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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAFINI, Dais Capucho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2917024636534345por
dc.contributor.advisor1SILVA, Guilherme Henrique Gomes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5817829882396943por
dc.contributor.referee1JULIO, Rejane Siqueira-
dc.contributor.referee2MILANI, Raquel-
dc.date.accessioned2024-01-23T17:11:05Z-
dc.date.issued2023-09-13-
dc.identifier.citationAFINI, Dais Capucho. Formação continuada de professores que ensinam matemática: contribuições em sua prática docente a partir do engajamento na produção e desenvolvimento de cenários para investigação.. 2023. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2023.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2364-
dc.description.resumoA educação matemática crítica apresenta preocupações a respeito da educação matemática que se relacionam a foregrounds de estudantes e professores, diálogo e aprendizagem, matemática em ação, matemacia, reflexão, cenários para investigação, as condições em que o ensino e aprendizagem de matemática acontecem, entre outras. O desenvolvimento de atividades significativas em sala de aula que favoreçam a construção de conceitos e ideias matemáticas mostra-se como uma preocupação recorrente da educação matemática crítica. Cenários para investigação são apontados como possibilidades pedagógicas nesse sentido. Um cenário para investigação pode ser definido como um ambiente de aprendizagem que propicia aos estudantes oportunidades para que construam suas próprias conclusões, aceitando o convite de analisar situações e problemas didáticos tendo como princípios a investigação, a exploração, o questionamento e o levantamento de hipóteses e ideias. Nesse sentido, esta pesquisa pretende contribuir nestas discussões ao buscar compreender a forma como professores e professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, engajados em uma prática de formação continuada, colocam em ação o trabalho pedagógico com cenários para investigação em sua prática docente. Utilizando uma abordagem qualitativa de pesquisa, os dados foram produzidos a partir de uma prática de formação continuada voltada para professores e professoras dos anos iniciais e finais do ensino fundamental em exercício na rede municipal de uma cidade do sul de Minas Gerais. Como instrumento de produção de dados, utilizamos notas em caderno de campo das observações realizadas nas diferentes etapas da prática formativa, as gravações de áudio, os registros realizados pelos professores no caderno de acompanhamento e na atividade avaliativa final. Para a análise e a organização dos dados foi usado a abordagem proposta por Yin e a partir desta foram construídos três temas: implicações para a prática docente a partir do curso de formação, fatores que influenciam no engajamento docente em práticas com foco em cenários para investigação e obstrução dos cenários para investigação. Os resultados indicam a importância de professores e professoras vivenciarem cenários para investigação durante uma formação continuada, de produzir o próprio material pedagógico nesse processo e a necessidade de se discutir os conteúdos matemáticos envolvidos nas atividades propostas. Além disso, os resultados apontam fatores que influenciam o engajamento docente em práticas formativas com foco em cenários para investigação que estão relacionados ao aceite docente nas atividades e aos incentivos e participação da gestão escolar. Por fim, apresentamos as obstruções para o desenvolvimento de cenários para investigação atrelados à influência do administrativo, à falta de materiais e recursos e à falta de apoio da gestão escolar na formação continuada dos professores. Essas obstruções foram elementos que influenciaram no “colocar em ação” cenários para investigação na prática docente, mas que nos fizeram refletir sobre qual metodologia é mais apropriada para um curso de formação continuada de professores, pois a formação continuada precisa ser agradável aos docentes e produtiva em conhecimentos.por
dc.description.abstractCritical mathematics education presents concerns about mathematics education that relate to students' and teachers' foregrounds, dialog and learning, mathematics in action, mathematician ship, reflection, scenarios for investigation, the conditions in which mathematics teaching and learning take place, among others. The development of meaningful classroom activities that favor the construction of mathematical concepts and ideas is a recurring concern of critical mathematics education. Scenarios for investigation are pointed out as pedagogical possibilities in this sense. A scenario for investigation can be defined as a learning environment that provides students with opportunities to build their own conclusions, accepting the invitation to analyze situations and didactic problems having as principles the investigation, exploration, questioning and raising hypotheses and ideas. In this sense, this research intends to contribute to these discussions b y seeking to understand how teachers of the initial years of elementary school, engaged in a practice of continuing education, put into action the pedagogical work with scenarios for investigation in their teaching practice. Using a qualitative research approach, the data were produced from a continuing education practice aimed at teachers of the initial and final years of elementary school in the municipal network of a city in the south of Minas Gerais. As an instrument of data production, we used field notes of the observations made in the different stages of the training practice, audio recordings, the records made by the teachers in the follow-up notebook and in the final evaluation activity. For the analysis and organization of the data, the approach proposed by Yin was used and three themes were built from it: implications for teaching practice from the training course, factors that influence teacher engagement in practices focused on scenarios for investigation and obstruction of scenarios for investigation. The results indicate the importance of teachers experiencing scenarios for investigation during continuing education, of producing their own pedagogical material in this process and the need to discuss the mathematical content involved in the proposed activities. In addition, the results point to factors that influence teacher engagement in training practices focused on scenarios for investigation that are related to teacher acceptance in the activities and the incentives and participation of school management. Finally, we present the obstructions to the development of scenarios for investigation linked to the influence of the administrative, the lack of materials and resources and the lack of support from school management in the continuing education of teachers. These obstructions were elements that influenced the "putting into action" scenarios for research in teaching practice, but that made us reflect on which methodology is most appropriate for a continuing teacher education course, since continuing education needs to be pleasant for teachers and productive in knowledge.eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação matemática críticapor
dc.subjectCenários para investigaçãopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleFormação continuada de professores que ensinam matemática: contribuições em sua prática docente a partir do engajamento na produção e desenvolvimento de cenários para investigação.por
dc.typeDissertaçãopor
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