Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2352
Tipo do documento: Dissertação
Título: A memória e a história do Centro de Recém-Chegados das escolas públicas de Mississauga/ON, na trajetória de reconhecimento social de imigrantes no Canadá
Autor: SILVA, Camila Ferreira Tavares da 
Primeiro orientador: ARAÚJO, Margarete Panerai
Primeiro coorientador: SILVA, Everton Rodrigues da
Primeiro membro da banca: ARAÚJO, Margarete Panera
Segundo membro da banca: SILVA, Everton Rodrigues da
Terceiro membro da banca: GEVEHR, Daniel Luciano
Quarto membro da banca: WAISMANN, Moisés
Quinto membro da banca: PEREIRA, Lidia Noronh
Resumo: A pesquisa consiste num estudo institucional de memória e a história de um programa na cidade de Mississauga/ON, no Canadá, enquanto política pública de acolhimento e reconhecimento social para imigrantes, à luz da teoria de Axel Honneth. O objetivo geral é compreender a memória social e a história institucional do Newcomer Reception and Assessment Centre financiado pela gestão pública e executado através das escolas católicas da cidade de Mississauga/Ontário, no Canadá, a partir das narrativas de um grupo de imigrantes brasileiros, sobre a inclusão, o pertencimento e o reconhecimento social teorizado por Axel Honneth, no período de 2019 a 2022. A relevância social dessa pesquisa é reconhecer a importância da gestão pública e interferência governamental nas questões que envolvem a erradicação das desigualdades e marginalizações históricas oriundas da imigração. O método é qualitativo-descritivo que usa de entrevista semiestruturada junto a um gestor e aos imigrantes como ferramenta para a coleta de dados, usando da análise de conteúdo a partir das narrativas memoriais. O pertencimento e o reconhecimento social dos imigrantes brasileiros que chegaram ao Canadá no período de 2019 a 2022, será um tema aprofundado nesse estudo. Infere-se que existe um grande esforço do Canadá na criação e manutenção das políticas adotadas para auxílio dos imigrantes em sua integração ao novo território na inferência que contribui para o Reconhecimento Social, tanto na esfera individual, como na esfera pública.
Abstract: The research consists of an institutional study of memory and history of a program in the city of Mississauga/ON, Canada, as a public policy of reception and social recognition for immigrants, through the lens of Axel Honneth's theory. The general objective is to understand the social memory and institutional history of the Newcomer Reception and Assessment Centre financed by public management and executed through Catholic public schools in the city of Mississauga/Ontario, in Canada, based the narratives of a Brazilian immigrant group, about the inclusion, belonging and social recognition theorized by Axel Honneth, from 2019 to 2022. The social relevance of this research is to recognize the importance of public management and government interference involves in issues involving the eradication of historical inequalities and marginalization arising from immigration. The method is qualitative-descriptive and uses semi-structured interview with a manager and immigrants as a tool for data collection, using content analysis based on memorial narratives. The belonging and social recognition of Brazilian immigrants who arrived in Canada between 2019 and 2022 will be an in-depth theme in this study. It is inferred that there is a great effort on Canada in the creation and maintenance of policies adopted to assist immigrants in their integration into the new territory in the inference that contributes to Social Recognition, both in the individual and in the public spheres.
Palavras-chave: memória e história; gestão pública; reconhecimento social; imigrantes.
memory and history; public administration; social recognition; immigrants.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAIS
POLITICA PUBLICA E POPULACAO::POLITICA POPULACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade
Citação: SILVA, Camila Ferreira Tavares da. A memória e a história do Centro de Recém-Chegados das escolas públicas de Mississauga/ON, na trajetória de reconhecimento social de imigrantes no Canadá. 2023. 183 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Sociedade) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2352
Data de defesa: 18-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_de_Camila_Ferreira_Tavares_da_Silva.pdfDocumento principal2,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.