Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1888
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação inicial de professores para a educação infantil e o tema da interculturalidade: análise dos currículos dos cursos de pedagogia das Universidades Federais Mineiras
Autor: RAMOS, Selma Shirlei Isidoro 
Primeiro orientador: MARIANO, André Luiz Sena
Primeiro membro da banca: PAULA, Ercilia Maria Angeli Teixeira de
Segundo membro da banca: SOUZA, Ana Cristina Gonçalves de Abreu
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem como objetivo geral analisar de que forma o tema da interculturalidade aparece nas disciplinas obrigatórias específicas para a Educação Infantil que são ofertadas nos cursos de Pedagogia Licenciatura, na modalidade presencial nas Universidades Federais mineiras. Os objetivos específicos se desdobram em averiguar se as perspectivas multicultural e intercultural aparecem nessas disciplinas de forma explícita ou potencial e identificar os autores utilizados para a perspectiva intercultural. O referencial teórico ao qual a pesquisa se baseia apresenta os temas multiculturais e interculturais na análise do complexo das relações sociais e a sua intrínseca relação no processo da construção das identidades e das diferenças no interior dos espaços escolares. Sendo assim, objetiva-se demonstrar que tanto as categorias multiculturais como as interculturais, se não forem incluídas no processo de formação inicial dos professores, tendem a pouco contribuir para a compreensão dos problemas sociais, especificamente os que são recorrentes na escola no que tange o reconhecimento da diversidade cultural que compõe o povo brasileiro. Ao longo do estudo, dedicou-se atenção à compreensão teórica do significado de cultura, tais como, o surgimento da cultura, a cultura como modos de vida, a sua evolução ao longo do tempo, o caminho percorrido até os discursos multiculturais e interculturais bem como a inserção dos temas para o âmbito educacional. Dentro desse contexto, no primeiro momento realizou-se a pesquisa bibliográfica de alguns autores que discorrem sobre a temática, revisão de literatura dos trabalhos mais recentes que trazem o tema na formação inicial dos professores e análise dos sites das universidades com o objetivo de conhecer os projetos pedagógicos de cursos (PPCs) e as matrizes curriculares para a formação inicial dos professores de Educação Infantil. Constatou-se que, dentre o conjunto de disciplinas analisadas, são poucos os cursos que oferecem disciplinas potencialmente multiculturais e, portanto, apresentam contribuições para pensar a diversidade cultural já desde a educação infantil. Ao concluímos este trabalho, esperamos ter colaborado com novas reflexões para a compreensão de que a perspectiva intercultural é um dos caminhos que irá trazer contribuições para os problemas relacionados às diferenças e identidades.
Abstract: The general propose of this Master dissertation is to analyse the way in which the theme of interculturality is discussed in the specific obligatory subjects for childhood education which are offered by Pedagogy degree courses, in the face-to-face classroom learning modality in the Federal University of Minas Gerais. The specific objectives strive to verify the Multicultural and Intercultural perspective figures in these disciplines in an explicit or potential way and identify the authors utilized for intercultural perspective.The theoretical referencial presents the themes multicultural and intercultural in the analysis of complex of the social relationships and Its intrinsic relation in the process of construction of the identities and differences in the interior of school spaces.Thus, aims to demonstrate that as much as the multicultural and intercultural perpective if they are not included in the in the initial teachers training process, tend to poorly contribute to comprehension of social issues, specifically those that are recurrent in school , in reference the acknowledgment of diversity cultural that compound brazilian people.Throughout the study It was devoted attention to the theoretical understanding of the significance of culture, such as, the appearance of culture, the culture as a lifestyle, It’s evolution over the time, the course taken until the multicultural\intercultural speeches and the insertion of theme in educational ambit. Firstly within this context, It was done a bibliographic survey, brief survey of recent works that brings up the theme of initial formation of teachers and the analysis of universities sites with the proposal of knowing the Pedagogy projects Courses (PPC’s) and the Curriculum Components in the initial Teacher formation of Childhood education. It was observed that, among the set of disciplines analysed, only a few courses provide disciplines potentially multicultural e, therefore presents contributions in order to think the cultural diversity since early childhood education. After the conclusion of this work, we hope to have contributed to new reflections and understanding that the intercultural perspective is one of possibilities that will bring contributions to the problems related to the differences and identities.
Palavras-chave: Cultura
Interculturalidade
Multiculturalismo
Formação inicial
Professores
Educação Infantil.
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RAMOS, Selma Shirlei Isidoro. Formação inicial de professores para a educação infantil e o tema da interculturalidade: análise dos currículos dos cursos de pedagogia das Universidades Federais Mineiras. 2021. [177] f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1888
Data de defesa: 21-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Selma Shirlei Isidoro Ramos.pdf7,62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons