Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOARES, Heverton-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7500345070314843por
dc.contributor.advisor1FARIA, Marcos Roberto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1615459773983790por
dc.contributor.referee1PEREIRA FILHO, Gerson-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Paulo César de-
dc.date.accessioned2022-04-27T18:29:26Z-
dc.date.issued2022-04-05-
dc.identifier.citationSOARES, Heverton. Uma análise da obra “Paideia” de Werner Wilhelm Jaeger: educação, cultura, ética e política na Antiguidade grega.. 2022.181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2022.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1976-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como guia a obra “Paideia. A formação do homem grego” de Werner Wilhelm Jaeger que desenvolveu reflexões sobre os textos mitológicos, sofísticos, filosóficos e acontecimentos políticos, culturais e espirituais da Grécia Clássica. Guiado pelo método histórico-evolutivo, propôs que a História é um despertar contínuo e que a educação deveria ser analisada de maneira particular e coletiva. Enfocou na demonstração da imagem do Homem elevado, físico e psíquico, que já estava impregnada na consciência dos gregos. Analisou a pedagogia socrática, fruto de um processo histórico que a antecedeu e marco educacional que deixou legados, para edificar o centro da educação grega. Apreciando poetas, homens de Estado e filósofos do período, buscou a estruturação da areté e o estudo da paideia grega como educação totalizante. Por fim, esta dissertação percorrerá os passos de Jaeger, filósofo e filólogo, para conhecer o ideal de Homem grego, a formulação da verdadeira paideia e do seu espaço no período clássico.por
dc.description.abstractThe present work is guided by the work “Paideia. The formation of the Greek man” by Werner Wilhelm Jaeger who developed reflections on the mythological, sophistical, philosophical texts and political, cultural and spiritual events of Classical Greece. Guided by the historical-evolutionary method, he proposed that History is a continuous awakening and that education should be analyzed in a particular and collective way. It focused on the demonstration of the image of the elevated Man, physical and psychic, which was already ingrained in the consciousness of the Greeks. It analyzed Socratic pedagogy, the result of a historical process that preceded it and an educational landmark that left legacies, to build the center of Greek education. Appreciating poets, statesmen and philosophers of the period, he sought the structuring of areté and the study of Greek paideia as a totalizing education. Finally, this dissertation will go through the steps of Jaeger, philosopher and philologist, to know the ideal of Greek Man, the formulation of the true paideia and its space in the classical period.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-04-27T18:28:49Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Heverton Soares.pdf: 1571470 bytes, checksum: b9007d41aca4bc840af0dd3e44abae2b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-04-27T18:29:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Heverton Soares.pdf: 1571470 bytes, checksum: b9007d41aca4bc840af0dd3e44abae2b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-04-27T18:29:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Heverton Soares.pdf: 1571470 bytes, checksum: b9007d41aca4bc840af0dd3e44abae2b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-27T18:29:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Heverton Soares.pdf: 1571470 bytes, checksum: b9007d41aca4bc840af0dd3e44abae2b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-04-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPaideiapor
dc.subjectJaegerpor
dc.subjectEducação gregapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleUma análise da obra “Paideia” de Werner Wilhelm Jaeger: educação, cultura, ética e política na Antiguidade grega.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Heverton Soares.pdf1,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons