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Tipo do documento: Dissertação
Título: Saúde docente, condições de trabalho e suporte social no contexto da escola pública
Autor: LIMA, Fernanda Figueiredo Rodrigues Chinellato de 
Primeiro orientador: CARVALHO, Virgínia Donizete de
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Virgínia Donizete de
Segundo membro da banca: PESSANHA, Gabriel Rodrigo Gomes
Terceiro membro da banca: BORGES, Lívia de Oliveira
Resumo: O exercício da docência, no âmbito da escola pública, demanda, além da capacidade técnica e titulação indispensável para o cargo, esforço para atender demandas sociais, organizacionais e pessoais, sem deixar de lado os cuidados diários para preservação da saúde, reduzindo o nível de desgaste físico e mental. As repercussões físicas e psíquicas decorrentes do ambiente laboral apresentam variações de acordo com a natureza e nível de exigência, as condições em que o trabalho é exercido, o suporte social percebido e recebido, bem como aspectos individuais do organismo e da personalidade. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a relação entre condições de trabalho, percepção de suporte social e a prevalência de transtornos mentais comuns e danos físicos entre os docentes da rede estadual de ensino da região Sul de Minas Gerais. Participaram da pesquisa 452 docentes da rede estadual de 19 escolas do Sul de Minas Gerias. As informações foram coletadas a partir de quatro instrumentos: a Escala de Percepção de Suporte Social no Trabalho (EPSST), o Questionário de Saúde Geral (QSG-12), um questionário baseado no fator danos físicos da Escala de Avaliação dos Danos Relacionados ao Trabalho (EADRT), que compõe o Inventário sobre o Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA) e um formulário sociodemográfico e laboral. As informações foram levantadas por meio da aplicação desses instrumentos aos docentes participantes da pesquisa e o programa SPSS (Statistics Package for Social Science) foi utilizado para auxiliar na análise das informações, com análises descritivas, como cálculos de média, desvio padrão e frequência, para obtenção do perfil dos pesquisados, e estatísticas inferenciais, como o teste t, análises de correlação e regressão, para análise da relação entre algumas variáveis das condições de trabalho e o adoecimento docente. Dessa forma, a pesquisa visa ajudar a fomentar a discussão sobre o assunto e a propiciar a realização de políticas públicas que possam trazer benefícios aos docentes.
Abstract: The exercise of teaching, in the context of public schools, demands, in addition to the technical capacity and title necessary for the position, an effort to meet social, organizational and personal demands, without neglecting the daily care for health preservation, reducing the level of physical and mental exhaustion. The physical and psychological repercussions resulting from the work environment vary according to the nature and level of demand, the conditions in which the work is performed, the social support perceived and received, as well as individual aspects of the body and personality. The present work has as general objective to analyze the relationship between working conditions, perception of social support and the occurrence of common mental disorders and physical damage among teachers of the state school system in the southern region of Minas Gerais. 452 teachers from the state network of 19 schools in the south of Minas Gerias participated in the study. The information was collected from four instruments: the Perception Scale of Social Support at Work (EPSST), the General Health Questionnaire (QSG-12), a questionnaire based on the physical damage factor of the Work Related Damage Assessment Scale (EADRT), which makes up the Inventory on Work and Illness Risks (ITRA) and a sociodemographic and labor form. The information was collected through the application of these instruments to the professors participating in the research and the SPSS program (Statistics Package for Social Science) was used to assist in the analysis of the information, with descriptive analyzes, such as calculations of mean, standard deviation and frequency, for obtaining the profile of the respondents, and inferential statistics, such as the t test, correlation and regression analyzes, to analyze the relationship between some variables of working conditions and teacher illness. In this way, the research aims to help foster discussion on the subject and to promote public policies that can bring benefits to teachers.
Palavras-chave: Saúde docente. Escola pública. Suporte social no trabalho. Danos físicos. Transtornos mentais comuns
Teacher's health. Public school. Social support at work, Physical damage. Common mental disorders.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade
Citação: LIMA, Fernanda Figueiredo Rodrigues Chinellato de. Saúde docente, condições de trabalho e suporte social no contexto da escola pública. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Sociedade) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1886
Data de defesa: 1-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado

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