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dc.creatorNEGRINI, Barbara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1672343171957451por
dc.contributor.advisor1MIRANDA, Adílio Renê Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0094354325733297por
dc.contributor.referee1MIRANDA, Adílio Renê Almeida-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Carla Leila Oliveira-
dc.contributor.referee3DIAS, Vanessa Tavares de Jesus-
dc.date.accessioned2022-03-10T11:09:14Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationNEGRINI, Barbara. Trajetórias de egressos cotistas negros do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia da UNIFAL-MG – campus Varginha/MG : o processo identitário e a lugarização da universidade. 2021. 149 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Sociedade) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2021.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1965-
dc.description.resumoA inserção de indivíduos que fazem parte de grupos socialmente minoritários em instituições de ensino superior demandou mudanças estruturais nas universidades públicas. Grande parte dessas ocorreu em virtude da destinação de cinquenta por cento das vagas das instituições federais de ensino para alunos que cursaram ensino médio em escolas públicas, conforme previsão da Lei n° 12.711/12. A legislação mencionada é oriunda de pressões sociais e atende a uma necessidade da população, pois cria oportunidade de acesso à educação a pobres, negros, indígenas e pessoas com deficiência pertencentes a grupos historicamente excluídos. Ao modificar as formas de ingresso na universidade pública o perfil de alunos mudou. Nesse sentido, essa pesquisa foi realizada com objetivo de compreender os efeitos da lei de cotas para a lugarização da universidade e para o processo identitário, numa perspectiva local, por meio da análise da trajetória de egressos cotistas a partir de seus relatos. Nesse trabalho, os sujeitos da pesquisa são egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia ofertado pela UNIFAL-MG, campus Varginha, que ingressaram pelos grupos de cotas com critério racial. Na primeira fase da pesquisa ocorreu a aplicação de questionário para levantamento do perfil socioeconômico dos sujeitos, em que se obteve a participação de 44 (quarenta e quatro) sujeitos que representam um percentual de 72% do total da amostra; nessa os dados foram analisados de forma descritiva, mediante distribuição de frequência. Na segunda fase, foi realizada entrevista semiestruturada com 22 (vinte e dois) egressos que fazem parte da amostra, as quais foram submetidas à análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que as vivências pré-acadêmicas e a trajetória universitária dos egressos, em sua dimensão social, devem ser consideradas para refletir quanto à permanência e a forma desses indivíduos enxergarem a própria identidade étnica. Durante o processo de integração ao ambiente acadêmico, os contrastes sociais, econômicos e raciais com os demais membros da universidade orientaram as relações interpessoais e refletiram na sensação de pertencimento e não pertencimento desses indivíduos ao ambiente universitário. A experiência acadêmica e o envolvimento com a temática das relações raciais atingiram a subjetividade dos egressos, permearam o reconhecimento da própria identidade e possibilitaram a reflexão sobre a lugarização da universidade, que abrange três dimensões: histórica, relacional e identitária. Ao mesmo tempo, do ponto de vista teórico-conceitual do não-lugar, percebeu-se a universidade enquanto um lugar antropológico em construção, pois ainda há racismo estrutural e episódios de discriminação racial.por
dc.description.abstractThe insertion of individuals who are part of socially minority groups in higher education institutions demanded structural changes in public universities. A large part of these occurred due to the allocation of fifty percent of the vacancies of federal educational institutions to students who attended high school in public schools, as provided for in Law No. 12,711/12. The legislation mentioned comes from social pressures and meets a need of the population, as it creates opportunities for access to education for the poor, blacks, indigenous people and people with disabilities belonging to historically excluded groups. By modifying the forms of admission to the public university, the profile of students has changed. In this sense, this research was carried out with the objective of understanding the effects of the quota law for the location of the university and for the identity process, from a local perspective, through the analysis of the trajectory of quota graduates from their reports. In this work, the research subjects are graduates of the Interdisciplinary Baccalaureate in Science and Economics offered by UNIFAL-MG, Varginha campus, who entered the quota groups with racial criteria. In the first phase of the research, a questionnaire was applied to survey the socioeconomic profile of the subjects, in which 44 (forty-four) subjects participated, representing a percentage of 72% of the total sample; in this, the data were analyzed in a descriptive way, through frequency distribution. In the second phase, a semi-structured interview was carried out with 22 (twenty-two) graduates who are part of the sample, who were submitted to thematic content analysis. The results indicated that the pre-academic experiences and the university trajectory of the graduates, in their social dimension, should be considered to reflect on the permanence and the way these individuals see their own ethnic identity. During the process of integration into the academic environment, social, economic and racial contrasts with other university members guided interpersonal relationships and reflected on the feeling of belonging and non-belonging of these individuals to the university environment. Academic experience and involvement with the theme of racial relations reached the subjectivity of the graduates, permeated the recognition of their own identity and made it possible to reflect on the location of the university, which encompasses three dimensions: historical, relational and identity. At the same time, from the theoretical-conceptual point of view of non-place, the university was perceived as an anthropological place under construction, as there is still structural racism and episodes of racial discrimination.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Natália Maria Leal Santos (natalia.leal@unifal-mg.edu.br) on 2022-03-10T11:08:33Z No. of bitstreams: 3 Dissertação de Barbara Negrini.pdf: 1806558 bytes, checksum: 0e75fb9ff330181abc54522af9c8d954 (MD5) Termo de autorização.pdf: 229758 bytes, checksum: e3b911e6ad6b73bf945c8a299dd9142b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedadepor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectUniversidade. Política de cotas. Raça. Egressos. Lugarização. Identidade.por
dc.subjectUniversity.; Quota policy. Breed. Graduates. Location. Identity.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleTrajetórias de egressos cotistas negros do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia da UNIFAL-MG – campus Varginha/MG : o processo identitário e a lugarização da universidadepor
dc.typeDissertaçãopor
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