Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Amanda Nunes de-
dc.contributor.advisor1TÔRRES, Maria Emília Almeida da Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9989867717454257por
dc.contributor.referee1FERRAREZI JUNIOR, Celso-
dc.contributor.referee2MAGALHÃES, Marly Augusta Lopes de-
dc.date.accessioned2023-06-07T18:54:14Z-
dc.date.issued2023-04-24-
dc.identifier.citationSOUZA, Amanda Nunes de. Letramento: o uso da leitura e escrita como prática de inclusão social. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2023.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2257-
dc.description.resumoHoje vivemos em uma sociedade extremamente grafocêntrica, em que a escrita assume múltiplas funções, exigindo dos indivíduos saber praticá-la de forma dinâmica, nas mais diversas situações de interação social, evidenciando que apenas codificar e decodificar palavras é insuficiente para a participação em práticas sociais que envolvem a língua escrita, é necessário algo mais: saber utilizar a leitura e a escrita de acordo com as contínuas exigências sociais. Seguindo essa lógica e, considerando, os embates que acontecem nos processos que constroem a relação permanente de leitura e escrita, recorremos, para a nossa pesquisa aos fundamentos do Letramento. Sendo assim, nosso objetivo é analisar as práticas de letramento desenvolvidas em um Centro de Inclusão Escolar de uma associação que atende pessoas com deficiência física, no Sul de Minas Gerais. E, assim, verificar se as concepções de leitura e escrita que as permeiam são veiculadas pelos Novos Estudos do Letramento, bem como, os fatores que o concebem como fenômeno essencialmente social. Estas novas concepções norteiam o aporte teórico assumido neste trabalho. Adicionalemte, por se tratar de um projeto inclusivo, a preocupação deve estar presente na metodologia. Dessa forma, centramos nossa pesquisa na abordagem qualitativa, com cunho etnográfico, oferecendo aos envolvidos um ambiente cooperativo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, relatos autobiográficos e observação participante. A amostra foi composta por uma coordenadora, duas pedagogas e duas crianças com deficiência física. A análise e interpretação dos dados foram feitas de forma descritiva. A partir dos resultados obtidos, esperou-se revelar e pensar práticas pedagógicas sob a perspectiva inclusiva, que remetessem a mudança da condição de letramento da criança com deficiência física, dando a esta a possibilidade de consolidar uma visão crítica sobre o que se lê e reflexiva sobre o que se escreve, concebendo a ideia de que a leitura e a escrita, quando bem compreendidas, se tornam ferramentas para sua inclusão social.por
dc.description.abstractToday we live in an extremely graphocentric society, in which writing assumes multiple functions, requiring individuals to know how to practice it dynamically, in the most diverse situations of social interaction, evidencing that only coding and decoding words is insufficient for participation in social practices involving written language, it is necessary something more: knowing how to use reading and writing according to continuous social requirements. Following this logic and, considering, the clashes that take place in the processes that build the permanent relationship of reading and writing, we use, for our research, the fundamentals of Literacy. Therefore, our goal is to analyze the literacy practices developed in a School Inclusion Center of an Association that serves people with physical disabilities, in the South of Minas Gerais. And, thus, to verify whether the conceptions of reading and writing that permeate them are conveyed by the New Studies of Literacy, as well as the factors that conceive it as an essentially social phenomenon. These new conceptions guide the theoretical contribution assumed by us in this work. Additionally, because it is an inclusive project, the concern must be present in the methodology. Thus, we focus our research on the qualitative approach, with an ethnographic nature, offering those involved a cooperative environment. Data were collected through semi-structured interviews, autobiographical reports and participant observation. The sample consisted of a coordinator, two pedagogues and two children with physical disabilities. Data analysis and interpretation were done descriptively. From the results obtained, it was expected to reveal and think about pedagogical practices from an inclusive perspective, which referred to the change in the literacy condition of children with physical disabilities, giving it the possibility of consolidating a critical view of what is read and reflective about what is written, conceiving the idea that reading and writing, when well understood, become tools for their social inclusion.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2023-06-07T18:53:21Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Amanda Nunes de Souza.pdf: 2067426 bytes, checksum: 4257db18c0b2faebdc21cfae684f1888 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2023-06-07T18:53:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Amanda Nunes de Souza.pdf: 2067426 bytes, checksum: 4257db18c0b2faebdc21cfae684f1888 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2023-06-07T18:53:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Amanda Nunes de Souza.pdf: 2067426 bytes, checksum: 4257db18c0b2faebdc21cfae684f1888 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-07T18:54:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Amanda Nunes de Souza.pdf: 2067426 bytes, checksum: 4257db18c0b2faebdc21cfae684f1888 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023-04-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectInclusão Socialpor
dc.subjectDeficiência Físicapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleLetramento: o uso da leitura e escrita como prática de inclusão socialpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Amanda Nunes de Souza.pdf2,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons