Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCHAVES, Ivanilda Cabral da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6104330633473191por
dc.contributor.advisor1FELÍCIO, Helena Maria dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8888651090922749por
dc.contributor.referee1COIMBRA, Camila Lima-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira-
dc.date.accessioned2022-08-15T17:59:33Z-
dc.date.issued2022-07-15-
dc.identifier.citationCHAVES, Ivanilda Cabral da Costa. A (re)significação do ensino a partir da formação continuada de professores nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2022.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2080-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral compreender e analisar os mecanismos de (re)significação da prática pedagógica dos professores do ensino fundamental II, da rede municipal de ensino de Alfenas (MG), que participam de processos de formação continuada dos professores. O texto fundamentou-se em referenciais teóricos, de acordo com os postulados de Pimenta (2012); Benachio (2011) e Lima (2010); Tardif (2014); Formosinho e Araújo (2011); Libâneo (2004); Day (2001); Nóvoa (1999,2003, 2017); Garcia (1999); Imbernón (2009, 2010 e 2011); Nazar (2016); Araújo (2009); Freire (1996) e Demo (2009). A metodologia é de caráter construtivo-interpretativo, de cunho qualitativo-descritivo. A coleta das informações foi dividida em duas etapas. A primeira consistiu na aplicação de um questionário estruturado, com 22 professores. Desse grupo, foram validadas três entrevistas semiestruturadas para as inferências e as discussões. Ao abordar a formação continuada de professores, em sequência à formação inicial, acredita-se que seja uma necessidade que se apresenta pela própria atividade profissional, que vai além da participação em cursos, em capacitações, em treinamentos, em palestras e em seminários esporádicos. Foi possível identificar que, tanto no questionário quanto nas entrevistas, os programas e as atividades desenvolvidos de modo contínuo pelas escolas e pela SEME são módulos, além das atividades proporcionadas pelas instituições parceiras. Por meio das entrevistas, percebemos que é possível (re)significar as práticas pedagógicas no ensino fundamental II, mas também há a necessidade de buscar outras formações além das que são ofertadas pelas escolas, pela SEME ou por outros órgãos/instituições. Findado este objeto de estudo, esperamos que a realização desta pesquisa possa contribuir com o cotidiano dos espaços formais da educação brasileira, para que se tenha um novo olhar sobre a formação continuada de professores e que esta seja capaz de promover a melhoria do trabalho docente, de sua prática pedagógica, (re)significando-a e criando condições favoráveis para que a transformação aconteça.por
dc.description.abstractThe general objective of this research is understanding and analyzing the mechanisms of (re)signification of pedagogical practice of Elementary School II teachers, from the public education network of Alfenas (MG), those who participate in processes of continuing teacher training. The text was based on theoretical references, according to the postulates of Pimenta (2012); Benachio (2011); Lima (2010); Tardif (2014); Formosinho and Araújo (2011); Libâneo (2004); Day (2001); Nóvoa (1999, 2003 and 2017); Garcia (1999); Imbernón (2009, 2010 and 2011); Nazar (2016); Araújo (2009); Freire (1996) and Demo (2009). The data gathering was divided into two stages, the first consisted of the application of a structured questionnaire, with 22 teachers. From this group, three semi-structured interviews were validated for inferences and discussions. When approaching the continuing teacher training, following the initial one, one believes that it is a need that is presented by professional activity itself, which goes beyond participation in courses, qualifications, training, lectures and sporadic seminars. It was possible to identify, both in the questionnaire and in the interviews, that the continuing training programs and activities developed by the schools and SEME, are identified as modules, in addition to the activities provided by the partner institutions. Through the interviews, we realized that it is possible to (re)signify pedagogical practices in elementary school II, plus there is also a need to seek other training further those offered by schools, SEME or other agencies/institutions. Concluding this object of study, we hope this research may contribute to the daily life of the oficial spaces of Brazilian education, so there may be a new look at the continuing teacher-training education and then be able to promote an improvement of teaching work and of its pedagogical practice, (re)signifying it and creating favorable conditions for the transformation to take place.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-08-15T17:49:56Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Ivanilda Cabral da Costa Chaves.pdf: 2493683 bytes, checksum: e0349ff6519973961ae5dc23100e3824 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-08-15T17:50:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Ivanilda Cabral da Costa Chaves.pdf: 2493683 bytes, checksum: e0349ff6519973961ae5dc23100e3824 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-08-15T17:50:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Ivanilda Cabral da Costa Chaves.pdf: 2493683 bytes, checksum: e0349ff6519973961ae5dc23100e3824 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-15T17:59:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Ivanilda Cabral da Costa Chaves.pdf: 2493683 bytes, checksum: e0349ff6519973961ae5dc23100e3824 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-07-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectEnsino Aprendizagempor
dc.subjectsignificação das práticas pedagógicaspor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleA (re)significação do ensino a partir da formação continuada de professores nos anos finais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Ivanilda Cabral da Costa Chaves.pdf2,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons