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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOARES JUNIOR, Jair-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7962852003985231por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Paulo César de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8359285514001838por
dc.contributor.referee1SILVA, Adelmo José da-
dc.contributor.referee2RUI, Adailson José-
dc.date.accessioned2023-01-20T18:30:26Z-
dc.date.issued2021-11-10-
dc.identifier.citationSOARES JUNIOR, Jair. O “horror ao vazio” na arte decorativa da mesquita maior de Córdoba. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2165-
dc.description.resumoQuando pensamos na cultura artística islâmica precisamos considerar os seus aspectos formativos, religiosos, e suas múltiplas influências. Em resumo, o que temos aqui, como exercício de pesquisa histórica com a finalidade de criação de um Objeto de Aprendizado, é umtrabalho dividido em três partes que antecedem o OA em questão. Assim nos aprofundamos num primeiro momento nas questões relacionadas à presença islâmica no Ocidente, as questõesrelacionadas ao Alcorão e a sua expansão pela Península Ibérica. Em um segundo momento aprofundamos nas questões relacionadas a arte islâmica, sua arquitetura e suas principaiscaracterísticas para em seguida, no terceiro momento, aprofundarmos no tema desse trabalho que é a questão específica do termo aristotélico horror ao vazio e em como ele se manifesta na Mesquita Maior de Córdoba. Todas essas abordagens iniciais formam as bases de estudo para a construção do Objeto de Aprendizagem que objetivamente foi pensado para atender a faixa de aprendizado do ensino fundamental que vai do 6º ano ao 9º ano e se vale também de exercícios com perguntas objetivas e ações específicas de manualidades e interação coletiva.por
dc.description.abstractCuando pensamos en la cultura artística islámica, debemos considerar sus aspectos formativos, religiosos y sus múltiples influencias. En resumen, lo que tenemos aquí, como ejercicio de investigación histórica con el propósito de crear un Objeto de Aprendizaje, es un trabajo dividido en tres partes que precede al OA en cuestión. Entonces, en un principio, profundizamos en temas relacionados con la presencia islámica en Occidente, temas relacionados con el Corán y su expansión por la Península Ibérica. En un segundo momento, profundizamos en temas relacionados con el arte islámico, su arquitectura y sus principales características y luego, en el tercer momento, profundizamos en el tema de esta obra, que es el tema específico del término aristotélico horror al vacío. y cómo se manifiesta en la Mezquita Mayor de Córdoba. Todos estos planteamientos iniciales forman la base de estudio para la construcción del Objeto de Aprendizaje que fue diseñado objetivamente para cumplir con el rango de aprendizaje de la escuela primaria que va desde el 6 ° al 9 ° grado y también utiliza ejercicios con preguntas objetivas y acciones específicas de artesanía e interacción colectivaeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2023-01-20T18:29:35Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Jair Soares Junior.pdf: 5520798 bytes, checksum: 60a95be107b416c156838fc12f5e7c2a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em História Ibéricapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPenínsula Ibéricapor
dc.subjectHorror ao vaziopor
dc.subjectMesquita Maior de Córdobapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleO “horror ao vazio” na arte decorativa da mesquita maior de Córdobapor
dc.typeDissertaçãopor
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