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Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramento: o uso da leitura e escrita como prática de inclusão social
Autor: SOUZA, Amanda Nunes de
Primeiro orientador: TÔRRES, Maria Emília Almeida da Cruz
Primeiro membro da banca: FERRAREZI JUNIOR, Celso
Segundo membro da banca: MAGALHÃES, Marly Augusta Lopes de
Resumo: Hoje vivemos em uma sociedade extremamente grafocêntrica, em que a escrita assume múltiplas funções, exigindo dos indivíduos saber praticá-la de forma dinâmica, nas mais diversas situações de interação social, evidenciando que apenas codificar e decodificar palavras é insuficiente para a participação em práticas sociais que envolvem a língua escrita, é necessário algo mais: saber utilizar a leitura e a escrita de acordo com as contínuas exigências sociais. Seguindo essa lógica e, considerando, os embates que acontecem nos processos que constroem a relação permanente de leitura e escrita, recorremos, para a nossa pesquisa aos fundamentos do Letramento. Sendo assim, nosso objetivo é analisar as práticas de letramento desenvolvidas em um Centro de Inclusão Escolar de uma associação que atende pessoas com deficiência física, no Sul de Minas Gerais. E, assim, verificar se as concepções de leitura e escrita que as permeiam são veiculadas pelos Novos Estudos do Letramento, bem como, os fatores que o concebem como fenômeno essencialmente social. Estas novas concepções norteiam o aporte teórico assumido neste trabalho. Adicionalemte, por se tratar de um projeto inclusivo, a preocupação deve estar presente na metodologia. Dessa forma, centramos nossa pesquisa na abordagem qualitativa, com cunho etnográfico, oferecendo aos envolvidos um ambiente cooperativo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, relatos autobiográficos e observação participante. A amostra foi composta por uma coordenadora, duas pedagogas e duas crianças com deficiência física. A análise e interpretação dos dados foram feitas de forma descritiva. A partir dos resultados obtidos, esperou-se revelar e pensar práticas pedagógicas sob a perspectiva inclusiva, que remetessem a mudança da condição de letramento da criança com deficiência física, dando a esta a possibilidade de consolidar uma visão crítica sobre o que se lê e reflexiva sobre o que se escreve, concebendo a ideia de que a leitura e a escrita, quando bem compreendidas, se tornam ferramentas para sua inclusão social.
Abstract: Today we live in an extremely graphocentric society, in which writing assumes multiple functions, requiring individuals to know how to practice it dynamically, in the most diverse situations of social interaction, evidencing that only coding and decoding words is insufficient for participation in social practices involving written language, it is necessary something more: knowing how to use reading and writing according to continuous social requirements. Following this logic and, considering, the clashes that take place in the processes that build the permanent relationship of reading and writing, we use, for our research, the fundamentals of Literacy. Therefore, our goal is to analyze the literacy practices developed in a School Inclusion Center of an Association that serves people with physical disabilities, in the South of Minas Gerais. And, thus, to verify whether the conceptions of reading and writing that permeate them are conveyed by the New Studies of Literacy, as well as the factors that conceive it as an essentially social phenomenon. These new conceptions guide the theoretical contribution assumed by us in this work. Additionally, because it is an inclusive project, the concern must be present in the methodology. Thus, we focus our research on the qualitative approach, with an ethnographic nature, offering those involved a cooperative environment. Data were collected through semi-structured interviews, autobiographical reports and participant observation. The sample consisted of a coordinator, two pedagogues and two children with physical disabilities. Data analysis and interpretation were done descriptively. From the results obtained, it was expected to reveal and think about pedagogical practices from an inclusive perspective, which referred to the change in the literacy condition of children with physical disabilities, giving it the possibility of consolidating a critical view of what is read and reflective about what is written, conceiving the idea that reading and writing, when well understood, become tools for their social inclusion.
Palavras-chave: Letramento
Inclusão Social
Deficiência Física
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Amanda Nunes de. Letramento: o uso da leitura e escrita como prática de inclusão social. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2257
Data de defesa: 24-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado

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