Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2223
Tipo do documento: Dissertação
Título: Nos Giros do Carrossel de Leitura : avaliação de uma metodologia de desenvolvimento do gosto pela leitura na Educação Básica
Autor: DINIZ, Daniele Oliveira 
Primeiro orientador: FERRAREZI JUNIOR, Celso
Primeiro membro da banca: BORGES, Rosângela Rodrigues
Segundo membro da banca: MIRANDA, Flávia Daniele Sordi Silva
Resumo: Com o intuito de compreender a importância da leitura e o desenvolvimento do gosto pela leitura, com a escola enquanto lócus da ação, realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir da implementação do projeto-piloto Carrossel de Leitura, com dezoito estudantes de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas- MG. Este estudo, aqui apresentado, pesquisou se as contribuições para a formação do gosto pela leitura no aluno-leitor da Educação Básica, a partir do Carrossel de Leitura, conseguiram romper com o padrão positivista e mnemônico da leitura escolar, mesmo que na pequena escala de um projeto-piloto. Ademais, realizou-se um diagnóstico inicial e final dos alunos participantes do projeto; compreendeu-se possíveis mudanças subjetivas nos estudantes participantes após o término do projeto-piloto, através das entrevistas semiestruturadas; identificou-se as principais dificuldades e elementos limitantes na implementação da metodologia proposta; analisou-se os possíveis pontos positivos e pontos para melhorias metodológicas do Carrossel de Leitura. A fundamentação teórica da pesquisa apoiou-se em uma abordagem multidisciplinar, a fim de permitir um olhar através de diferentes perspectivas da investigação. Metodologicamente, encontrou-se na pesquisa-ação uma importante possibilidade de efetivação, na tentativa de entender as práticas sociais, culturais e educacionais que permeiam a prática da leitura, oportunizando um maior envolvimento dos participantes durante o projeto. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários, entrevistas semiestruturadas e relatos da observação participante. Na análise e interpretação dos dados foram empregadas a Análise de Conteúdo sistematizada por Bardin (1979), utilizando como recurso o software IRAMUTEQ e posteriormente a Triangulação dos Dados. Os resultados obtidos revelaram ser possível contribuir para a formação do gosto pela leitura e estabelecer movimentos em favor da criação do hábito e incentivo pela leitura por meio da metodologia do Carrossel de Leitura.
Abstract: In order to understand the importance of reading and the development of a taste for reading, with the school as the locus of action, qualitative research was conducted from the implementation of the pilot project Reading Carousel, with eighteen students from a 4th grade class of Elementary School I, from a public school of the Municipal Education Network of Poços de Caldas-MG. This study, presented here, investigated whether the contributions to the formation of a taste for reading in the student-reader of Basic Education, from the Reading Carousel, managed to break with the positivist and mnemonic pattern of school reading, even if on the small scale of a pilot project. Furthermore, an initial and final diagnosis of the students participating in the project was made; possible subjective changes in the participating students after the end of the pilot project were understood through semi-structured interviews; the main difficulties and limiting elements in the implementation of the proposed methodology were identified; possible positive points and points for methodological improvements in the Reading Carousel were analyzed. The theoretical foundation of the research was based on a multidisciplinary approach, in order to allow a look through different perspectives of the investigation. Methodologically, we found in action research an important possibility of effectuation in an attempt to understand the social, cultural, and educational practices that permeate the practice of reading, providing an opportunity for greater involvement of the participants during the project. For data collection, questionnaires, semi-structured interviews and participant observation reports were used. In the analysis and interpretation of the data, the Content Analysis systematized by Bardin (1979) was employed, using the IRAMUTEQ software as a resource and subsequently the Triangulation of Data. The results obtained revealed that it is possible to contribute to the formation of a taste for reading and to establish movements in favor of creating a habit and encouraging reading through the Carousel of Reading methodology.
Palavras-chave: Leitura
Carrossel de Leitura
Formação do gosto pela leitura
Pesquisa-ação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: DINIZ, Daniele Oliveira. Nos Giros do Carrossel de Leitura : avaliação de uma metodologia de desenvolvimento do gosto pela leitura na Educação Básica. 2023. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2223
Data de defesa: 8-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Daniele Oliveira Diniz..pdf6,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons