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Campo DCValorIdioma
dc.creatorALVES, Douglas Alexandre-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9237894465935114por
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Margarete Panerai-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2953857450580173por
dc.contributor.advisor-co1MAFRA, Luiz Antônio Staub-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7359255644665876por
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Margarete Panerai-
dc.contributor.referee2MAFRA, Luiz Antônio Staub-
dc.contributor.referee3SILVA, Gilberto Ferreira da-
dc.contributor.referee4SOUZA, José Edimar de-
dc.contributor.referee5VALE, Ana Rute do-
dc.date.accessioned2023-12-15T19:22:08Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.citationALVES, Douglas Alexandre. Projeto Político Pedagógico (PPP) e seu poder simbólico: reprodução ou identidade escolar?. 2023. 157 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Sociedade) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2023.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2344-
dc.description.resumoA pesquisa visa compreender as diretrizes formais da concepção do Projeto Político Pedagógico de uma escola do município de Alfenas, no Estado de Minas Gerais. Esse documento de importância fundamental que estabelece as bases, diretrizes, objetivos, metas e as estratégias que norteiam o processo educativo e orientam a prática pedagógica da instituição. A relevância da pesquisa, é caraterizada pela análise em torno das referências teóricas de Bourdieu (2007a), através dos conceitos de reprodução social, escolar e do poder simbólico. Objetiva-se, identificar como o Projeto Político Pedagógico (PPP) reproduz relações de poder simbólico, na escola municipal pesquisada no ano de 2022, contemplando a teoria da reprodução de Bourdieu. Os métodos propostos para análise do documento da Instituição Escolar, permeiam instrumentos básicos que ordenam as metodologias de pesquisa qualitativa, sendo estas as bases teóricas e bibliográficas, documental, pautada nos instrumentos e percurso da pesquisa etnográfica como a pesquisa de campo, observação participante. Portanto, o estudo possibilitou o entendimento dos diferentes enfoques através das abordagens teóricas à luz das referências da reprodução social, sobre as normativas no decorrer da linha educacional da instituição escolar demonstrando que a eficácia da lógica documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) pode variar consideravelmente de uma escola para outra, dependendo da maneira como o PPP é tratado e aplicado em cada contexto educacional específico.por
dc.description.abstractThe research aims to understand the formal guidelines for the design of the Political Pedagogical Project of a school in the municipality of Alfenas, in the State of Minas Gerais. This fundamentally important document establishes the bases, guidelines, objectives, goals and strategies that guide the educational process and guide the institution's pedagogical practice. The relevance of the research is characterized by the analysis around the theoretical references of Bourdieu (2007a), through the concepts of social and school reproduction and symbolic power. The objective is to identify how the Political Pedagogical Project (PPP) reproduces symbolic power relations, in the municipal school researched in 2022, contemplating Bourdieu's theory of reproduction. The methods proposed for analyzing the School Institution document permeate basic instruments that organize qualitative research methodologies, these being the theoretical and bibliographical, documentary bases, based on the instruments and path of ethnographic research such as field research, participant observation. Therefore, the study made it possible to understand the different approaches through theoretical approaches in the light of references to social reproduction, on regulations throughout the educational line of the school institution, demonstrating that the effectiveness of the documentary logic of the Pedagogical Political Project (PPP) can vary considerably from one school to another, depending on the way the PPP is treated and applied in each specific educational context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Patrícia Conceição da Silva (patricia.silva@unifal-mg.edu.br) on 2023-12-15T19:21:10Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Douglas Alexandre Alves.pdf: 2908292 bytes, checksum: a68a09eaf080a361ff4c01616ff41ded (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-15T19:22:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Douglas Alexandre Alves.pdf: 2908292 bytes, checksum: a68a09eaf080a361ff4c01616ff41ded (MD5) Previous issue date: 2023-10-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprojeto político pedagógico (PPP); reprodução social; educação básica; educação pública.por
dc.subjectpolitical pedagogical project (PPP); social reproduction; basic education; public education.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleProjeto Político Pedagógico (PPP) e seu poder simbólico: reprodução ou identidade escolar?por
dc.typeDissertaçãopor
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