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Tipo do documento: Dissertação
Título: Do global ao local: a dialética entre as políticas curriculares de geografia e as cidades médias e pequenas
Autor: SILVA, André de Paula 
Primeiro orientador: AZEVEDO, Sandra de Castro de
Primeiro membro da banca: RAMOS, Ana Cláudia Sacramento
Segundo membro da banca: ANDRADE, Alexandre Carvalho de
Resumo: O Brasil possui uma quantidade significativa de cidades médias e pequenas. No entanto, a vivência da sala de aula mostrou que elas, geralmente, não são abordadas no ensino de Geografia. Esta dissertação tem como objetivo compreender como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) possibilitam a abordagem da temática sobre cidades médias e pequenas no ensino de Geografia. Para alcançar esse objetivo a pesquisa qualitativa, com base no método materialista histórico dialético, utilizou como técnica a análise bibliográfica e documental e aplicação de questionário via e-mail aos professores de Geografia da cidade média de Alfenas e da cidade pequena de Paraguaçu. Constatou-se que tanto em nível federal como em nível estadual, as realidades dessas cidades são desconsideradas, prevalecendo um enfoque das escalas nacionais e globais. A construção do currículo do estado de Minas Gerais deveria, por ser composto por um número expressivo de cidades médias e pequenas, ter considerado de forma mais intensa sua realidade, o que permitiria uma abordagem mais explícita de cidades médias e pequenas. O formato do CRMG passa para o professor a responsabilidade de inserir essas cidades no processo de adaptação do currículo para a sala de aula. Para contribuir com a abordagem de cidades médias e pequenas, foram elaboradas proposições, partindo das habilidades da política curricular estadual. A ideia é mostrar potencialidades para trabalhar essa temática e não construir receitas.
Abstract: Brazil has a significant number of medium and small cities. However, in the classroom I showed that they are not usually approached, in Geography teaching. The objective of this dissertation is to understand how the National Common Curriculum Base (BNCC) and the Minas Gerais Reference Curriculum (CRMG) allow to approach the theme in medium and small cities, in Geography teaching. To achieve this objective of qualitative research, based on the non-dialectical historical-materialist method, I used as a technique the bibliographic and documentary analysis and the application of a questionnaire via e-mail to Geography teachers from the middle city of Alfenas and the small city of Paraguaçu. It was confirmed that, at both federal and state levels, the realities of disasters are disregarded, with a national and global approach prevailing. The construction of the curriculum of the state of Minas Gerais should, because it consists of an expressive number of medium and small cities, have a more intense consideration of its reality, or that would allow a more explicit approach to medium and small ones. cities. The CRMG format passes to the teacher the responsibility of inserting these activities and not the process of adapting the curriculum to the classroom. With the objective of contributing to the approach of medium and small cities, we elaborate proposals, based on the competences of the state curricular policy. The idea is to show potential to work on this topic and not build revenue.
Palavras-chave: Política Curricular
Cidades médias e pequenas
Ensino de Geografia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: SILVA, André de Paula. Do global ao local: a dialética entre as políticas curriculares de geografia e as cidades médias e pequenas. 2021. 125 f. Dissertação(Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1833
Data de defesa: 29-Abr-2021
Aparece nas coleções:Mestrado

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