Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBUENO, Maira Fernanda Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9648867885168617por
dc.contributor.advisor1SALGADO, Eduardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363460036599181por
dc.contributor.referee1SILVA, Carlos Eduardo Sanches da-
dc.contributor.referee2LIRA, Jean Marcel Sousa-
dc.date.accessioned2023-01-23T13:56:25Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.citationBUENO, Maira Fernanda Alves. Estudo de caso: gestão de desenvolvimento de novos produtos cosméticos em uma empresa de pequeno porte. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2022.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2167-
dc.description.resumoO setor cosmético é dinâmico e exige lançamentos rápidos com ciclo de vida do produto curto, neste mercado competitivo, a eficiência, inovação e agilidade de lançamento de produtos, trazem uma melhor infiltração do produto neste meio e por consequência maior sucesso. O processo de desenvolvimento de um produto cosmético é essencial para manter a competitividade da indústria de pequeno porte no mercado. Esta dissertação tem por objetivo propor e analisar uma sistemática para diagnóstico da gestão de desenvolvimento de produtos cosméticos de empresas de pequeno porte. Para obtenção da análise foi realizado um estudo de caso, caracterizado como caso único holístico, utilizando um protocolo de pesquisa para diagnostico do processo. O caso estudado, traz características de uma empresa de pequeno porte, como dificuldade em implementar processos e padroniza-los, o que dificulta a gestão de projetos e otimização do tempo gasto no processo de desenvolvimento de um produto cosmético. Porém, mesmo com a falta de padronização a empresa utiliza a ferramenta benchmarking de maneira informal e qualificação de fornecedores os quais trazem inovação com matérias-primas de origem biotecnológica. A gestão estratégia comercial principal da empresa estuda é o desenvolvimento de marca própria para clientes que desejam a terceirização de produção de um produto de forma exclusiva e personalizada.por
dc.description.abstractThe cosmetic sector is dynamic and requires quick launches with a short product life cycle, in this competitive market, efficiency, innovation and agility in launching products, bring better product infiltration in this environment and, consequently, greater success. The development process of a cosmetic product is essential to maintain the competitiveness of the small industry in the market. This dissertation aims to propose and analyze a systematic for diagnosing the development management of cosmetic products in small companies. To obtain the analysis, a case study was carried out, characterized as a single holistic case, using a research protocol to diagnose the process. The case studied brings characteristics of a small company, such as difficulty in implementing processes and standardizing them, which makes it difficult to manage projects and optimize the time spent in the process of developing a cosmetic product. However, even with the lack of standardization, the company uses the benchmarking tool informally and qualification of suppliers who bring innovation with raw materials of biotechnological origin. The company's main commercial strategy management is the development of its own brand for customers who want to outsource the production of a product in an exclusive and personalized way.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2023-01-23T13:55:12Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Maira Fernanda Alves Bueno.pdf: 1758299 bytes, checksum: 349cfcdf7a87cb312b57a43fe7ad9f3a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2023-01-23T13:55:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Maira Fernanda Alves Bueno.pdf: 1758299 bytes, checksum: 349cfcdf7a87cb312b57a43fe7ad9f3a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2023-01-23T13:56:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Maira Fernanda Alves Bueno.pdf: 1758299 bytes, checksum: 349cfcdf7a87cb312b57a43fe7ad9f3a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-23T13:56:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Maira Fernanda Alves Bueno.pdf: 1758299 bytes, checksum: 349cfcdf7a87cb312b57a43fe7ad9f3a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-11-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Biotecnologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPesquisa e desenvolvimento de produtospor
dc.subjectCosméticospor
dc.subjectBiotecnologiapor
dc.subject.cnpqTECNOLOGIA DE ALIMENTOS::EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTARESpor
dc.titleEstudo de caso: gestão de desenvolvimento de novos produtos cosméticos em uma empresa de pequeno portepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Maira Fernanda Alves Bueno.pdf1,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons