Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2314
Tipo do documento: Dissertação
Título: Parque escola da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) campus Varginha : ação catalisadora de uma transformação urbana regenerativa
Autor: GONÇALVES, Mariana Ferri 
Primeiro orientador: SILVA, Everton Rodrigues da
Primeiro membro da banca: SILVA, Everton Rodrigues da
Segundo membro da banca: ANDRADE, Liza Maria Souza de
Terceiro membro da banca: SILVA, Luis Octavio Pereira Lopes de Faria e
Resumo: Atentando para a crise sistêmica contemporânea – climática, ecológica, social, econômica, política e cultural –, verifica-se que as cidades são contribuintes e protagonistas no enfrentamento dessa conjuntura: a discussão é a nível global, mas a luta será ganha a nível local. Primeiramente e à vista disso, este trabalho demonstra como esse cenário de emergência climática incide nas áreas urbanas e como é possível implementar soluções sustentáveis e regenerativas nesse território, onde tudo acontece. O olhar para os problemas ambientais perpassa pela questão urbana – desigualdade social, espacial e de distribuição de infraestrutura e serviços essenciais – e por isso foi adotado o conceito de desenvolvimento urbano sustentável que aborda essas dimensões de forma integrada. Esse prisma se aproxima das premissas do direito à cidade ao objetivar cidades mais democráticas e sustentáveis, ao mesmo tempo em que coloca a natureza como base de sustentação da vida social e econômica – e não uma fonte explorável e inesgotável de recursos. Diante dessa conjuntura, o objetivo desta pesquisa concerne em contribuir para a construção de um método de design participativo através do desenvolvimento do projeto do parque escola numa área da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) no campus Varginha (Sul de Minas Gerais) inspirado no urbanismo regenerativo e integrado às demandas da universidade – nos campos de ensino, pesquisa e extensão – e do território no qual está inserido. Para tal, foi realizada análise bibliométrica qualitativa sobre o uso e ocupação dos espaços públicos e placemaking para identificar os desafios e limitações frequentes associados à implantação de tais iniciativas e sobre o urbanismo regenerativo e as soluções baseadas na natureza (SbN). Esta investigação pode ser classificada como metodológica e intervencionista, composta por pesquisa bibliográfica, de campo – inclui entrevistas e observação participante, através de caminhadas e interação com o local – e pesquisa-ação. A aplicação do método de pesquisa-ação ocorreu por meio de uma estrutura coletiva, participativa e ativa proporcionada pelo curso de formação em permacultura ocorrido no campus da UNIFAL-MG Varginha, no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação estiveram envolvidos de modo cooperativo na proposição de um design participativo para a área em estudo. O projeto final do parque-escola foi proposto realizando-se uma síntese criativa desses designs, de modo a assegurar que a área em questão seja um território educativo e de proteção da natureza, congregando potência pedagógica com pesquisa em sustentabilidade e ação coletiva participativa na escala da comunidade-bairro.
Abstract: Paying attention to the contemporary systemic crisis – climate, ecological, social, economic, political and cultural –, it appears that cities are contributors and protagonists in facing this situation: the discussion is at a global level, but the fight will be won at a local level . Firstly and in light of this, this work demonstrates how this climate emergency scenario affects urban areas and how it is possible to implement sustainable and regenerative solutions in this territory, where everything happens. The look at environmental problems permeates the urban issue – social, spatial and distribution inequality of infrastructure and essential services – and that is why the concept of sustainable urban development was adopted, which addresses these dimensions in an integrated way. This prism comes closer to the premises of the right to the city by aiming for more democratic and sustainable cities, at the same time that it places nature as the basis for sustaining social and economic life – and not an exploitable and inexhaustible source of resources. Given this situation, the objective of this research concerns contributing to the construction of a participatory design method through the development of the school park project in an area of the Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG) on the Varginha campus (South of Minas Gerais) inspired in regenerative urbanism and integrated with the demands of the university – in the fields of teaching, research and extension – and the territory in which it is located. To this end, a qualitative bibliometric analysis was carried out on the use and occupation of public spaces and placemaking to identify the frequent challenges and limitations associated with the implementation of such initiatives and on regenerative urbanism and nature-based solutions (SbN). This investigation can be classified as methodological and interventionist, consisting of bibliographical research, field research – including interviews and participant observation, through walks and interaction with the location – and action research. The application of the action research method occurred through a collective, participatory and active structure provided by the permaculture training course held on the UNIFAL-MG Varginha campus, in which researchers and participants representing the situation were involved in a cooperative manner in the proposition of a participatory design for the area under study. The final project of the school park was proposed by carrying out a creative synthesis of these designs, in order to ensure that the area in question is an educational and nature protection territory, bringing together pedagogical power with research in sustainability and participatory collective action on the scale of the neighborhood community.
Palavras-chave: espaços públicos; direito à cidade; desenvolvimento urbano sustentável; urbanismo regenerativo; placemaking; soluções baseadas na natureza; permacultura.
public spaces; right to the city; sustainable urban development; regenerative urbanism; placemaking; nature-based solutions; permaculture.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade
Citação: GONÇALVES, Mariana Ferri. Parque escola da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) campus Varginha : ação catalisadora de uma transformação urbana regenerativa. 2023. 194 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Sociedade) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2314
Data de defesa: 23-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Mariana_Ferri_Goncalves.pdfDocumento principal29,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.