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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, Elizângeli Fátima Serafini de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1163507899273089por
dc.contributor.advisor1MARIANO, André Luiz Sena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1707973773263725por
dc.contributor.referee1SILVA, Alexandre Rodrigo Nishiwaki da-
dc.contributor.referee2XAVIER, Cristiane Fernanda-
dc.date.accessioned2022-06-08T19:46:14Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.identifier.citationCARVALHO, Elizângeli Fátima Serafini de. Violência escolar e relações de gênero: um olhar a partir de produções brasileiras. 2021.129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2027-
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado estrutura-se sobre a relação entre violência escolar e gênero por meio da análise de produções brasileiras e, por vezes estrangeiras. A princípio houve uma descrição sobre o histórico dessas publicações: qual era o foco inicial, quais mudanças foram provocando novas feições a essas pesquisas e a importância das mesmas para os estudos de gênero. Foram utilizados trabalhos de organizações voltadas para a defesa da comunidade LGBTQIAP+ e publicações do Ministério da Educação em parceria com a Unesco que forneceram substratos ao texto. Para a coleta de dados, a busca se deu na Anped e na Scielo por trabalhos publicados entre os anos de 2004 a 2019 que tratavam da temática violência e gênero na escola, levantando a hipótese de que os artigos selecionados me conduziriam à afirmação de que a escola é um ambiente seletivo, reprodutor da violência que existe fora de seus muros. Logo, se faz inseguro para os LGBTs que, provavelmente é a parcela mais vulnerável do alunado, já que as discussões sobre sexualidade na escola estão cada vez mais cercadas de censura e desrespeito à diversidade.por
dc.description.abstractThis master dissertation is based on the relationship between scholar violence and gender through the analysis of brazilian and foreigner productions. At first there was a description about the history of these publications: what was your initial focus, what changes were provoking new features to these researches and their importance to the gender studies. There were used organization works oriented to the LGBTQIAP+ community defense and Education Ministry’s publications in partnership with Unesco whose supplied substrates to the text. When it comes to the data gathering, the search was accomplished in Anped and Scielo by published works between the years of 2004 to 2019 that talked about the violence thematic and gender at school, bringing up the hypothesis that the selected articles conducted me to the affirmation that school is a selective environment, reproductor of the violence that exists out of its walls. Therefore, they turn out as insecure for the LGBTs, which is probably the most vulnerable portion of students, even because the discussions about sexuality have been each time more surrounded by censorship and disrespect to diversity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-06-08T19:45:32Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Elizângeli Fátima Serafini de Carvalho.pdf: 2735968 bytes, checksum: a46bbd8c62f3bcb48fdfa41a30488f9f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectViolência escolarpor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectHomofobiapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleViolência escolar e relações de gênero: um olhar a partir de produções brasileiraspor
dc.typeDissertaçãopor
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