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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFREITAS, Leonardo Lopes de.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542480460084518por
dc.contributor.advisor1MARIANO, André Luiz Sena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1707973773263725por
dc.contributor.referee1LIMA, Emília Freitas de-
dc.contributor.referee2SOARES, Olavo Pereira-
dc.date.accessioned2021-11-16T18:41:17Z-
dc.date.issued2021-09-10-
dc.identifier.citationFREITAS, Leonardo Lopes de.. A construção do habitus profissional e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas/MG, 2021.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1890-
dc.description.resumoEssa dissertação teve como referência o conceito de habitus desenvolvido por Pierre Bourdieu para analisar o trabalho docente relacionado ao ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental em uma Secretaria Municipal de Educação de uma cidade do Sul de Minas Gerais. A atuação das docentes ganhou característica particular pelo fato de atuarem com especificidade no ensino de História mesmo possuindo uma formação inicial generalista em Pedagogia. Tal situação levou nossa pesquisa a identificar os condicionantes que contribuíram para o desenvolvimento profissional docente, considerando que a condição de iniciação à docência surgiu como dado que engendrou novos aspectos à pesquisa. Dessa forma, o uso de entrevistas e dos planos de aula serviu como referência para a construção dos dados que permitiram compreender a constituição do saber e da prática docente acerca do ensino de História nos anos inicias. A formação do conhecimento e da prática docente foi compreendida através da relação com o capital cultural angariado, da valorização da troca de experiência com os pares, das vivências do período de pré formação e do diálogo com a produção midiática. Além disso, confirmou-se um olhar presente no levantamento bibliográfico de crítica à formação inicial considerada superficial no que tange ao ensino de História. Sendo assim, como resultado final surge indícios da presença de um habitus múltiplo que permeia o desenvolvimento profissional docente.por
dc.description.abstractThis dissertation was based on the concept of habitus developed by Pierre Bourdieu to analyze the teaching work related to the teaching of History in the early years of elementary school in a Municipal Education Department in a city in the south of Minas Gerais. The role of the professors gained a particular characteristic due to the fact that they act with specificity in the teaching of History, even though they had an initial generalist education in Pedagogy. This situation led our research to identify the conditions that contributed to the professional development of teachers, considering that the condition of initiation to teaching emerged as a fact that engendered new aspects of the research. Thus, the use of interviews and lesson plans served as a reference for the construction of data that allowed understanding the constitution of knowledge and teaching practice about the teaching of History in the early years. The formation of knowledge and teaching practice was understood through the relationship with the cultural capital raised, the appreciation of the exchange of experience with peers, the experiences of the pre-training period and the dialogue with media production. In addition, it was confirmed a look present in the bibliographic survey of criticism of initial training considered superficial in relation to the teaching of History. Thus, as a final result, there are signs of the presence of a multiple habitus that permeates the professional development of teachers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2021-11-16T18:39:30Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Leonardo Lopes de Freitas.pdf: 3102132 bytes, checksum: 51eb93ffe23fee8152f1b377c4fc99f2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-16T18:41:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Leonardo Lopes de Freitas.pdf: 3102132 bytes, checksum: 51eb93ffe23fee8152f1b377c4fc99f2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-09-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSociologia educacionalpor
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopor
dc.subjectProfessores – Formaçãopor
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.titleA construção do habitus profissional e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

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