Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorREZENDE, Jully de Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0920826688640261por
dc.contributor.advisor1BARRO, Mario Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3178780185080073por
dc.contributor.referee1GIROTTO, Vanessa Cristina-
dc.contributor.referee2TORRES, Claudia-
dc.date.accessioned2022-11-07T19:23:40Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationREZENDE, Jully de Paula. Estudo sobre as disciplinas relacionadas ao uso das TICS presentes nos cursos de química licenciatura das instituições de ensino superior públicas brasileiras. 2022. 176 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2022.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2118-
dc.description.resumoAs tecnologias da informação e comunicação (TICs) desempenham um papel importante na sociedade atual. Em relação à educação, em face das novas relações pedagógicas que são estabelecidas no processo de escolarização formal, em que os estudantes têm cada vez mais acesso a informações em meios digitais e mais interações também por esses canais, há uma crescente necessidade de adaptação didática dos professores, de modo a disporem de habilidade e instrumentos que permitam que a tecnologia se faça presente de modo produtivo no cotidiano educacional. Tendo em vista esse cenário, este trabalho tem como objetivo investigar o uso pedagógico das TICs, quando de sua inserção em disciplinas presentes nas dinâmicas curriculares dos cursos de formação inicial de professores de Química das IES públicas brasileiras. Para tanto, realizamos uma pesquisa quanti-qualitativa, utilizando abordagem de pesquisa documental, na qual as fontes de coleta de dados foram os sites das IES públicas estaduais e federais, dentre universidades e institutos federais do Brasil. A partir da busca nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), foram analisadas as dinâmicas curriculares e as ementas das disciplinas relacionadas às TICs, no intuito de se alcançar o objetivo traçado, ou seja, identifcar o uso pedagógico das tecnologias no campo da formação inicial de professores de Química. Os dados foram analisados com base no referencial teórico do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK). Encontramos 184 disciplinas em 249 cursos, sendo que 172 ementas dessas disciplinas foram categorizadas em relação ao referencial teórico TPACK: Conhecimento Tecnológico (TK), Conhecimento Tecnológico de Conteúdo (TCK), Conhecimento Tecnológico Pedagógico (TPK) e Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo (TPACK). Nessa perspectiva, inferimos que 10,46% dessas disciplinas permitem aos futuros professores possuírem na sua formação inicial uma base conceitual e uma instrumentalização didático-pedagógica que os auxilie com o uso das TICs nas suas práticas futuras. Assim, esse trabalho chama atenção para a necessidade de serem revistos os currículos da formação inicial de professores da área de Química, como uma alternativa para a atualização da abordagem pedagógica da aula, de modo a incorporar o uso de tecnologias como oportunidade que possibilita uma melhor formação dos futuros professores desse campo.por
dc.description.abstractInformation and communication technologies (ICTs) play an important role in today's society. Regarding education, the new pedagogical relationships that are established in the formal teaching process stand out, in which students have increasingly access to information in digital media and more interactions also through these channels. These new relationships cause a growing need for didactic adaptation by teachers, in order to have the skills and instruments that allow technology to be present in a productive way in the educational routine. Considering this scenario, this work aims to investigate the pedagogical use of ICTs, when they are inserted in subjects of the chemistry courses degree of Brazilian public higher education institutions. For that, we carried out quantitative-qualitative research, using a documental research approach, which as sources of data collection were the websites of public and future higher education institutions, among higher education and public public in Brazil. From the searches in the Pedagogical Projects of Courses (PPC), they were carried out as subjects related to ICT, with the objective of achieving the objective outlined, that is, identifying the pedagogical use of technologies in the field of initial teacher training. Data were analyzed based on the theoretical framework of Technological and Pegogical Content Knowledge (TPACK). We found 184 subjects in 249 courses, 172 of which were categorized according to the TPACK theoretical framework: Technological Knowledge (TK), Technological Content Knowledge (TCK), Technological Pedagogical Knowledge (TPK) and Technological, Pedagogical and Content Knowledge (TPACK). From this perspective, we infer that 10.46% of these subjects allow future teachers to have in their initial training a conceptual basis and a didactic-pedagogical instrumentation that helps them with the use of ICTs in their future practices. Thus, this work draws attention to the need to review the curricula of the initial training of teachers in the area of ​​Chemistry, as an alternative for updating the pedagogical approach of the class, in order to incorporate the use of technologies as an opportunity that enables a better training of future teachers in this field.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-11-07T19:22:32Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Dissertação de Jully de Paula Rezende.pdf: 4337337 bytes, checksum: 2b65633e2553a37f70c093f2f899ed2a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-11-07T19:22:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Dissertação de Jully de Paula Rezende.pdf: 4337337 bytes, checksum: 2b65633e2553a37f70c093f2f899ed2a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-11-07T19:23:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Dissertação de Jully de Paula Rezende.pdf: 4337337 bytes, checksum: 2b65633e2553a37f70c093f2f899ed2a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-07T19:23:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Dissertação de Jully de Paula Rezende.pdf: 4337337 bytes, checksum: 2b65633e2553a37f70c093f2f899ed2a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-07-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TICs)por
dc.subjectConhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo (TPACK)por
dc.subjectFormação Inicial de Professorespor
dc.subjectEnsino de Química.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.titleEstudo sobre as disciplinas relacionadas ao uso das TICS presentes nos cursos de química licenciatura das instituições de ensino superior públicas brasileiraspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Dissertação de Jully de Paula Rezende.pdf4,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons