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dc.creatorVILELA, Waldirene Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1908621547960314por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Elaine Ribeiro da Silva dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668934450428742por
dc.contributor.referee1SILVA, Romeu Adriano da-
dc.contributor.referee2MONTEIRO , Lívia Nascimento-
dc.date.accessioned2022-10-20T14:07:49Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationVILELA, Waldirene Aparecida. O ensino de história ibérica a partir do romance O outro pé da sereia, de Mia Couto. 2022. 56 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas,Alfenas, MG, 2022.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2113-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar e discutir como a Literatura e a História podem contribuir de forma interdisciplinar para o conhecimento dos alunos do Ensino Médio Regular sobre o continente africano, fazendo valer as Leis 10.639/03 e 11.645/08. Para isso, será usada como fonte a obra do moçambicano Mia couto, O outro pé da sereia, visto que, por meio dela, a historicidade daquela região poderá ser debatida em sala de aula ao se averiguar as relações que se deram entre os povos de Monomotapa, região que atualmente pertence a Moçambique, e os portugueses no século XVI, presentes na narrativa. A região era considerada o Reino do Ouro e, portanto, seria esse o motivo que levou aquela localidade a ser o alvo da ambição de muitos exploradores de diferentes partes da Europa e da Ásia. Porém, essa exploração foi consolidada por meio de muitos conflitos que, normalmente, surgem nas relações de confronto, originados por processos colonizadores ou de imposição cultural, religiosa e política. Neste sentido, houve tentativas de desconstruir as práticas religiosas locais. O romance de Mia Couto vai trabalhar o encontro de crenças quando narra o caso da santa levada na expedição portuguesa que tinha como propósito realizar a primeira incursão católica na corte do Império do Monomotapa.. No carregamento do barco, a estátua escorregou dos braços do padre Manuel Antunes e tombou no lodo. Um escravo lançando-se nas águas turvas, abraçou a imagem e banhou-a para lhe retirar o lodo dizendo que não estava lavando a Santa, ela que estava lavando o rio inteiro, pois se tratava de kianda. No tempo presente, a santa chega às mãos de Mwadia que se torna responsável por conduzi-la a um lugar mais apropriado. Neste sentido, a obra analisada contribuirá para trazer à tona a historicidade deste encontro e demonstrar que a sociedade brasileira atual é fruto deste legado que vem do continente africano. Pelo fato de sofrerem preconceito racial, muitas crianças e jovens não conseguem se identificar como descendentes dos africanos e não se sentem pertencentes àquelas culturas. Para contribuir com a diminuição deste sentimento negativo em relação à ascendência africana, este trabalho pretendeu, a partir das relações entre História e Literatura e a potencialidade de produção de conhecimento histórico a partir de obras literárias, produzir como Objeto de Aprendizagem uma narrativa ficcional espelhada no romance de Mia Couto, transformada em podcast, capaz de desencadear debates em sala de aula sobre a história de Moçambique e suas relações com a atualidade brasileira.por
dc.description.abstractThe objective of this report is to show how Literature and History can contribute in an interdisciplinary way to the knowledge of Regular High School students about the African continent, enforcing Law 11.635. For this, the work of the Mozambican Mia Couto, O outro pé da sereia, will be used as a source, since, through it, the historicity of that region can be debated in the classroom when investigating the relationships that took place between the peoples of Monomotapa, a region that currently belongs to Mozambique, and the Portuguese in the 16th century, present in the narrative. The region was considered the Golden Kingdom and, therefore, this would be the reason that led that location to be the target of ambition of many explorers from different parts of Europe and Asia. However, this exploration was consolidated through many conflicts that normally arise in confrontational relationships, originated by colonizing processes or cultural, religious and political imposition. In this sense, there were attempts to deconstruct local religious practices. Mia Couto's novel works on the meeting of beliefs when it narrates the case of the saint taken on the Portuguese expedition whose purpose was to carry out the first catholic incursion into the court of the Monomotapa Empire. When loading the boat, the statue slipped from the arms of Priest Manuel Antunes and fell into the mud. A slave throwing himself in the murky waters, embraced the image and bathed it in the water to remove the mud saying he wasn't washing Santa, she was washing the river whole, as it was kianda. At the present time, the saint arrives in the hands of Mwadia who becomes responsible for leading her to a more appropriate place. It was in this historical context that the analyzed work will be able to contribute by investigating the relationships and, from that, bring to light the questions about the cultural differences so that the current society can understand the legacy that the people of the African continent built, but by the fact that being disowned and suffering racial prejudice, many children and young people cannot identify as descendants of Africans and do not feel that they belong to those cultures. The bibliographies that dialogue with literary works that can be used as historical sources and the presentation of the Learning Object in podcast format will be analyzed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-10-20T14:07:00Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Waldirene Aparecida Vilela.pdf: 494768 bytes, checksum: dbfff175178f5921cc53f4811b24c602 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em História Ibéricapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de História Ibéricapor
dc.subjectMia Coutopor
dc.subjectO outro pé da sereiapor
dc.subjectHistória e Literaturapor
dc.subjectHistória das Relações Afro-Ibéricas.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleO ensino de história ibérica a partir do romance O outro pé da sereia, de Mia Coutopor
dc.typeDissertaçãopor
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