Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2217
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trabalho e mal-estar docente: uma análise de dissertações e teses da área da educação da última década
Autor: ALMEIDA, Júlia Brazil de 
Primeiro orientador: MARIANO, André Luiz Sena
Primeiro membro da banca: HOBOLD, Márcia de Souza
Segundo membro da banca: FARIA, Marcos Roberto de
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar dissertações e teses da área da educação, publicadas na última década na região sudeste, a fim de compreender como as pesquisas entendem/percebem o fenômeno do mal-estar docente, se este ocorre na realidade pesquisada, como se manifesta e quais são as medidas elencadas como possibilidades de superação deste mal. Orientada pelos pressupostos da pesquisa bibliográfica e estado do conhecimento, tivemos como referencial teórico José Manuel Esteve adotando uma abordagem sociológica. Os trabalhos analisados sinalizam que existem maneiras de minimizar tais situações, acreditamos na mescla de possibilidades: políticas públicas atreladas a espaços de debate/saúde dentro da escola, da promoção da autoestima do corpo docente, porém, sem colocá-lo com o único ser capaz de se curar. Para detalhar as questões acima, esta dissertação foi construída em duas sessões. A primeira seção aborda social e historicamente a história da docência, indo desde o seu surgimento atrelado à igreja até aos substanciais ataques que sofre na sociedade capitalista, bem como as definições de trabalho e trabalho docente, sua relação com o feminino e seus medidores de qualidade. A segunda seção aborda as categorias de análise e os aspectos convergentes e divergentes (aproximações e diferenças) dos estudos analisados à luz de nosso referencial teórico, buscamos elucidar que mesmo que existam diferentes abordagens de análise, sendo sociológica ou psicológica, defendemos e corroboramos com a abordagem de cunho sociológico. Como resultados pudemos perceber que os/as professores/as estão lecionando mediante sofrimento, condições lastimas estruturais, alta sobrecarga laboral, etc, tal como a literatura da área indica. Percebemos que a educação acaba cada vez mais em diálogo com a lógica da eficiência/eficácia se distanciando de sua real função.
Abstract: This research aimed to analyze dissertations and theses in the area of education, published in the last decade in the Southeast region, in order to understand how research understands/perceives the phenomenon of teacher malaise, whether it occurs in the researched reality, how it manifests itself and what are the measures listed as possibilities for overcoming this evil. Guided by the presuppositions of bibliographical research and state of knowledge, we had José Manuel Esteve as a theoretical reference, adopting a sociological approach. The works analyzed indicate that there are ways to minimize such situations, we believe in the mix of possibilities: public policies linked to spaces for debate/health within the school, promoting the self- esteem of the teaching staff, however, without placing them as the only being capable of to heal. To detail the above questions, this dissertation was constructed in two sessions. The first section addresses the history of teaching socially and historically, ranging from its emergence linked to the church to the substantial attacks it suffers in capitalist society, as well as the definitions of work and teaching work, its relationship with the pheninine and its quality meters. The second section addresses the categories of analysis and the convergent and divergent aspects (approaches and differences) of the studies analyzed in the light of our theoretical framework, we seek to elucidate that even if there are different approaches to analysis, whether sociological or psychological, we defend and corroborate with the sociological approach. As a result, we could see that teachers are teaching through suffering, poor structural conditions, high workload, etc., as the literature in the area indicates. We realize that education ends up more and more in dialogue with the logic of efficiency/effectiveness, moving away from its real function.
Palavras-chave: Mal-estar docente
Abandono da sala de aula e violência escola
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ALMEIDA, Júlia Brazil de. Trabalho e mal-estar docente: uma análise de dissertações e teses da área da educação da última década. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2217
Data de defesa: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Júlia Brazil de Almeida.pdf532,31 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons