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Tipo do documento: Dissertação
Título: O professor está sempre no gerúndio: análise das vivências no trabalho docente sob a ótica da psicodinâmica do trabalho
Autor: JUVENTINO, Nayara Ellen 
Primeiro orientador: GUERRA, Ana Carolina
Primeiro coorientador: TOLEDO, Dimitri Augusto da Cunha Toledo
Primeiro membro da banca: GUERRA, Ana Carolina
Segundo membro da banca: TOLEDO, Dimitri Augusto da Cunha
Terceiro membro da banca: MARTINEZ, Maria Regina
Quarto membro da banca: GUIMARÃES, Ludmila de Vasconcelos Machado
Resumo: O trabalho, enquanto construção social, vem sendo amplamente discutido por várias áreas de estudo. No entanto, importa-se aqui o trabalho docente, que se caracteriza principalmente pelo processo e desenvolvimento de ensino-aprendizado. O setor educacional, nesse contexto, vem sendo marcado pela precarização do trabalho, tanto em aspectos de organização do trabalho, quanto de desvalorização profissional. É nesse contexto que esse trabalho se fundamenta, com o objetivo de analisar as vivências no trabalho para os docentes de escolas públicas no município de Varginha/MG, a partir da psicodinâmica do trabalho. A psicodinâmica do trabalho, teoria norteadora desse estudo, abarca questões como o sofrimento, o prazer, as estratégias de defesa, o reconhecimento e a identidade com o trabalho, apontando para os processos psíquicos envolvidos na confrontação do sujeito com o real do trabalho (DEJOURS, 1994). Para tanto, utilizou-se como procedimentos metodológicos o método bola de neve para coleta de dados, onde realizou-se quinze entrevistas semiestruturadas com professoras do município. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise do Núcleo de Sentidos – ANS, proposta por Mendes (2007) que foi adaptada de Bardin (2004). Os resultados encontrados apontam para cargas excessivas de trabalho, desenvolvimento de patologias decorrentes da organização e contexto educacional, mas também encontra-se as vivências de prazer, relacionadas a valorização e reconhecimento por parte dos alunos com o trabalho desempenhado.
Abstract: Work, as a social construction, has been widely discussed in several areas of study. However, teaching work is important here, which is characterized mainly by the teaching-learning process and development. The educational sector, in this context, has been marked by precarious work, both in terms of work organization and professional devaluation. It is in this context that this work is based, with the objective of analyzing the experiences at work for teachers of public schools in the municipality of Varginha / MG, from the psychodynamics of work. Psychodynamics of work, the guiding theory of this study, encompasses issues such as suffering, pleasure, defense strategies, recognition and identity with work, pointing to the psychic processes involved in confronting the subject with the real work (DEJOURS, 1994). For this purpose, the snowball method for data collection was used as methodological procedures, where fifteen semi-structured interviews were conducted with teachers from the municipality. For the analysis of the data, we used the Analysis of the Core of Senses - ANS, proposed by Mendes (2007), which was adapted from Bardin (2004). The results found point to excessive work loads, development of pathologies resulting from the organization and educational context, but there are also experiences of pleasure, related to the valorization and recognition by the students with the work performed.
Palavras-chave: Trabalho Docente. Psicodinâmica do Trabalho. Vivências no Trabalho. Reconhecimento.
Teaching work. Psychodynamics of Work. Experiences at Work. Recognition.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade
Citação: JUVENTINO, Nayara Ellen. O professor está sempre no gerúndio: análise das vivências no trabalho docente sob a ótica da psicodinâmica do trabalho. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Sociedade) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1795
Data de defesa: 6-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado

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