Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORRÊA, Jhonatan da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5251372801705178por
dc.contributor.advisor1ALVES, Flamarion Dutra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6225236168509461por
dc.contributor.advisor-co1OLIVEIRA, Jefferson Rodrigues de-
dc.contributor.referee1ROSENDAHL, Zeny-
dc.contributor.referee2SOUZA, José Arilson Xavier de-
dc.date.accessioned2022-05-25T13:00:47Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationCORRÊA, Jhonatan da Silva. Por uma geografia das r-existências : as manifestações culturais da Festa de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário no Sul de Minas Gerais. 2022. 151 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2022.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2002-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem o intuito de interpretar as estratégias populares presentes nas festas de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário no Sul de Minas Gerais e os constituintes dos arranjos de r-existência, resistências, seus territórios, territorialidades e as dinâmicas organizacionais existentes nas edições tradicionais e perante a pandemia nos municípios de Machado e Silvianópolis. Tanto a Festa de São Benedito quanto a Festa de Nossa Senhora do Rosário são centenárias e tradicionais em seus municípios. As festividades são trabalhadas em suas manifestações tradicionais em um espaço e tempo em que os rituais são permitidos, realizados por completo e sem restrições denominadas de festividades extraordinária; e as ocorridas nos anos de 2020 e 2021 onde os rituais não puderam se estabelecerem como o de costume devido a pandemia causada pela Covid-19. Essas festividades demandaram transformações em suas estruturas culminando em uma nova consolidação do espaço e tempo sagrado, onde o ciberespaço e o itinerário simbólico foram as principais maneiras de atingir a ruptura social e a catarse, cumprindo a reatualização festiva e seu ciclo cósmico. As festividades que não puderam ser realizadas da maneira convencional foram denominadas de extraordinárias excepcionais, devido em suas estruturas serem consolidadas por ações que fogem à normalidade ritualística e tradicional das festas. Para a consolidação da pesquisa foi essencial a análise bibliográfica e documental sobre os municípios e as festividades, trabalhos de campo tanto presenciais como virtuais e entrevistas semiestruturadas realizadas com as pessoas diretamente ligadas a organização festiva. Os conflitos entre o catolicismo popular e oficial ainda se encontram presentes nas relações de poder instauradas durante o espaço e tempo festivo, em Machado mais acentuado nos últimos anos e em Silvianópolis mais atenuada pela postura do membro eclesiástico que se encontra no município. Contudo, as festividades presentes na pandemia conseguiram cumprir com seus ciclos cósmicos estabelecendo as rupturas temporais e espaciais. Além do mais, interpretar como essas festividades trabalham para salvaguardar a cultura é importante para a implementação de políticas públicas nos cenários não pandêmicos e pandêmicos que tenham em seu âmago a manifestação dos ternos de Congadas, Moçambiques e grupo dos Caiapós.por
dc.description.abstractThis research aims to interpret the popular strategies present in the festivals of São Benedito and Nossa Senhora do Rosário in southern Minas Gerais and the constituents of the arrangements of r-existence, resistance, their territories, territorialities and organizational dynamics existing in the traditional editions and before the pandemic in the municipalities of Machado and Silvianópolis. Both the Festa de São Benedito and the Festa de Nossa Senhora do Rosário are centennial and traditional in their municipalities. The festivities are worked in their traditional manifestations in a space and time when the rituals are allowed, performed in full and without restrictions, called extraordinary festivities; and those that occurred in 2020 and 2021 when the rituals could not be established as usual due to the pandemic caused by Covid-19. These festivities demanded transformations in their structures culminating in a new consolidation of sacred space and time, where cyberspace and the symbolic itinerary were the main ways to achieve social rupture and catharsis, fulfilling the festive re-updating and its cosmic cycle. The festivities that could not be carried out in the conventional way were called extraordinary exceptional, due to their structures being consolidated by actions that escape the ritualistic and traditional normality of the festivals. For the consolidation of the research it was essential the bibliographic and documental analysis about the municipalities and the festivities, fieldwork both in person and virtually, and semi-structured interviews with people directly connected to the festive organization. The conflicts between popular and official Catholicism are still present in the power relations established during the festive space and time, in Machado, more accentuated in the last years, and in Silvianópolis, more attenuated by the position of the ecclesiastic member who is in the municipality. However, the festivities present in the pandemic managed to fulfill their cosmic cycles by establishing the temporal and spatial ruptures. Moreover, interpreting how these festivities work to safeguard the culture is important for the implementation of public policies in non-pandemic and pandemic scenarios that have at their core the manifestation of the Congadas, Moçambiques, and the Caiapós group.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-05-25T13:00:00Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Jhonatan da Silva Corrêa.pdf: 11168687 bytes, checksum: 7383301ba9f97e38ca3010c04399ee0a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-05-25T13:00:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Jhonatan da Silva Corrêa.pdf: 11168687 bytes, checksum: 7383301ba9f97e38ca3010c04399ee0a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-05-25T13:00:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Jhonatan da Silva Corrêa.pdf: 11168687 bytes, checksum: 7383301ba9f97e38ca3010c04399ee0a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-25T13:00:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Jhonatan da Silva Corrêa.pdf: 11168687 bytes, checksum: 7383301ba9f97e38ca3010c04399ee0a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-02-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCulturapor
dc.subjectGeografia da Religiãopor
dc.subjectCiberespaço.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titlePor uma geografia das r-existências : as manifestações culturais da Festa de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário no Sul de Minas Geraispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Jhonatan da Silva Corrêa.pdf10,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons