Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2167
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo de caso: gestão de desenvolvimento de novos produtos cosméticos em uma empresa de pequeno porte
Autor: BUENO, Maira Fernanda Alves 
Primeiro orientador: SALGADO, Eduardo Gomes
Primeiro membro da banca: SILVA, Carlos Eduardo Sanches da
Segundo membro da banca: LIRA, Jean Marcel Sousa
Resumo: O setor cosmético é dinâmico e exige lançamentos rápidos com ciclo de vida do produto curto, neste mercado competitivo, a eficiência, inovação e agilidade de lançamento de produtos, trazem uma melhor infiltração do produto neste meio e por consequência maior sucesso. O processo de desenvolvimento de um produto cosmético é essencial para manter a competitividade da indústria de pequeno porte no mercado. Esta dissertação tem por objetivo propor e analisar uma sistemática para diagnóstico da gestão de desenvolvimento de produtos cosméticos de empresas de pequeno porte. Para obtenção da análise foi realizado um estudo de caso, caracterizado como caso único holístico, utilizando um protocolo de pesquisa para diagnostico do processo. O caso estudado, traz características de uma empresa de pequeno porte, como dificuldade em implementar processos e padroniza-los, o que dificulta a gestão de projetos e otimização do tempo gasto no processo de desenvolvimento de um produto cosmético. Porém, mesmo com a falta de padronização a empresa utiliza a ferramenta benchmarking de maneira informal e qualificação de fornecedores os quais trazem inovação com matérias-primas de origem biotecnológica. A gestão estratégia comercial principal da empresa estuda é o desenvolvimento de marca própria para clientes que desejam a terceirização de produção de um produto de forma exclusiva e personalizada.
Abstract: The cosmetic sector is dynamic and requires quick launches with a short product life cycle, in this competitive market, efficiency, innovation and agility in launching products, bring better product infiltration in this environment and, consequently, greater success. The development process of a cosmetic product is essential to maintain the competitiveness of the small industry in the market. This dissertation aims to propose and analyze a systematic for diagnosing the development management of cosmetic products in small companies. To obtain the analysis, a case study was carried out, characterized as a single holistic case, using a research protocol to diagnose the process. The case studied brings characteristics of a small company, such as difficulty in implementing processes and standardizing them, which makes it difficult to manage projects and optimize the time spent in the process of developing a cosmetic product. However, even with the lack of standardization, the company uses the benchmarking tool informally and qualification of suppliers who bring innovation with raw materials of biotechnological origin. The company's main commercial strategy management is the development of its own brand for customers who want to outsource the production of a product in an exclusive and personalized way.
Palavras-chave: Pesquisa e desenvolvimento de produtos
Cosméticos
Biotecnologia
Área(s) do CNPq: TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTARES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Biotecnologia
Citação: BUENO, Maira Fernanda Alves. Estudo de caso: gestão de desenvolvimento de novos produtos cosméticos em uma empresa de pequeno porte. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2167
Data de defesa: 30-Nov-2022
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Maira Fernanda Alves Bueno.pdf1,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons