSE) e da Lei de Base do Sistema Educativo (LBSE), entre outros. Toda essa preocupante situação tem ocasionado sucessivas paralizações e manifestações estudantis em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para todos(as). Todavia, essas manifestações, na maior parte das vezes, sofrem duras repreensões por parte das forças policiais, como mecanismo de silenciar as vozes desses sujeitos políticos em relação à exigência de que o Estado cumpra com a garantia dos direitos sociais fundamentais assegurados na Constituição. Por fim, o trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
Abstract: The present work has like purpose analyze and understand which are the main directional criticism to actual project of national basic education in Guinea-Bissau made for what people participate and/or participated of National Association of Students. For such we elected with interlocutors 3 (three) members of student’s Collective letter 21 what participated of occupation in sidewalk to around of ministry of Education in 2018 and 3 (three) members of National Confederation of Students Association of Guinea-Bissau (CONAEGUIB) what already participated of other manifestations against the devaluation of education by the successive government of country. The research is of qualitative character and used form the next methodology procedures: the realization semi-structured, the analyze of statistical dice and the revision of literature. The technique analyze of content was the principal procedures used for to work with the collected dice. In end, the part of one analyze of different historical period since country, was possibly understand the manner that the education exercised the fundamental paper in relation to process of emancipation of popular consciousness of colonizing peoples and to the same time, the creation made possible of one criticize consciousness and revolution for Liberation of Guinea-Bissau and Cape-Verde that were sobbed the Portuguese colonial domination. The traditional and the sociocultural diversity of local populations were transformed on symbol of united and of resistance of Guinea and Cape-Verde. The movements (CONAEGUIB) and the Collective Letter 21) were heirs of these revolutionary ideas to demonstrate the big preoccupation of students in the politic relation of banalization and dismantle of public school for the middle of implementation of neoliberals politic in education. In that context, without account with the national system of education the situation of publics institution come across: a) lack of payments of salaries to professionals of education; b) successive strikes in public school of country; c) lack of school infrastructure with basics equipment’s for teaching and learning; d) absence of revision of sectoral plan of education - PSE end law of basic of educative system-LBSE, among others. All this, has been caused successive paralyzed and manifestation of students in defense of public education, free and qualities for all. However, these manifestation in bigger part of suffer sometimes tough reprimands for part of politic force with mechanism silence of times of these politics’ subjects in relation the requirement for part of State to accomplish with the warranty of right fundamental social insured in Constitution. Finally, this study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001
Palavras-chave: Direito à educação - Guiné-Bissau
Movimentos Estudantis – África
Sociologia da Educação
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GOMES, Bruno. Movimentos estudantis em Guiné-Bissau em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para todos(as). 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1791
Data de defesa: 3-Mar-2021
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