Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRAMOS, Selma Shirlei Isidoro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7513207842585889por
dc.contributor.advisor1MARIANO, André Luiz Sena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1707973773263725por
dc.contributor.referee1PAULA, Ercilia Maria Angeli Teixeira de-
dc.contributor.referee2SOUZA, Ana Cristina Gonçalves de Abreu-
dc.date.accessioned2021-11-08T20:00:59Z-
dc.date.issued2021-09-21-
dc.identifier.citationRAMOS, Selma Shirlei Isidoro. Formação inicial de professores para a educação infantil e o tema da interculturalidade: análise dos currículos dos cursos de pedagogia das Universidades Federais Mineiras. 2021. [177] f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021 .por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1888-
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado tem como objetivo geral analisar de que forma o tema da interculturalidade aparece nas disciplinas obrigatórias específicas para a Educação Infantil que são ofertadas nos cursos de Pedagogia Licenciatura, na modalidade presencial nas Universidades Federais mineiras. Os objetivos específicos se desdobram em averiguar se as perspectivas multicultural e intercultural aparecem nessas disciplinas de forma explícita ou potencial e identificar os autores utilizados para a perspectiva intercultural. O referencial teórico ao qual a pesquisa se baseia apresenta os temas multiculturais e interculturais na análise do complexo das relações sociais e a sua intrínseca relação no processo da construção das identidades e das diferenças no interior dos espaços escolares. Sendo assim, objetiva-se demonstrar que tanto as categorias multiculturais como as interculturais, se não forem incluídas no processo de formação inicial dos professores, tendem a pouco contribuir para a compreensão dos problemas sociais, especificamente os que são recorrentes na escola no que tange o reconhecimento da diversidade cultural que compõe o povo brasileiro. Ao longo do estudo, dedicou-se atenção à compreensão teórica do significado de cultura, tais como, o surgimento da cultura, a cultura como modos de vida, a sua evolução ao longo do tempo, o caminho percorrido até os discursos multiculturais e interculturais bem como a inserção dos temas para o âmbito educacional. Dentro desse contexto, no primeiro momento realizou-se a pesquisa bibliográfica de alguns autores que discorrem sobre a temática, revisão de literatura dos trabalhos mais recentes que trazem o tema na formação inicial dos professores e análise dos sites das universidades com o objetivo de conhecer os projetos pedagógicos de cursos (PPCs) e as matrizes curriculares para a formação inicial dos professores de Educação Infantil. Constatou-se que, dentre o conjunto de disciplinas analisadas, são poucos os cursos que oferecem disciplinas potencialmente multiculturais e, portanto, apresentam contribuições para pensar a diversidade cultural já desde a educação infantil. Ao concluímos este trabalho, esperamos ter colaborado com novas reflexões para a compreensão de que a perspectiva intercultural é um dos caminhos que irá trazer contribuições para os problemas relacionados às diferenças e identidades.por
dc.description.abstractThe general propose of this Master dissertation is to analyse the way in which the theme of interculturality is discussed in the specific obligatory subjects for childhood education which are offered by Pedagogy degree courses, in the face-to-face classroom learning modality in the Federal University of Minas Gerais. The specific objectives strive to verify the Multicultural and Intercultural perspective figures in these disciplines in an explicit or potential way and identify the authors utilized for intercultural perspective.The theoretical referencial presents the themes multicultural and intercultural in the analysis of complex of the social relationships and Its intrinsic relation in the process of construction of the identities and differences in the interior of school spaces.Thus, aims to demonstrate that as much as the multicultural and intercultural perpective if they are not included in the in the initial teachers training process, tend to poorly contribute to comprehension of social issues, specifically those that are recurrent in school , in reference the acknowledgment of diversity cultural that compound brazilian people.Throughout the study It was devoted attention to the theoretical understanding of the significance of culture, such as, the appearance of culture, the culture as a lifestyle, It’s evolution over the time, the course taken until the multicultural\intercultural speeches and the insertion of theme in educational ambit. Firstly within this context, It was done a bibliographic survey, brief survey of recent works that brings up the theme of initial formation of teachers and the analysis of universities sites with the proposal of knowing the Pedagogy projects Courses (PPC’s) and the Curriculum Components in the initial Teacher formation of Childhood education. It was observed that, among the set of disciplines analysed, only a few courses provide disciplines potentially multicultural e, therefore presents contributions in order to think the cultural diversity since early childhood education. After the conclusion of this work, we hope to have contributed to new reflections and understanding that the intercultural perspective is one of possibilities that will bring contributions to the problems related to the differences and identities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2021-11-08T20:00:04Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Selma Shirlei Isidoro Ramos.pdf: 7805427 bytes, checksum: 300d6ea773780745e471018c07875ce3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2021-11-08T20:00:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Selma Shirlei Isidoro Ramos.pdf: 7805427 bytes, checksum: 300d6ea773780745e471018c07875ce3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2021-11-08T20:00:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Selma Shirlei Isidoro Ramos.pdf: 7805427 bytes, checksum: 300d6ea773780745e471018c07875ce3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-08T20:00:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Selma Shirlei Isidoro Ramos.pdf: 7805427 bytes, checksum: 300d6ea773780745e471018c07875ce3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-09-21eng
dc.description.sponsorshipPrograma Institucional de Bolsas de Pós-Graduação - PIB-PÓSpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCulturapor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectMulticulturalismopor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducação Infantil.por
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleFormação inicial de professores para a educação infantil e o tema da interculturalidade: análise dos currículos dos cursos de pedagogia das Universidades Federais Mineiraspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Selma Shirlei Isidoro Ramos.pdf7,62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons