Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2232
Tipo do documento: Dissertação
Título: Luz, câmera, representação! : um estudo das representações históricas no cinema através do documentário hispania un producto de Roma (2004)
Autor: MATTHIESEN, Lucas 
Primeiro orientador: CARLAN, Claudio Umpierre
Primeiro membro da banca: JUNQUEIRA, Nathalia Monseff
Segundo membro da banca: SILVA, Glaydson José da
Resumo: Na esteira dos estudos sobre História Ibérica na Antiguidade, o mesmo local que fabricou acontecimentos históricos, personagens, identidades sociais, também é o local onde se emitiu muitos ecos (alguns desses que ressoam até os dias presentes) sociais, políticos, jurídicos e culturais, que alteraram de maneira significativa o panorama do território com um simples fato histórico: A Conquista Romana da Hispania (218 a 29 a.C). Indo de encontro a este momento histórico, busca-se com o presente trabalho, por meio do uso de uma fonte audiovisual, o documentário histórico espanhol intitulado Hispania, un producto de Roma (2004), realizar uma análise documental onde se procura compreender, através do documentário como estudo de caso, quais são suas possíveis representações históricas a respeito do fato histórico, bem como compreender seus significados quanto a um produto sociocultural de ampla divulgação e a partir desta análise, produzir um OA que, atendendo as especificações quanto TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) se constituirá como um guia que seja capaz de mobilizar conhecimentos escolares para a análise fílmica, bem como mobilizar conhecimentos relacionados à prática escolar para além do conteúdo proposto.
Abstract: En la estela de los estudios sobre la Historia Ibérica en la Antigüedad, el mismo lugar que produjo hechos históricos, personajes, identidades sociales, es también el lugar donde se emitieron muchos ecos sociales, políticos, jurídicos y culturales (algunos de los cuales resuenan hasta nuestros días). .que alteró significativamente el paisaje del territorio con un simple hecho histórico: La Conquista romana de Hispania (218 al 29 aC). Frente a este momento histórico, el presente trabajo busca, a través del uso de una fuente audiovisual, el documental histórico español titulado Hispania, un producto de Roma (2004), para realizar un análisis documental que busca comprender, a través del documental como caso de estudio, cuáles son sus posibles representaciones históricas respecto al hecho histórico, así como comprender sus significados como producto sociocultural de amplia difusión y a partir de este análisis, producir una OT que, cumpliendo con las especificaciones en cuanto a las TIC (Tecnologías de la Información y la Comunicación) será una guía capaz de movilizar saberes escolares para el análisis fílmico, así como movilizar saberes relacionados con la práctica escolar más allá del contenido propuesto.
In the wake of studies on Iberian History in Antiquity, the same place that produced historical events, characters, social identities, is also the place where many social, political, legal and cultural echoes (some of which resonate to the present day) were emitted. that significantly altered the landscape of the territory with a simple historical fact: The Roman Conquest of Hispania (218 to 29 BC). Going against this historical moment, the present work seeks, through the use of an audiovisual source, the Spanish historical documentary entitled Hispania, un producto de Roma (2004), to carry out a documentary analysis which seeks to understand, through the documentary as a case study, what are its possible historical representations regarding the historical fact, as well as understand its meanings as a sociocultural product of wide dissemination and from this analysis, produce an LO that, meeting the specifications regarding ICTs (Information Technology and Communication) will be a guide capable of mobilizing school knowledge for film analysis, as well as mobilizing knowledge related to school practice beyond the proposed content.
Palavras-chave: Cinema e História
Representações Históricas
Península Ibérica
TICs
Hispania Romana
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em História Ibérica
Citação: MATTHIESEN, Lucas. Luz, câmera, representação! : um estudo das representações históricas no cinema através do documentário hispania un producto de Roma (2004). 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2232
Data de defesa: 7-Out-2022
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Lucas Matthiesen.pdf6,87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons