Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTOTTI, Aline Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3750430646876841por
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Margarete Panerai-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2953857450580173por
dc.contributor.advisor-co1MAFRA, Luiz Antônio Staub-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7359255644665876por
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Margarete Panerai-
dc.contributor.referee2MAFRA, Luiz Antônio Staub-
dc.contributor.referee3PEREIRA, Fernando Batista-
dc.contributor.referee4GEVEHR, Daniel Luciano-
dc.contributor.referee5SILVA, Gilberto Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-12-04T19:18:38Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.identifier.citationTOTTI, Aline Rodrigues. Memórias de uma Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais: entre o habitus e o capital cultural. 2023. 172 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Sociedade) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2023.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2333-
dc.description.resumoEsta pesquisa tratou da reconstrução da memória social institucional e organizacional da Superintendência Regional de Ensino (SER), de Varginha, órgão regional ligado à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. A instituição existe desde 1965, e essa investigação englobou desde os seus primeiros anos de funcionamento até os dias atuais. Assim, o estudo visou analisar, a partir das narrativas dos servidores e ex-servidores, a memória social institucional e organizacional, que eles têm das políticas públicas de gestão, do estado de Minas Gerais, e como elas colaboraram na construção de um capital cultural institucional e na estruturação do habitus dos servidores, na Superintendência Regional de Ensino (SRE). Quanto à relevância do tema, as memórias individuais ganharam um papel social, a partir da construção coletiva dos quadros sociológicos, que tornou conhecidas as experiências passadas, extraindo o que há de coletivo nelas e o que há de comum nesta instituição de natureza pública. Reconstruir essa memória institucional e conectá-la aos acontecimentos políticos da época nos permitiu compreender como as políticas implantadas impactaram no capital cultural da instituição e no habitus dos servidores. Considerando a metodologia, a pesquisa foi qualitativa aplicada e descritiva. Utilizou-se da estratégia do estudo de caso para a aproximação com o objeto. A coleta de dados foi subsidiariamente bibliográfica e documental, mas fez uso principalmente de entrevistas com grupos focais. O material levantado pela pesquisa foi organizado e categorizado pelo método da análise da conversação e da fala, contudo a análise em si ocorreu pela óptica bourdiana, pelo método relacional e dentro da perspectiva de que toda entrevista é uma relação social. A inferência conclusiva foi de que a institucionalização de certas práticas tenha provocado mudanças no habitus dos agentes pela obrigação de apre(e)nder um novo capital cultural emanado pelas sucessivas gestões e políticas públicas da SEE/MG.por
dc.description.abstractThis research dealt with the reconstruction of the institutional and organizational social memory of Varginha Regional Education Superintendency, a regional body linked to Minas Gerais State Department of Education. The institution has existed since 1965, and this investigation covered its first years of operation up to the present day. Thus, the study aimed to analyze, based on the narratives of civil servants and former civil servants, the institutional and organizational social memory they have of Minas Gerais state public management policies and how they contributed to building institutional cultural capital and structuring the habitus of civil servants at Regional Superintendency of Education (SRE). As for the relevance of the topic, individual memories have gained a social role through the collective construction of sociological frameworks, which have made past experiences known, extracting what is collective in them and what is common in this public institution. Reconstructing this institutional memory and connecting it to the political events of that time allowed us to understand how the policies implemented had an impact on the cultural capital of the institution and civil servants´ habitus. In terms of methodology, It was a qualitative, applied and descriptive one. The case study strategy was used to get closer to the object. Data collection was based on bibliography and documents, but mainly made use of interviews with focus groups. The material collected by the research was organized and categorized using the method of conversation and speech analysis, but the analysis itself took place from a Bourdieusian perspective, using the relational method and from the perspective that every interview is a social relationship. The conclusive inference was that the institutionalization of certain practices caused changes in the habitus of the agents due to the obligation to learn a new cultural capital emanating from the successive administrations and public policies of SEE/MG.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Patrícia Conceição da Silva (patricia.silva@unifal-mg.edu.br) on 2023-12-04T19:17:49Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Aline Rodrigues Totti final biblioteca.pdf: 3350229 bytes, checksum: ee39cc08f6de74aca7d2c3bf6fe19da6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Conceição da Silva (patricia.silva@unifal-mg.edu.br) on 2023-12-04T19:18:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Aline Rodrigues Totti final biblioteca.pdf: 3350229 bytes, checksum: ee39cc08f6de74aca7d2c3bf6fe19da6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Conceição da Silva (patricia.silva@unifal-mg.edu.br) on 2023-12-04T19:18:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Aline Rodrigues Totti final biblioteca.pdf: 3350229 bytes, checksum: ee39cc08f6de74aca7d2c3bf6fe19da6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-04T19:18:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Aline Rodrigues Totti final biblioteca.pdf: 3350229 bytes, checksum: ee39cc08f6de74aca7d2c3bf6fe19da6 (MD5) Previous issue date: 2023-10-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmemória social institucional e organizacional; capital cultural; habitus; gestão pública; políticas públicas.por
dc.subjectsocial memory; institutional and organizational memory; cultural capital; habitus; public educational policies.eng
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.titleMemórias de uma Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais: entre o habitus e o capital culturalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Aline Rodrigues Totti final biblioteca.pdfDocumento principal3,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.