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dc.creatorARAÚJO, Marília Silva Tavares Mól-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3618290304228697por
dc.contributor.advisor1TOLEDO, Dimitri Augusto da Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7979147625438914por
dc.contributor.referee1TOLEDO, Dimitri Augusto da Cunha-
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dc.contributor.referee2GERRA, Ana Carolina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2437934753818244por
dc.contributor.referee3CHAMPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2484973026526040por
dc.date.accessioned2022-05-20T20:45:14Z-
dc.date.issued2022-02-16-
dc.identifier.citationARAÚJO, Marília Silva Tavares Mól. Análise fílmica das representações sociais em obras do Festival Assim Vivemos. 2022. 221 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, 2022.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1998-
dc.description.resumoEsta dissertação discute a Teoria das Representações Sociais de Moscovici, as reflexões de Jodelet sobre a abordagem do sujeito nesta teoria e as relações das representações com a identidade. Aborda-se a identidade da pessoa com deficiência a partir do seu núcleo familiar e seu contexto social, com base na teoria da manipulação da identidade, por Goffman. Tendo como o objeto a ser analisado, a forma como o sujeito lida com suas próprias deficiências frente à sociedade, o objetivo é compreender as representações sociais sobre a identidade de pessoas com deficiência, por meio da análise fílmica, em duas obras brasileiras do Festival Internacional Assim Vivemos: Do luto à luta (MOCARZEL, 2005) e Um dia especial (AMORIM, 2013). Considerando que os filmes podem representar uma realidade social sob a ótica dos cineastas e produtores, que carregam em si ideologias que podem ser expressas na narrativa fílmica, foi utilizado o método sugerido por Denzin (1978), na qual se faz uma leitura realista e uma leitura subversiva do filme. Por meio da análise fílmica foi possível compreender aspectos que não estão ligados somente a oralidade, como a situação socioeconômica; a dinâmica familiar; status civil; registros audiovisuais da família; itens que possibilitam a compreensão da representação social. Foram identificadas representações relacionadas a todos os quatro estágios de concepção da deficiência: exclusão, integração, segregação e inclusão; observando que há recorrência de desconhecimento da síndrome ocorrida, o que aumenta a possibilidade de que novas representações sejam criadas a partir da identidade do filho. Foi observado que o sentimento de pertencimento a um grupo social se dá de três formas principais: por elemento cultural; pelo reconhecimento de viver a mesma deficiência; e por dependência de um cuidador. Quando a pessoa não se reconhece como parte do grupo com a mesma deficiência, observou-se que um elemento cultural é mais forte, como o desenvolvimento intelectual ou desempenho desportivo. A identidade social da pessoa com deficiência encontra um desafio quando há limitações de expressão própria.por
dc.description.abstractThis dissertation discusses M oscovici's theory of social representations, J odelet's reflections on the ap proach to the subject in this theory and the relationship between representations and identity. T he i dentity of people with disabilities is approached from their family core and social context, based on the theory of identity manipulation, by G offman. havi ng as the object to be analyzed, the way the subject d eals with their own disability in society, the objective is to understand the social representations of the identity of people with disabilities, through film analysis, in two b razilian works of the A ss im v ivemos international festival : D o luto à luta (MO CARZEL, 2005) and Um dia especial (AMORI M, 2013) 2013). considering that movies can represent a social reality from the perspective of filmmakers and producers, who carry ideologies that can be expressed in th e filmic narrative, the method suggested by D enzin (1978) was used, in which a realistic reading and a subversive reading of the film. T hrough film analysis, it was possible to understand aspects that are not linked only to orality, such as the socioeconom ic situation; the family dynamics; civil status; audiovisual family records; items that enable the un derstanding of social representation. R epresentations related to all four stages of disability conception were identified: exclusion, integration, segregat ion and inclusion; noting that there is a recurrence of ignorance about the syndrome that has occurre d, which increases the possibility that new representations are created based on the child's identity. I t was observed that the feeling of belonging to a s ocial group occurs in three main ways: by cultural element; for the recognition of experiencing the s ame disability; and by dependence on a caregiver. when the person does not recognize themselves as part of the group with the same disability, it was obser ved that a cultural element is stronger, such as intellectual development or sports performance. T he social identity of people with disabilities faces a challenge when there are limitations to self expression.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Patrícia Conceição da Silva (patricia.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-05-20T20:40:53Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Marília Silva Tavares Mól Araújo.pdf: 53489757 bytes, checksum: 7c5b11cfebce90c275aa2c3938e3d422 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRepresentações sociais; pessoa com deficiência ; identidade social; análise fílmica; Festival Assim Vivemos; cinema.por
dc.subjectSocial representations; people with disabilities; social identity; film analysis; Assim Vivemos International Festival; cinema.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.titleAnálise fílmica das representações sociais em obras do Festival Assim Vivemospor
dc.typeDissertaçãopor
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