Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Vitor Donizete da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6441684932311448por
dc.contributor.advisor1AZEVEDO, Sandra de Castro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9183205586776409por
dc.contributor.referee1ANDRADE, Alexandre Carvalho de-
dc.contributor.referee2KATUTA, Ângela Massumi-
dc.date.accessioned2023-05-19T13:49:11Z-
dc.date.issued2023-03-06-
dc.identifier.citationSILVA, Vitor Donizete da. A formação continuada dos professores a partir da dinâmica da cidade média: análise do sistema municipal de educação de Alfenas-MG. 2023. 135 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2023.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2233-
dc.description.resumoA pesquisa aborda a formação de professores no contexto de uma cidade média. Buscou-se compreender como uma cidade média aborda a formação continuada dos professores levando em consideração as diversas leis que norteiam a educação brasileira. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender o sistema de ensino municipal de uma cidade média, com ênfase na formação continuada dos profissionais da educação do município de Alfenas-MG. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi a utilização de revisão bibliográfica, pesquisa documental e aplicação de questionário. No decorrer da pesquisa foi possível averiguar singularidades no que diz respeito à formação de professores em Alfenas- MG. Ao fim da pesquisa foi possível tecer algumas considerações. Foi possível verificar disparidades de concepções dos profissionais que trabalham no sistema municipal de educação em relação aos assuntos referentes à formação continuada. Além disso, foi possível verificar a necessidade de aprofundamento nas pesquisas que envolvem a temática formação continuada de professores, em especial nas cidades médias, para melhor compreensão da temática.por
dc.description.abstractThe research addresses teacher training in the context of a medium-sized city. It sought to understand how a medium-sized city approaches the continuing education of teachers, taking into account the various laws that guide Brazilian education. The general objective of this research was to understand the municipal education system of a medium-sized city, with emphasis on the continuing education of education professionals in the Municipality of Alfenas-MG. The methodology used for the development of the research was the use of a bibliographical review, documental research and application of a questionnaire. During the research it was possible to verify singularities with regard to teacher training in Alfenas-MG. At the end of the research it was possible to make some considerations. It was possible to verify disparities in conceptions of how professionals who work in the municipal education system have in relation to subjects related to continuing education. In addition, it was possible to verify the need for further research involving the theme of teacher training, especially in medium-sized cities for a better understanding of the theme.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2023-05-19T13:48:07Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Dissertação de Vitor Donizete da Silva.pdf: 3057695 bytes, checksum: 29ae00909f7786967ace42a8c4d238cf (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2023-05-19T13:48:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Dissertação de Vitor Donizete da Silva.pdf: 3057695 bytes, checksum: 29ae00909f7786967ace42a8c4d238cf (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2023-05-19T13:48:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Dissertação de Vitor Donizete da Silva.pdf: 3057695 bytes, checksum: 29ae00909f7786967ace42a8c4d238cf (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-19T13:49:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Dissertação de Vitor Donizete da Silva.pdf: 3057695 bytes, checksum: 29ae00909f7786967ace42a8c4d238cf (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023-03-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCidade médiapor
dc.subjectAlfenas-MGpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleA formação continuada dos professores a partir da dinâmica da cidade média: análise do sistema municipal de educação de Alfenas-MGpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Dissertação de Vitor Donizete da Silva.pdf2,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons