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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Larissa Araújo dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7101932352103511por
dc.contributor.advisor1SOUZA, Paulo Roberto Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4473792510805304por
dc.contributor.referee1SOUZA, Paulo Roberto Rodrigues de-
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, Leandro Rivelli Teixeira-
dc.contributor.referee3SIQUEIRA, Paulo Henrique de Lima-
dc.date.accessioned2022-03-15T11:30:30Z-
dc.date.issued2022-02-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Larissa Araújo dos. A construção do relato integrado da Universidade Federal de Alfenas com base no valor público. 2022. 245 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2022.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1970-
dc.description.resumoA educação superior ocupa posição de destaque no processo de modernização e desenvolvimento de um país. No âmbito das universidades públicas brasileiras, a apresentação dos resultados alcançados por suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir do uso dos recursos confiados à sua responsabilidade, demonstra o compromisso com igual processo e com a conformidade com as obrigações legais (compliance). Nesse sentido, o dever de prestar contas (accountability), visando atender às necessidades de informação da sociedade para fins de transparência, responsabilização e tomada de decisão, tem sofrido transformações na forma e formato de sua apresentação. Diante disso, esta dissertação possuiu como objetivo descrever, por meio de uma pesquisa-ação, o processo de construção do Relato Integrado – peça central da prestação de contas – da Universidade Federal de Alfenas do ano de 2020, diante da necessidade de conformidade e o dever de prestar contas, em especial ao controle social, considerando, para tanto, o novo formato exigido pelo Tribunal de Contas da União. Com isso, acredita-se que esse novo modelo mais objetivo, criativo e iterativo torna a prestação de contas mais acessível à sociedade, contribuindo com a efetivação do controle social. Ao mesmo tempo, sua elaboração é um convite aos gestores públicos responsáveis para ir além do cumprimento das exigências legais, atendendo, também, as expectativas daqueles que precisam fazer o uso da informação. Nesse contexto, depreende-se que essas melhorias na forma e formato de apresentação da prestação de contas, aproximam-se dos fundamentos da perspectiva do valor público.por
dc.description.abstractHigher education occupies a prime position when it comes to the process of modernization and development of a country. Within the scope of Brazilian public universities, the presentation of results and performance through teaching, research and extension activities demonstrate the commitment to the process and the compliance with legal obligations. With that, the approach to accountability, which is used to keep the society informed of its transparency, responsibility and decision-making, has undergone changes in the format of its presentation. This dissertation aimed to describe, through an action research, the process of construction of the Integrated Report – the central part of accountability - of the Federal University of Alfenas in the year 2020, given the need for duty and compliance, particularly to the social control, taking into consideration the new format required by the Federal Audit Court. It is believed that the new model of accountability with a more objective, creative and interactive nature makes accountability more accessible to society, contributing to effectiveness of social control. Furthermore its elaboration is an invitation to public managers go beyond compliance and also answer the expectations of those who need to make use of the information. In this context, it appears that these improvements in the form and format of presentation of accountability comes closer to the fundamentals of the public value perspective.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Natália Maria Leal Santos (natalia.leal@unifal-mg.edu.br) on 2022-03-15T11:29:09Z No. of bitstreams: 3 Dissertação de Larissa Araújo dos Santos.pdf: 72386240 bytes, checksum: ea655b63fab342ceeae419851c226eba (MD5) Termo de autorização.pdf: 382619 bytes, checksum: 11bb6e9a95a1acd961baaf8d0bebe48e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-15T11:30:30Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertação de Larissa Araújo dos Santos.pdf: 72386240 bytes, checksum: ea655b63fab342ceeae419851c226eba (MD5) Termo de autorização.pdf: 382619 bytes, checksum: 11bb6e9a95a1acd961baaf8d0bebe48e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-02-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Profiappor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectUniversidade pública. Prestação de contas. Accountability. Valor público. Relato Integrado. Compliance.por
dc.subjectPublic university. Accountability. Public value. Integrated report. Compliance.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleA construção do relato integrado da Universidade Federal de Alfenas com base no valor públicopor
dc.typeDissertaçãopor
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