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Tipo do documento: Dissertação
Título: Acidentes de trânsito com motocicletas: bibliometria e estudo durante a pandemia da COVID-19 em Varginha/MG
Autor: RIBEIRO, Guilherme Soares 
Primeiro orientador: PESSANHA, Gabriel Rodrigo Gomes
Primeiro membro da banca: PESSANHA, Gabriel Rodrigo Gomes
Segundo membro da banca: MARQUES, Reinaldo Antônio Gomes
Terceiro membro da banca: RIBEIRO, Wesllay Carlos
Resumo: Os acidentes de trânsito terrestre (ATT) são objetos de políticas públicas em todo o mundo tendo em vistas os custos e as perdas de vidas. O Brasil apresenta como um dos trânsitos mais violentos quando analisado o número de mortes. Esta pesquisa foi elaborada através da interação de dois artigos. O primeiro teve como objetivo mapear e caracterizar a produção científica sobre ATT no país, utilizando da revisão bibliométrica dos últimos vinte anos na base de dados Web of Science. Duzentos e oito artigos científicos abertos e publicados foram encontrados e analisados. Há predomínio de artigos que fizeram diagnósticos dos acidentes, pesquisando sobre a de taxa de mortalidade, gravidade, tendência, georreferenciamento, riscos ou fatores associados aos acidentes ou às suas causas. Cinquenta artigos referenciam a motocicletas, o grupo de atores de trânsito mais estudado. Cadernos de Saúde Pública foi o periódico com mais publicações do tema. Para o pesquisador com mais publicações sobre o tema foram encontrados 13 artigos. Os estados mais estudados foram São Paulo e Paraná. As capitais São Paulo e Belo Horizonte destacam-se como os municípios mais delimitados como objeto de estudo. A limitação do primeiro artigo está na possibilidade de encontrar resultados diferentes se analisados artigos de outras bases de dados. O segundo artigo deste estudo teve por objetivo avaliar o poder de influência das variáveis quantidade de automóveis, quantidade de motocicletas, número de casos confirmados de COVID-19 e número de óbitos pela COVID-19 em Varginha/MG durante o período da pandemia pela COVID-19 no número de vítimas de acidentes por motocicletas. Para isso, utilizou-se do método de regressão linear múltipla para relacionar as variáveis. A análise comparativa entre períodos pré-pandemia e de pandemia mostra aumento 23% no número de vítimas de ATT envolvendo motocicletas (33%) durante a pandemia. A frota de automóveis e de motocicletas cresceu, mas no modelo não foi é possível correlacionar com número de vítimas devido ao p-valor dessas variáveis. As limitações do segundo artigo estão nas subnotificações no acionamento de órgãos públicos para atendimento dos acidentes e casos de COVID-19.
Abstract: Land traffic accidents (ATT) are objects of public policies around the world in view of the costs and loss of life. Brazil presents as one of the most violent transits when analyzing the number of dead. This research was elaborated through the interaction of two articles. The first aimed to map and characterize the scientific production on traffic accidents in the country, using the bibliometric review of the last twenty years in the Web of Science database. Two hundred and eight open and published scientific articles were found and analyzed. There is a predominance of articles that made diagnoses of accidents, researching the mortality rate, severity, trend, georeferencing, risks or factors associated with accidents or their causes. Fifty articles refer to motorcycles, the most studied group of traffic actors. Cadernos de Saúde Pública was the journal with the most publications on the subject. For the researcher with more publications on the subject, 13 articles were found. The most studied states were São Paulo and Paraná. The capitals São Paulo and Belo Horizonte stand out as the most delimited municipalities as an object of study. The limitation of the first article is the possibility of finding different results if articles from other databases are analyzed. The second article of this study aimed to evaluate the power of influence of the variables number of cars, number of motorcycles, number of confirmed cases of COVID-19 and number of deaths from COVID-19 in Varginha/MG during the period of the COVID-19 pandemic on the number of motorcycle accident victims. For this, the multiple linear regression method was used to relate the variables. The comparative analysis between pre-pandemic and pandemic periods shows a 23% increase in the number of RTA victims involving motorcycles (33%) during the pandemic. The fleet of cars and motorcycles grew, but in the model it was not possible to correlate with the number of victims due to the p-value of these variables. The limitations of the second article are the underreporting in the activation of public agencies to attend accidents and cases of COVID-19.
Palavras-chave: Acidente de trânsito; bibliometria; motocicletas; pandemia; Varginha.
Traffic accident; bibliometrics; motorcycles; pandemic; Varginha.
Área(s) do CNPq: CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade
Citação: RIBEIRO, Guilherme Soares. Acidentes de trânsito com motocicletas: bibliometria e estudo durante a pandemia da COVID-19 em Varginha/MG. 2023. 58 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2259
Data de defesa: 25-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado

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