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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFABI, Luciano dos Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7118686886413591por
dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Antonio Carlos Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0977494541313720por
dc.contributor.advisor-co1MAIA, Velcimiro Inácio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5274925982950540por
dc.contributor.referee1RIBEIRO, Antônio Carlos Andrade-
dc.contributor.referee2POLL, Ana Paula-
dc.contributor.referee3MAIA, Velcimiro Inácio-
dc.contributor.referee4BRASIL, Walterlina Barboza-
dc.date.accessioned2022-07-07T17:10:02Z-
dc.date.issued2022-05-04-
dc.identifier.citationFABI, Luciano dos Reis. Trabalho institucional e ensino verticalizado no Campus Nepomuceno do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Profiap) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2022.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2051-
dc.description.resumoBusco no presente trabalho, através de estudos a serem realizados no Campus Nepomuceno do CEFET-MG, compreender o trabalho institucional realizado por atores com poder – estes formalmente legitimados ou não – quando da implementação, conformidade ou resistência a normativas advindas do ambiente externo organizacional. Para tanto, focalizando esforços no tema “Verticalização do Ensino”, que por força de lei é um dos objetivos das Instituições Federais de Ensino pertencentes a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e, apoiando-me na ótica da Teoria Institucional, realizarei pesquisa junto a servidores da instituição com o intuito de verificar quais obstáculos dificultam os gestores educacionais do Campus Nepomuceno promoverem trabalho institucional orientado a motivar a verticalização do ensino entre os discentes do campus. Indo além, pretendo identificar também se existem no locus estudado os nominados na literatura como “empreendedores institucionais”, ou seja, atores ou grupos com poder que podem ser, via trabalho institucional realizado pela gestão, motivados a cooperar com a proposta de verticalização. De posse dos resultados obtidos em campo e analisados sob os cuidados da Teoria Institucional, empreendo o produto técnico apresentado como resultante, em forma de uma normativa advinda da gestão que institui no locus estudado uma Comissão Permanente para pautar o tema Verticalização do Ensino, disseminando-o nas comunidades interna e externa ao campus.por
dc.description.abstractThrough the following effort and work, and thorough research to be executed on the CEFET-MG Campus Nepomuceno-MG, I seek to understand the institutional work performed by actors in power, formally legitimated or not, looking at the implementation, conformity, or resistance to demands advected from the external organization center. For that, considering the "Verticalização do Ensino" subject as focus, taken, by law, as one of the objectives of the "Federal Network of Professional Education" belonging federal institutions, and supporting myself on the "Institutional Theory" optics, I'll develop this research, assembled with my institution members, looking to identify which obstacles could interfere with the work performed by educational masters in the "Campus Nepomuceno", and to encourage the vertical education among the Campus students. Going further, I also intend to identify the local existence of the, named by literature, "institutional entrepreneurs", actors or groups with power that may also be encouraged to cooperate with the verticalization purpose through institutional work performed by management. After careful analysis, under the "Teoria Institucional" (Institutional Theory) care, of the possessed field results, I bring forward the presented technical product as a normative established by the local management, which assembled a "Comissão Permanente" (Permanent Commission) on the based campus, and as a resultant to guide the "Verticalização no Ensino" (Education Verticalization) theme.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Patrícia Conceição da Silva (patricia.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-07-07T17:08:57Z No. of bitstreams: 3 Dissertação - Luciano dos Reis Fabi.pdf: 1198883 bytes, checksum: 17c19bd9ea9f3ceb6d8bc05bcb13b00c (MD5) Termo de autorizacao BDTD - Luciano dos Reis Fabi.pdf: 165637 bytes, checksum: 8fbc843d9e99f1e13a8182fa4c9c8a19 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Profiappor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectverticalização do ensino; teoria institucional; campus Nepomuceno do CEFET-MGpor
dc.subjectverticalization of teaching; institutional theory; CEFET-MG Nepomuceno campus.eng
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleTrabalho institucional e ensino verticalizado no Campus Nepomuceno do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)por
dc.typeDissertaçãopor
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