Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2165
Tipo do documento: Dissertação
Título: O “horror ao vazio” na arte decorativa da mesquita maior de Córdoba
Autor: SOARES JUNIOR, Jair 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Paulo César de
Primeiro membro da banca: SILVA, Adelmo José da
Segundo membro da banca: RUI, Adailson José
Resumo: Quando pensamos na cultura artística islâmica precisamos considerar os seus aspectos formativos, religiosos, e suas múltiplas influências. Em resumo, o que temos aqui, como exercício de pesquisa histórica com a finalidade de criação de um Objeto de Aprendizado, é umtrabalho dividido em três partes que antecedem o OA em questão. Assim nos aprofundamos num primeiro momento nas questões relacionadas à presença islâmica no Ocidente, as questõesrelacionadas ao Alcorão e a sua expansão pela Península Ibérica. Em um segundo momento aprofundamos nas questões relacionadas a arte islâmica, sua arquitetura e suas principaiscaracterísticas para em seguida, no terceiro momento, aprofundarmos no tema desse trabalho que é a questão específica do termo aristotélico horror ao vazio e em como ele se manifesta na Mesquita Maior de Córdoba. Todas essas abordagens iniciais formam as bases de estudo para a construção do Objeto de Aprendizagem que objetivamente foi pensado para atender a faixa de aprendizado do ensino fundamental que vai do 6º ano ao 9º ano e se vale também de exercícios com perguntas objetivas e ações específicas de manualidades e interação coletiva.
Abstract: Cuando pensamos en la cultura artística islámica, debemos considerar sus aspectos formativos, religiosos y sus múltiples influencias. En resumen, lo que tenemos aquí, como ejercicio de investigación histórica con el propósito de crear un Objeto de Aprendizaje, es un trabajo dividido en tres partes que precede al OA en cuestión. Entonces, en un principio, profundizamos en temas relacionados con la presencia islámica en Occidente, temas relacionados con el Corán y su expansión por la Península Ibérica. En un segundo momento, profundizamos en temas relacionados con el arte islámico, su arquitectura y sus principales características y luego, en el tercer momento, profundizamos en el tema de esta obra, que es el tema específico del término aristotélico horror al vacío. y cómo se manifiesta en la Mezquita Mayor de Córdoba. Todos estos planteamientos iniciales forman la base de estudio para la construcción del Objeto de Aprendizaje que fue diseñado objetivamente para cumplir con el rango de aprendizaje de la escuela primaria que va desde el 6 ° al 9 ° grado y también utiliza ejercicios con preguntas objetivas y acciones específicas de artesanía e interacción colectiva
Palavras-chave: Península Ibérica
Horror ao vazio
Mesquita Maior de Córdoba
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em História Ibérica
Citação: SOARES JUNIOR, Jair. O “horror ao vazio” na arte decorativa da mesquita maior de Córdoba. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2165
Data de defesa: 10-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Jair Soares Junior.pdf5,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons