Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1878
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ações democráticas no desenvolvimento curricular sob a perspectiva de docentes |
Autor: | BARBOSA, Bruna Lorena Zifirino Lima |
Primeiro orientador: | FELÍCIO, Helena Maria dos Santos |
Primeiro membro da banca: | BARBOSA, Vanderlei |
Segundo membro da banca: | SOARES, Olavo Pereira |
Resumo: | A presente pesquisa tem como problemática central identificar e analisar qual o entendimento que os docentes, egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL - MG), têm a respeito da educação democrática e como ela se materializa no desenvolvimento curricular. Procuramos problematizar, neste espaço de pesquisa e diálogo, as percepções dos sujeitos que atuam em sala de aula em seus diferentes níveis de ensino, conciliando as questões teóricas a uma realidade já vivenciada pelos participantes, visando contribuir tanto no campo teórico, como no campo prático. A partir disso, nos subsidiamos dos princípios da teórica crítica que guiam nossos estudos teóricos e nos auxiliam a pensar as realidades com a qual nos deparamos diante de nossa análise mais geral e relacionamos nossa temática de estudo a uma concepção dialética de interação entre os elementos que nos propomos investigar. Atrelado a isso, pautados nos princípios da epistemologia qualitativa, de natureza básica, com objetivos exploratórios, e diante da análise das informações junto aos egressos, submetemos nossa construção da pesquisa a um processo metodológico construtivo-interpretativo. Diante disso, nosso estudo se organiza em três tópicos, sendo o primeiro intitulado Educação Democrática, onde apresentamos, de forma mais geral e introdutória, um delineamento teórico que guiou nosso entendimento diante de nossa proposta. O segundo tópico, denominado Estrutura metodológica da pesquisa, em que expressamos, de forma sistemática, nosso percurso metodológico, assim como os detalhamentos de nossa abordagem diante dos participantes. Por fim, o terceiro, Significando educação democrática na ação docente: Entre diálogos, onde apresentamos as percepções dos egressos alinhadas ao nosso entendimento teórico, construído em conjunto, a partir do diálogo entre pesquisadora e participantes da pesquisa. Consideramos que, por meio deste estudo, apresentamos formas de pensar a educação democrática dentro de contextos vivenciados, a fim de flexionar a possibilidade democrática ao contexto escolar. |
Abstract: | The main issue of this research is to identify and analyze the understanding that teachers, graduates of the Pedagogy course at the Federal University of Alfenas (UNIFAL - MG), have about democratic education and how it is materialized in curriculum development. We seek to problematize in this space of research and dialogue the perceptions of subjects who work in the classroom at their different levels of education, reconciling theoretical issues with a reality already experienced by the participants, aiming to contribute both in the theoretical field and in the practical field. From this, we rely on the principles of critical theory that guide our theoretical studies and help us to think about the realities we face in our more general analysis and we relate our study theme to a dialectical conception of interaction between the elements that we propose to investigate. Linked to this, we are guided by the principles of qualitative epistemology, of a basic nature, with exploratory objectives, and given the analysis of information with the graduates, we submit our research construction to a constructive-interpretative methodological process. Given this, our study is organized into three topics, the first being, respectively, entitled Democratic Education, where we present a more general and introductory theoretical outline that guided our understanding of our proposal. The second topic, called Methodological structure of the research, in which it systematically expresses our methodological path, as well as the details of our approach to the participants. And, finally, the third topic, Meaning democratic education in teaching action: Between dialogues, where we present the perceptions of graduates in line with our theoretical understanding, built together from the dialogue researcher and research participants. We consider that, through this study, we present ways of thinking about democratic education within experienced contexts, in order to flex the democratic possibility to the school context. |
Palavras-chave: | Educação Democrática Ação Docente Desenvolvimento curricular |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Alfenas |
Sigla da instituição: | UNIFAL-MG |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BARBOSA, Bruna Lorena Zifirino Lima. Ações democráticas no desenvolvimento curricular sob a perspectiva de docentes. 2021.116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1878 |
Data de defesa: | 25-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Bruna Lorena Zifirino Lima Barbosa.pdf | 840,61 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons