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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da ansiedade e da qualidade de vida em acadêmicos de enfermagem e de medicina de uma universidade pública.
Autor: DIAS JÚNIOR, Sérgio Alves 
Primeiro orientador: TERRA, Fábio de Souza
Primeiro coorientador: MONTEIRO, Cristiane Aparecida Silveira
Primeiro membro da banca: SOARES, Evelise Aline
Segundo membro da banca: RESCK, Zélia Marilda Rodrigues
Resumo: A universidade é a instituição formadora de profissionais de distintas áreas e a conquista de uma vaga no Ensino Superior traz mudanças em vários aspectos do cotidiano e a necessidade de adaptações, podendo gerar estresse, sentimentos de preocupação e angústia. Podem culminar na elevação da ansiedade, fazendo com que se torne fator limitante para as atividades, e interferir na qualidade de vida dos acadêmicos. O estudo teve como objetivo avaliar a ansiedade e a qualidade de vida em acadêmicos de enfermagem e de medicina de uma universidade pública de um município do Sul de Minas Gerais. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo-analítico e transversal, realizado com 272 acadêmicos de enfermagem e de medicina de uma universidade pública. A coleta de dados foi realizada por meio do Google forms, utilizando questionário sociodemográfico, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (subescala de ansiedade) e Instrumento WHOQOL-bref. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alfenas. A análise estatística foi realizada por meio do teste de Shapiro-Wilk para avaliação de normalidade, dos testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher (P<0,05) para verificação de associações com a ansiedade, e do teste de Mann-Whitney (P<0,05) para verificação de associações com a qualidade de vida, e o Odds Ratio, e as Regressões Logística e Linear Múltipla para identificar relações entre as variáveis. Como resultados, constatou-se que houve predomínio do sexo feminino (72,1%), faixa etária de até 22 anos (48,9%), estado civil solteiro(a) (93,4%), não tabagistas (94,1%) e originários(as) de outros municípios (92,6%). Além disso, 48,5% ingressaram por meio do Sistema de Seleção Unificada na modalidade ampla concorrência, 92,3% estão satisfeitos com o curso, 97,1% se identificam com o curso e 71,0% vivenciaram algum evento marcante na vida no último ano. Dentre os participantes, 58,1% foram classificados com ansiedade, sendo que o modelo de regressão logística demonstrou associação com as variáveis sexo, tipo de moradia na residência de origem, trabalho remunerado e graduação concluída. Dentre os domínios da qualidade de vida, o psicológico apresentou as menores médias e o meio ambiente, as maiores médias, ambos para a totalidade e para os cursos separadamente. No modelo de regressão linear múltipla para a qualidade de vida e seus domínios foram indicadas associações com as variáveis renda familiar mensal, disciplinas cursadas em outra turma/curso, uso de medicação contínua ou de uso diário, cor/etnia, prática de atividade física, curso, ano do curso, sexo, orientação sexual, satisfação com o curso, forma de ingresso, assistência/auxilio da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, e evento marcante na vida. Conclui-se que, as instituições de ensino superior devem atentar aos aspectos que envolvem a ansiedade e a qualidade de vida dos acadêmicos, implementando ações de apoio que auxiliem e promovam a melhoria da qualidade psíquica desta população. Esta pesquisa poderá trazer avanços no conhecimento da área, com sua utilização na elaboração ou melhoria de políticas públicas que visem a aplicação de ações relacionadas à promoção da saúde mental e prevenção de alterações psíquicas nesta população.
Abstract: The university is the institution that trains professionals from different areas and winning a place in Higher Education brings changes in many aspects of daily life and the need for adaptations, which can generate stress, feelings of worry and anguish. They can culminate in increased anxiety, making it a limiting factor for activities, and interfering in the quality of life of students. The study aimed to evaluate anxiety and quality of life in nursing and medical students at a public university in a city in South of Minas Gerais. This is a quantitative, descriptive- analytical and cross-sectional study, carried out with 272 nursing and medical students from a public university. Data collection was performed using Google forms, using a sociodemographic questionnaire, the Hospital Anxiety and Depression Scale (anxiety subscale) and the WHOQOL-bref instrument. The research was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Alfenas. Statistical analysis was performed using the Shapiro-Wilk test to assess normality, Pearson's Chi-square test and Fisher Exact test (P<0.05) to verify associations with anxiety, and the Mann-Whitney test (P<0.05) to verify associations with quality of life, and the Odds Ratio, and Logistic and Multiple Linear Regressions to identify relationships between variables. In the results, it was found that there was a predominance of females (72,1%), aged up to 22 years (48,9%), single marital status (93,4%), non-smokers (94,1%) and originating from other municipalities (92,6%). In addition, 48,5% joined through the Unified Selection System in the broad competition modality, 92,3% are demonstrated with the course, 97,1% identify with the course and 71,0% have experienced some remarkable event in life on the last year. Among the participants, 58.1% were classified as having anxiety, and the logistic regression model showed an association with the variables gender, type of housing in the residence of origin, paid work and completed graduation. Among the domains of quality of life, the psychological had the lowest means and the environment, the highest means, both for the totality and for the courses separately. In the multiple linear regression model for quality of life and its domains, associations with the variables monthly family income, subjects taken in another class/course, use of continuous or daily medication, color/ethnicity, physical activity, course, year of the course, gender, sexual orientation, satisfaction with the course, form of admission, assistance/aid from the Department of Administration and Finance, and outstanding event in life. It is concluded that higher education institutions must pay attention to aspects that involve the anxiety and quality of life of students, implementing support actions that help and promote the improvement of the psychic quality of this population. This research can bring advances in the knowledge of the area, with its use in the elaboration or improvement of public policies that aim at the application of actions related to the promotion of mental health and prevention of psychic alterations in this population.
Palavras-chave: Estudantes
Universidades
Ansiedade
Qualidade de vida
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Escola de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: DIAS JÚNIOR, Sérgio Alves. Avaliação da ansiedade e da qualidade de vida em acadêmicos de enfermagem e de medicina de uma universidade pública.. 2021. 235 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1898
Data de defesa: 5-Nov-2021
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