Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2333
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Memórias de uma Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais: entre o habitus e o capital cultural |
Autor: | TOTTI, Aline Rodrigues |
Primeiro orientador: | ARAÚJO, Margarete Panerai |
Primeiro coorientador: | MAFRA, Luiz Antônio Staub |
Primeiro membro da banca: | ARAÚJO, Margarete Panerai |
Segundo membro da banca: | MAFRA, Luiz Antônio Staub |
Terceiro membro da banca: | PEREIRA, Fernando Batista |
Quarto membro da banca: | GEVEHR, Daniel Luciano |
Quinto membro da banca: | SILVA, Gilberto Ferreira da |
Resumo: | Esta pesquisa tratou da reconstrução da memória social institucional e organizacional da Superintendência Regional de Ensino (SER), de Varginha, órgão regional ligado à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. A instituição existe desde 1965, e essa investigação englobou desde os seus primeiros anos de funcionamento até os dias atuais. Assim, o estudo visou analisar, a partir das narrativas dos servidores e ex-servidores, a memória social institucional e organizacional, que eles têm das políticas públicas de gestão, do estado de Minas Gerais, e como elas colaboraram na construção de um capital cultural institucional e na estruturação do habitus dos servidores, na Superintendência Regional de Ensino (SRE). Quanto à relevância do tema, as memórias individuais ganharam um papel social, a partir da construção coletiva dos quadros sociológicos, que tornou conhecidas as experiências passadas, extraindo o que há de coletivo nelas e o que há de comum nesta instituição de natureza pública. Reconstruir essa memória institucional e conectá-la aos acontecimentos políticos da época nos permitiu compreender como as políticas implantadas impactaram no capital cultural da instituição e no habitus dos servidores. Considerando a metodologia, a pesquisa foi qualitativa aplicada e descritiva. Utilizou-se da estratégia do estudo de caso para a aproximação com o objeto. A coleta de dados foi subsidiariamente bibliográfica e documental, mas fez uso principalmente de entrevistas com grupos focais. O material levantado pela pesquisa foi organizado e categorizado pelo método da análise da conversação e da fala, contudo a análise em si ocorreu pela óptica bourdiana, pelo método relacional e dentro da perspectiva de que toda entrevista é uma relação social. A inferência conclusiva foi de que a institucionalização de certas práticas tenha provocado mudanças no habitus dos agentes pela obrigação de apre(e)nder um novo capital cultural emanado pelas sucessivas gestões e políticas públicas da SEE/MG. |
Abstract: | This research dealt with the reconstruction of the institutional and organizational social memory of Varginha Regional Education Superintendency, a regional body linked to Minas Gerais State Department of Education. The institution has existed since 1965, and this investigation covered its first years of operation up to the present day. Thus, the study aimed to analyze, based on the narratives of civil servants and former civil servants, the institutional and organizational social memory they have of Minas Gerais state public management policies and how they contributed to building institutional cultural capital and structuring the habitus of civil servants at Regional Superintendency of Education (SRE). As for the relevance of the topic, individual memories have gained a social role through the collective construction of sociological frameworks, which have made past experiences known, extracting what is collective in them and what is common in this public institution. Reconstructing this institutional memory and connecting it to the political events of that time allowed us to understand how the policies implemented had an impact on the cultural capital of the institution and civil servants´ habitus. In terms of methodology, It was a qualitative, applied and descriptive one. The case study strategy was used to get closer to the object. Data collection was based on bibliography and documents, but mainly made use of interviews with focus groups. The material collected by the research was organized and categorized using the method of conversation and speech analysis, but the analysis itself took place from a Bourdieusian perspective, using the relational method and from the perspective that every interview is a social relationship. The conclusive inference was that the institutionalization of certain practices caused changes in the habitus of the agents due to the obligation to learn a new cultural capital emanating from the successive administrations and public policies of SEE/MG. |
Palavras-chave: | memória social institucional e organizacional; capital cultural; habitus; gestão pública; políticas públicas. social memory; institutional and organizational memory; cultural capital; habitus; public educational policies. |
Área(s) do CNPq: | ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Alfenas |
Sigla da instituição: | UNIFAL-MG |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade |
Citação: | TOTTI, Aline Rodrigues. Memórias de uma Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais: entre o habitus e o capital cultural. 2023. 172 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Sociedade) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2333 |
Data de defesa: | 5-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Aline Rodrigues Totti final biblioteca.pdf | Documento principal | 3,27 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.