Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMIGUEL, Anivaldo Sérgio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9563294230737073por
dc.contributor.advisor1SILVA, Natalino Neves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8701722710780673por
dc.contributor.referee1MIRANDA , Vanessa Regina Eleutério-
dc.contributor.referee2MARIANO, André Luiz Sena-
dc.date.accessioned2022-12-02T17:44:03Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationMIGUEL, Anivaldo Sérgio. Conselho de classe e diversidade étnico-racial: um estudo de caso de uma escola particular do Sul de Minas. 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG 2022.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2127-
dc.description.resumoA proposta de pesquisa é investigar quais os silenciamentos, os apagamentos e as invisibilidades relacionadas à diversidade étnico-racial nos atos deliberativos do conselho de classe, bem como em outros espaços socioformativos em uma escola de ensino médio privada, localizada no Sul de Minas. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa fundamentada nos seguintes procedimentos metodológicos: entrevistas semiestruturadas com três docentes, membros do conselho de classe, que lecionam as respectivas disciplinas: artes, história, brasilidade e gestão escolar, pesquisa documental, levantamento bibliográfico e a análise de conteúdo. O estudo intersecciona com os campos de políticas educacionais e a educação das relações étnico-raciais. Nesse caso, as definições, problematizações sobre conselho de classe e diversidade étnico-racial dialogam com diversas contribuições de produções de conhecimento inseridas nesses campos. Espera que os achados da pesquisa possam contribuir para compreender melhor a maneira que a diversidade étnico-racial emerge, ou se encontra ausente desta importante instância relacionada à efetivação do processo de construção da gestão democrática, que é o Conselho de Classe.por
dc.description.abstractThe research proposal is to investigate the silencing, deletion and invisibilities related to ethnic-racial diversity in the deliberative acts of the class council, as well as, in other socioformative spaces, inside a private High School, located in the South of Minas Gerais, Brazil.To this end, qualitative research will be carried out based on the following methodological procedures: semi-structured interviews with three teachers, members of the class council, who teach the respective subjects of Arts, History, Brazilianness and School Management, Documental Research, Bibliographic Survey, and Analysis of contents. The study intersects with the fields of educational policy and the education of ethnic-racial relations. In this case, the definitions, insurgent problematizations in the class council, and ethnic-racial diversity, dialogue with several contributions of knowledge productions inserted in these fields. It is expected that the research findings can contribute to a better understanding of the way that ethnic-racial diversity emerges or is absent from this important instance, related to the effectiveness of the process of construction of democratic management, which is the Class Council.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-12-02T17:42:28Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Anivaldo Sérgio Miguel.pdf: 4667397 bytes, checksum: d62730abd642010314f1b5cad965dd42 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-12-02T17:42:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Anivaldo Sérgio Miguel.pdf: 4667397 bytes, checksum: d62730abd642010314f1b5cad965dd42 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2022-12-02T17:43:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Anivaldo Sérgio Miguel.pdf: 4667397 bytes, checksum: d62730abd642010314f1b5cad965dd42 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-02T17:44:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Anivaldo Sérgio Miguel.pdf: 4667397 bytes, checksum: d62730abd642010314f1b5cad965dd42 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispor
dc.subjectEnsino médio privadopor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleConselho de classe e diversidade étnico-racial: um estudo de caso de uma escola particular do Sul de Minaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Anivaldo Sérgio Miguel.pdf4,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons