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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMANCILHA, Mariana Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9091096622830762por
dc.contributor.advisor1GROPPO, Luís Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4667459802757846por
dc.contributor.referee1MARIANO, André Luiz Sena-
dc.contributor.referee2QUEIROZ , Luís Ricardo Silva-
dc.date.accessioned2022-09-08T18:52:07Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.identifier.citationMANCILHA, Mariana Silva. Dimensões educacionais nas práticas coletivas de canto coral: espaço de formação humana e de ressonâncias afetivas. 2022. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2022.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2093-
dc.description.resumoCompreender as relações entre as práticas coletivas de canto coral em seu viés antropológico e a educação não formal como espaço de formação humana é o principal objetivo da presente dissertação, cuja metodologia fundamentou-se em pesquisa bibliográfica. Em um primeiro momento, busca-se analisar como as referências bibliográficas indicam possíveis contribuições do canto coral para a vida das pessoas. Para tanto, trazemos definições e considerações sobre práticas coletivas de canto, educação, educação não formal e formação humana. Na sequência, a identificação de alguns aspectos antropológicos e culturais que atuam no canto coral vinculados à educação é o foco. Ali são evidenciados diálogos na perspectiva da formação cultural, relacionando educação, antropologia e etnomusicologia. Por fim, objetivou-se refletir como a educação não formal pode contribuir para a formação integral do ser humano, com enfoque na prática coral como singular instrumento formativo. A perspectiva é que a confluência entre os três capítulos do trabalho se destaque, assim como se procurou evidenciar a relação diálogo-confronto das ressonâncias afetivas que ecoam nas relações educacionais como um todo e nas relações das práticas coletivas de canto coral, que consideramos ser um aspecto educacional de singular relevância para os dias de hoje.por
dc.description.abstractUnderstand the relationship between collective practices of choral singing in their anthropological perspective and non-formal education as a space for human formation is the main objective of this dissertation, whose methodology was based on bibliographic research. At first, it seeks to analyze how the bibliographic references indicate possible contributions of choral singing to people's lives. For that, we bring definitions and considerations about collective singing practices, education, non-formal education and human formation. Next, the focus is the identification of some anthropological and cultural aspects that act in choral singing linked to education. Dialogues were evidenced from the perspective of cultural formation, relating education, anthropology and ethnomusicology. Finally, the objective was to reflect on how non-formal education contributes to the integral formation of the human being, focusing on choral practices as a unique training instrument. The perspective is that the confluence between the three chapters of the work stands out, as well as the dialogue-confrontation relationship of the affective resonances that echo in educational relationships as a whole and in the relationships of collective choral singing practices, which we consider to be an aspect education of singular relevance for today.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-09-08T18:51:18Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Mariana Silva Mancilha.pdf: 1054810 bytes, checksum: 873135e6afdfa69e2b09ca66e6561145 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPráticas coletivas de canto coralpor
dc.subjectEducação não formalpor
dc.subjectRessonâncias afetivaspor
dc.subjectEtnomusicologiapor
dc.subjectFormação humana.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDimensões educacionais nas práticas coletivas de canto coral: espaço de formação humana e de ressonâncias afetivaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

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