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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Letícia Silvério da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8086303774983590por
dc.contributor.advisor1AZEVEDO, Sandra de Castro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9183205586776409por
dc.contributor.referee1SILVA , Natalino Neves da-
dc.contributor.referee2TURRA NETO , Necio-
dc.date.accessioned2022-09-08T13:43:17Z-
dc.date.issued2022-03-15-
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Silvério da. A geografia no ensino médio: análise do conteúdo das políticas curriculares entre 1999-2018. 2022. 146 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2022.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2090-
dc.description.resumoO presente trabalho possui como proposta analisar os documentos curriculares federais curriculares brasileiros do Ensino Médio, entre 1999 até 2018, a modo de investigar sobre possíveis mudanças, alterações ou mesmo perda de espaço da disciplina de Geografia. Trata- se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, documental, realizada a partir da análise do conteúdo definida por Franco (2008). Em que, será analisado o material introdutório dos documentos curriculares e os conteúdos referentes à Geografia escolar, considerando o contexto político e econômico de elaboração e implementação dos respectivos documentos. A presente pesquisa busca também analisar a última versão curricular publicada, a BNCC (2018), com o intuito de traçar um quadro geral de sua proposta, considerando a disciplina de Geografia para o Ensino Médio, como também o conceito de “juventude” desenvolvido pelo referido documento. Isso porque, como expõe diversos autores, como Sacristán (2000), o desenvolvimento de pesquisas sobre os documentos curriculares federais são de extrema importância, pois permitem o desenvolvimento de análises sobre as propostas curriculares, que correspondem a documentos norteadores dos currículos e conhecimentos escolares. Como também contribui para o debate acerca da qualidade do ensino educacional brasileiro, que como poderá ser observado na pesquisa, sofre influência e direcionamentos advindos de demandas dos setores econômicos, políticos e culturais da sociedade brasileira e por organismos internacionais. Como é o caso da base, documento norteador da Reforma do Ensino Médio, o qual está em execução, alterando de maneira significativa e impositiva a formação ofertada para essa modalidade de ensino.por
dc.description.abstractThe present work proposes to analyze the Brazilian Federal High School curricular documents, between 1999 and 2018, in order to investigate possible changes, alterations or even loss of space in the Geography discipline. It is, therefore, a qualitative, documentary research, carried out from the content analysis defined by Franco (2008). In which, the introductory material of the curricular documents and the contents referring to school geography will be analyzed, considering the political and economic context of elaboration and implementation of the respective documents. The present research also seeks to analyze the last published curricular version, the BNCC (2018), in order to draw a general framework of its proposal, considering the discipline of Geography for High School, as well as the concept of "youth" developed by the said document. This is because, as stated by several authors, such as Sacristán (2000), the development of research on federal curricular documents is extremely important, as they allow the development of analyzes on curricular proposals, which correspond to documents that guide curricula and school knowledge. It also contributes to the debate about the quality of Brazilian educational teaching, which, as can be seen in the research, is influenced and guided by demands from the economic, political and cultural sectors of Brazilian society and by international organizations. As is the case with the base, the guiding document of the High School Reform, which is in progress, significantly and imposingly changing the training offered for this type of education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-09-08T13:27:05Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Letícia Silvério da Silva.pdf: 906759 bytes, checksum: 79bc6db16800efa0843e333a4959c1ad (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGeografia escolarpor
dc.subjectPolíticas Curricularespor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectJuventudepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleA geografia no ensino médio: análise do conteúdo das políticas curriculares entre 1999-2018por
dc.typeDissertaçãopor
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