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Tipo do documento: Dissertação
Título: A metodologia de projetos por eixos de interesse: impactos nos processos de ensino na aprendizagem, na autonomia e na formação cidadã dos sujeitos-aprendizes
Autor: COSTA, Luciana Ferreira Barcelona Oliveira Nastrini da 
Primeiro orientador: TÔRRES, Maria Emília Almeida da Cruz
Primeiro membro da banca: JORGE , Gláucia Maria dos Santos
Segundo membro da banca: FERRAREZI JÚNIOR , Celso
Resumo: Elementos essenciais ao desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas e democráticas em detrimento de outras tantas homogeneizadoras e excludentes na escola foi o que esta pesquisa se lançou a investigar; desconstruir a crença do aluno ideal, ou ainda, da homogeneidade, da (pseudo)necessidade de ‘normalização’ – como se fosse, de fato, possível: um modelo único e universal do ser humano. O objetivo dessa pesquisa foi observar e analisar os resultados escolares dos sujeitos- aprendizes da Escola Lumiar ao serem expostos à metodologia de projetos por eixos de interesse com vistas a uma possível proposta de encaminhamento à Escola Pública; relacionou os fundamentos que sustentam as ações pedagógicas desenvolvidas na Escola Lumiar com as declarações da equipe pedagógica, as declarações dos sujeitos-aprendizes e as observações feitas em campo; observou se essas ações são atinentes aos pressupostos teórico-metodológicos em que se fundeia a metodologia por projetos, a partir da potencialidade dos eixos de interesse; analisou, pelos resultados observados, quais ações pedagógicas praticadas na escola podem vir a contribuir para a melhoria do ensino na Escola Pública. O aporte teórico fundeou- se nas obras de Makarenko (2012), Santos de Morais (1986), Freire (1967, 1998, 2013, 2014, 2015, 2017), Ferrarezi Júnior (2014), Singer (2010, 2016), Orrú (2016, 2019), e sustentou-se também em algumas concepções de Tôrres (2009, 2017, 2018) por entendermos que trazem contribuições primazes para esse trabalho. A metodologia se configurou por meio de uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo teórico e documental, bem como de uma pesquisa empírica na Escola Lumiar, em Santo Antônio do Pinhal, São Paulo, ou ainda, junto aos sujeitos-aprendizes de 7 a 14 anos, aos professores e à gestão pedagógica. Entrevistas: individuais e rodas de conversa; instrumento de autopreenchimento; questionário; observação; diário de campo; e pesquisa documental foram os instrumentos para a coleta dos dados. Com essa pesquisa, observamos e analisamos os resultados escolares dos sujeitos- aprendizes da escola ao serem expostos à metodologia de projetos por eixos de interesse com vistas a uma possível proposta de encaminhamento à Escola Pública; relacionamos os fundamentos que sustentam as ações pedagógicas desenvolvidas na Escola Lumiar com: as declarações da equipe pedagógica, as declarações dos sujeitos-aprendizes e as observações feitas em campo; observamos que essas ações são atinentes aos pressupostos teórico-metodológicos em que se fundeia a metodologia por projetos, a partir da potencialidade dos eixos de interesse; e, por fim, analisamos, pelos resultados observados, quais ações pedagógicas praticadas na escola podem vir a contribuir para a melhoria do ensino na Escola Pública, para a formação e para o desenvolvimento dos sujeitos-aprendizes de forma holística, integral e não exclusivamente para o ranqueamento em benefício de futuros vestibulares.
Abstract: Essential elements for the development of more inclusive and democratic pedagogical practices at the expense of so many homogenizing and excluding ones at school was what this research set out to investigate, with the aim of deconstructing the belief of the ideal student, or even of homogeneity of (pseudo) need for 'normalization' – as if a single and universal model of the human being was, in fact, possible. In order to reach this objective the research observed and analyzed the school results of the subject- apprentices of Lumiar School in Santo Antônio do Pinhal - SP, when exposed to the methodology of projects by axes of interest, with a view to a possible proposal of referral to the Public School. To this end, the work related the foundations that support the pedagogical actions developed in this school with the statements of the pedagogical team, the statements of the subject-apprentices and the observations made in the field; observed whether these actions are related to the assumptions on which the methodology by projects from the potential of the axes of interest is based, and analyzed, by the observed results, which pedagogical actions practiced in the school can contribute for the improvement of teaching in the Public School. The theoretical contributions were based on the works of Makarenko (2012), Santos de Morais (1986), Freire (1967, 1998, 2013, 2014, 2015, 2017), Ferrarezi Júnior (2014), Singer (2010, 2016), Orrú (2016, 2019), and also in some conceptions of Tôrres (2009, 2017, 2018), as we understand that they could bring relevant contributions to this work. The methodology was configured as a qualitative approach, based on a theoretical and documental study, as well as an empirical research in the school with the subject- apprentices from 7 to 14 years old, the teachers and the pedagogical staff. Individual interviews and conversation circles were configured as methodological instruments, beyond self-completion instrument; local observation and field diary. With this research, we observed and analyzed the school results of the subjects-learners of the school when exposed to the methodology of projects by axes of interest, with a view to a possible proposal of referral to the Public School; we made a relationship between the foundations that support the pedagogical actions developed at Escola Lumiar and the statements of the pedagogical staff, the statements of the subject-apprentices and the observations made in the field. We verified that these actions are related to the theoretical-methodological assumptions on which the methodology on projects from the potentiality of the axes of interest is based and, finally, we analyzed, through the observed results, which pedagogical actions practiced in the school can contribute to the improvement of teaching at Public Schools, aiming the formation and development of subject-apprentices in a holistic and integral way, and not exclusively for rankings on the behalf of future entrance exams.
Palavras-chave: Processos de ensino
Aprendizagem
Consciência organizativa
Emancipação
Autonomia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COSTA, Luciana Ferreira Barcelona Oliveira Nastrini da. A metodologia de projetos por eixos de interesse: impactos nos processos de ensino na aprendizagem, na autonomia e na formação cidadã dos sujeitos-aprendizes. 2022. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2101
Data de defesa: 28-Jan-2022
Aparece nas coleções:Mestrado

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