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https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2115
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Políticas ambientais marinhas e costeiras, educação ambiental e avaliação de impactos ambientais como processos integrados para a gestão ambiental e sustentabilidade |
Autor: | MATIAS, Tális Pereira |
Primeiro orientador: | IMPERADOR, Adriana Maria |
Primeiro membro da banca: | HAYASHI, Carmino |
Segundo membro da banca: | CORRÊA, Luciara Bilhalva |
Terceiro membro da banca: | Thales de Astrogildo e, TRÉZ |
Quarto membro da banca: | Thiago Corrêa de, SOUZA |
Resumo: | O desenvolvimento humano vem causando diversos impactos ambientais, dentre eles a poluição marinha, a degradação ambiental e a perda de serviços ecossistêmicos. Este processo ressalta a importância de políticas públicas eficazes voltadas para a conservação dos recursos naturais, além do uso de ferramentas integradas da Gestão Ambiental, como a Educação Ambiental (EA) e a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA). Desta forma, o presente trabalho busca investigar as relações entre o oceano e a sociedade, a relevância de Políticas Ambientais Marinhas e Costeiras (PAMC) no Brasil, as funções da Educação Ambiental (EA) para a eficácia destas políticas e os principais impactos antrópicos que incidem sobre ecossistemas insulares e costeiros, haja vista a sua vulnerabilidade acentuada perante os impactos do turismo costeiro. Para isso, foi realizada uma análise exploratória da legislação voltada à conservação dos recursos marinhos no Brasil, pesquisa bibliográfica qualitativa, desenvolvimento e aplicação de metodologia de Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA) com base ecossistêmica em duas ilhas com forte relevância turística no estado de Santa Catarina, Brasil, e uma Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) pelo método de rede de interações, também com base ecossistêmica, na praia dos Ingleses, localizada no norte da ilha de Florianópolis – SC. Os resultados mostraram que, com a pandemia da Covid-19, iniciada no ano de 2020, muitos impactos foram acentuados, como a problemática do plástico no ambiente marinho, demandando ações conjuntas e responsabilidade compartilhada. Além disso, pode-se estabelecer relações entre políticas de conservação do mar e ações de Educação Ambiental que podem contribuir para a redução de impactos antrópicos no mar. Também se ressaltou a importância da abordagem ecossistêmica, com foco na realidade local e nos processos de Avaliação de Impactos Ambientais (AIA). Conclui-se que existe um grande distanciamento entre teorias e práticas abordadas por Políticas Ambientais Marinhas e Costeiras (PAMC) no Brasil, que a participação social e a responsabilidade compartilhada ainda são lentas no país, que a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) com base ecossistêmica é um instrumento fundamental para a coordenação de medidas voltadas para a conservação dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável em ecossistemas insulares e costeiros, e que a Educação Ambiental deve integrada neste processo e estimulada pelo Poder Público. |
Abstract: | Human development has caused several environmental impacts, including marine pollution, environmental degradation and the loss of ecosystem services. This process highlights the importance of effective public policies aimed at conserving natural resources, in addition to the use of integrated Environmental Management tools, such as Environmental Education (EE) and Environmental Impact Assessment (EIA). Therefore, this research seeks to investigate the relationship between the ocean and society, the relevance of Marine and Coastal Environmental Policies (MCEP) in Brazil, the functions of Environmental Education (EE) for the effectiveness of these policies and the main anthropic impacts that affect island ecosystems and coastal areas, given their heightened vulnerability to the impacts of tourism. Thus, an exploratory analysis of the legislation aimed at the conservation of marine resources in Brazil was carried out, besides qualitative bibliographic research, development and application of an ecosystem-based Environmental Impact Assessment (EIA) methodology on two islands with strong tourist relevance in the state of Santa Catarina, Brazil, in addition to an Environmental Impact Assessment (EIA) using interaction networks, also based on ecosystems, at Praia dos Ingleses, located in the north of Florianópolis – SC. The results showed that, with the Covid-19 pandemic, many impacts were accentuated, such as the problem of plastic in the marine environment, demanding joint actions and shared responsibility. In addition, relationships can be established between sea conservation policies and Environmental Education actions that can contribute to the reduction in anthropic impacts at sea. The importance of an ecosystem approach focused on the local reality in the Environmental Impact Assessment (EIA) processes was also highlighted. It is concluded that there is a great gap between some theoretical and practical actions addressed by Marine and Coastal Environmental Policies (MCEP) in Brazil, that social participation and shared responsibility are still slow in the country and the ecosystem- based Environmental Impact Assessment (EIA) is a fundamental instrument for the coordination of measures aimed at the conservation of natural resources and sustainable development in island and coastal ecosystems, and Environmental Education must be integrated in this process and stimulated by the Government. |
Palavras-chave: | Serviços Ecossistêmicos Conservação Ilhas Gestão Costeira Participação Social |
Área(s) do CNPq: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Alfenas |
Sigla da instituição: | UNIFAL-MG |
Departamento: | Instituto de Ciências da Natureza |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais |
Citação: | MATIAS, Tális Pereira. Políticas ambientais marinhas e costeiras, educação ambiental e avaliação de impactos ambientais como processos integrados para a gestão ambiental e sustentabilidade. 2022. 121 f. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2115 |
Data de defesa: | 30-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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