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Tipo do documento: Dissertação
Título: Inserção de estudantes de comunidades típicas em escolas urbanas: estudo de caso “Comunidade dos Gomes” em Juruaia, MG
Autor: SILVA SOBRINHO, Jair 
Primeiro orientador: FERRAREZI JUNIOR, Celso
Primeiro membro da banca: MAGALHÃES, Marly Augusta Lopes de
Segundo membro da banca: BORGES, Rosângela Rodrigues
Resumo: Os problemas relacionados aos processos educacionais brasileiros deixaram de ser temas voltados somente para os especialistas em educação, mas, sobretudo, para ganhar maior destaque junto aos estudantes de escolas das comunidades típicas, que são as principais vítimas dos descasos das políticas públicas que estão afetando não só as instituições de ensino, mas, acima de tudo, as mentes humanas. A pesquisa aqui apresentada propôs como objetivo proceder a uma análise sistematizada a partir de um viés sociolinguístico que permita uma avaliação preliminar do preconceito linguístico sofrido por falantes oriundos da Comunidade dOs Gomes e analisar os níveis de silenciamento aplicados aos pesquisados e apontar o grau de importância de escolas em comunidades típicas. O problema colocado como norte neste trabalho é justamente a análise e estudo do preconceito linguístico sofrido por estudantes oriundos de comunidades típicas brasileiras quando obrigados a estudar em escolas urbanas e os efeitos do deslocamento compulsório desses estudantes para os ambientes escolares urbanizados. Como estudo de caso, adota-se a Comunidade dOs Gomes em Juruaia/MG. A referida comunidade caracteriza-se como um grupo populoso e ainda muito fiel às heranças linguísticas recebidas de seus antepassados. Por não possuir uma escola local, estudantes de todas as idades e níveis escolares deslocam-se diariamente até a cidade para estudarem. As ciências Linguística e Sociolinguística e, também, a Pedagogia da Comunicação estabelecem as bases teóricas desta dissertação. A partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas a estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e com anuência dos participantes, as entrevistas foram gravadas, o que possibilitou a composição do corpus de pesquisa em áudio e, também, transcrições destes. Assim, apontamos e debatemos questões pertinentes relacionadas à cultura local e às marcas identitárias desses estudantes. Registramos as inúmeras ocorrências de preconceito linguístico dirigidos às crianças e adolescentes oriundas da Comunidade dOs Gomes e defendemos a importância de escolas dentro de comunidade típicas como a que aqui analisamos.
Abstract: Problems related to Brazilian education processes are no longer topics aimed to education specialists only, but above all, to stand out among students from schools in typical communities, which are the main victim of public policy neglects affecting not only education institutions, but human minds. The presented research aimed to carry out a systematic analysis, starting from a sociolinguistic bias that allows a preliminary assessment of the linguistic prejudice suffered by Gomes Community speakers, analyze the levels of silencing applied to the surveyed ones and to point out the importance degree of schools in typical communities. The guideline problem in this work is precisely the analysis and study of linguistic prejudice suffered by students from typical Brazilian communities when forced to study in urban schools and the effects of the compulsory displacement of these students to urbanized school environments. As a case of study, we adopted the Gomes Community in Juruaia, MG. The referred community is characterized as a populous group still attached to the linguistic heritage received from their ancestors. Since they do not have a local school, students of all ages and school levels travel daily to the urban area to study. Linguistic and Sociolinguistic sciences and, also, the Communication Pedagogy establish this dissertation’s theoretical base. Beginning from the application of semi-structured interviews to students enrolled in the final years of elementary school and high school and with the consent of the participants, the interviews were recorded, what made possible the composition of the research corpus in audio and their transcriptions too. Thus, we pointed out and debated pertinent issues related to the local culture and these students’ identity marks. We registered the numerous occurrences of linguistic prejudice directed at children and adolescents from Gomes Community and we defend the schools importance within typical communities such as the one analyzed here.
Palavras-chave: Barreiras de Comunicação
Sociolinguística
Identidade Social
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA SOBRINHO, Jair. Inserção de estudantes de comunidades típicas em escolas urbanas: estudo de caso “Comunidade dos Gomes” em Juruaia, MG. 2021. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1867
Data de defesa: 30-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado

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