Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Guilherme Almeida de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1744586599200938por
dc.contributor.advisor1PINTO, Jose Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5029776629891861por
dc.contributor.advisor-co1PEDROSO, Luciano Soares-
dc.contributor.referee1CAMPS RODRIGUEZ, Ihosvany-
dc.contributor.referee2LANES, Matusalém Martins-
dc.date.accessioned2021-06-25T19:37:05Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationPEREIRA, Guilherme Almeida de Souza. Sala de aula invertida, aulas remotas e avaliações através de explicações em vídeos: o uso de práticas experimentais no ensino dos processos de eletrização. 2021. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1838-
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos resultado de uma pesquisa de mestrado na qual investigamos a realização de práticas experimentais relacionadas aos processos de eletrização na forma remota. A forma remota para esta abordagem se deu devido a adaptações do ensino a nova realidade estabelecida mediante a pandemia do Coronavírus COVID 19. Para a realização das atividades experimentais foram distribuídos kits com aparatos de baixo custo para os nove estudantes da unidade curricular do terceiro ano do Ensino Médio, onde aconteceu a intervenção pedagógica aqui relatada. Nossas expectativas foram a de que teríamos algumas dificuldades na implementação da proposta por se tratar de práticas experimentais e principalmente por acontecer na formatação remota. Utilizamos a metodologia proposta pela Sala de Aula Invertida (SAI), de modo a termos um melhor aproveitamento do tempo disponível. Elaboramos videoaulas teóricas e tutoriais em vídeos para a explanação teórica e o passo a passo experimental respectivamente. Utilizamos como método avaliativo explicações em vídeos feitas pelos estudantes sobre os fenômenos observados experimentalmente. Consideramos que as atividades desenvolvidas foram, dentro das expectativas, positivas e que traz consigo um caráter inovador. Apontamos também sugestões para trabalhos futuros que possam dar continuidade na pesquisa aqui apresentada.por
dc.description.abstractIn this study, we present the results of a master's research in which we investigated the performance of experimental practices related to electrification processes carried out remotely. The remote approach was due to tuition adaptations resultant from the Corona virus pandemic COVID-19. Nine students from the third year in high school received low budget experimental sets in order to perform the electrification practices, which the pedagogical intervention described in this work took place. Our initial expectations were that we would have some difficulties implementing the proposal because it is about experimental practices and mainly because of its remote approach. We used the Flipped Classroom (SAI) methodology in order to have a better use of the available time. We elaborated video lessons and video tutorials for theoretical explanations and systematic explanation of the practice, respectively. We used video explanations made by students about the phenomena observed experimentally as an evaluation method. We believe that the activities developed were, within expectations, positive and that it brings with it an innovative character. We also point out suggestions for future work that will continue the research presented here.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2021-06-25T19:35:20Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Guilherme Almeida de Souza Pereira.pdf: 1381881 bytes, checksum: 20b59f7a5f974df49aa364a3abb0f10d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2021-06-25T19:35:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Guilherme Almeida de Souza Pereira.pdf: 1381881 bytes, checksum: 20b59f7a5f974df49aa364a3abb0f10d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2021-06-25T19:36:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Guilherme Almeida de Souza Pereira.pdf: 1381881 bytes, checksum: 20b59f7a5f974df49aa364a3abb0f10d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-25T19:37:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Guilherme Almeida de Souza Pereira.pdf: 1381881 bytes, checksum: 20b59f7a5f974df49aa364a3abb0f10d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-02-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProcessos de eletrizaçãopor
dc.subjectSala de Aula Invertidapor
dc.subjectExplicações em vídeos.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleSala de aula invertida, aulas remotas e avaliações através de explicações em vídeos: o uso de práticas experimentais no ensino dos processos de eletrizaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Guilherme Almeida de Souza Pereira.pdf1,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons