Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAUPER, Ádila Lins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310788173537358por
dc.contributor.advisor1KIILL, Keila Bossolani-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3094025825865221por
dc.contributor.referee1PINHEIRO , Paulo Cesar-
dc.contributor.referee2HORNINK, Gabriel Gerber-
dc.date.accessioned2024-02-06T17:54:13Z-
dc.date.issued2022-08-11-
dc.identifier.citationCAUPER, Ádila Lins. Efeitos de atividades investigativas, sobre os métodos de preparo da bebida do café, na aprendizagem significativa do conceito de extração. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2023.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2376-
dc.description.resumoA presente pesquisa, de caráter descritivo-exploratório, visa avaliar a influência de Atividades Investigativas na capacidade de relacionamento de conceitos químicos, em contextos educacionais específicos, por licenciados em química participantes do projeto Residência Pedagógica- subprojeto Química, da Universidade Federal de Alfenas (Minas Gerais). Identificamos, por meio de questionários, desenhos e entrevistas, os conhecimentos prévios dos estudantes sobre as Ais, bem como o processo de extração da bebida do café. Após a coleta das concepções prévias dos estudantes, planejamos as atividades de intervenção para superar as dificuldades apresentadas por estes estudantes. Fundamentamos este trabalho, bem como a análise das informações nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel. Apresentamos as contribuições do uso de Atividades Investigativas para a elaboração e reelaboração conceitual e para a formação inicial dos (as) estudantes, por meio da análise e interpretação das respostas dos estudantes obtidas nos questionários, desenhos e entrevistas, realizadas pela pesquisadora. Os resultados apontam que o uso dessas atividades contribuiu para a aprendizagem significativa do conceito de extração. Além disso, a participação dos estudantes nas AIs contribuiu para a formação inicial docente, no sentido de pensar a utilização de tais atividades como uma estratégia didática.por
dc.description.abstractThe present research, of a descriptive-exploratory nature, aims to evaluate the influence of Investigative Activities on the ability to relate chemical concepts, in specific educational contexts, by chemistry graduates participating in the Pedagogical Residency project - Chemistry subproject, at the Federal University of Alfenas (Minas Gerais). We identified, through sessions, studies and interviews, the students' previous knowledge about Ai, as well as the process of tasting the coffee drink. After collecting students' previous conceptions, we planned intervention activities to overcome these students' motor difficulties. We base this work, as well as the analysis of information in budgets on the Theory of Meaningful Learning proposed by David Ausubel. We present the contributions of the use of Investigative Activities for the elaboration and conceptual re-elaboration and for the initial formation of the students, through the analysis and interpretation of the answers of the students in the teachings, studies and interviews, carried out by the researcher. The results indicate that the use of these activities contributed to a significant learning of the concept of inheritance. In addition, the participation of students in AIs contributed to initial teacher training, in the sense of thinking about the use of such activities as a didactic strategy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2024-02-06T17:52:28Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Ádila Lins Cauper.pdf: 4188391 bytes, checksum: 29d4787e3db35ea38d8d658b917c01ef (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2024-02-06T17:52:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Ádila Lins Cauper.pdf: 4188391 bytes, checksum: 29d4787e3db35ea38d8d658b917c01ef (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2024-02-06T17:53:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Ádila Lins Cauper.pdf: 4188391 bytes, checksum: 29d4787e3db35ea38d8d658b917c01ef (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-06T17:54:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Ádila Lins Cauper.pdf: 4188391 bytes, checksum: 29d4787e3db35ea38d8d658b917c01ef (MD5) Previous issue date: 2022-08-11eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtividades Investigativaspor
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subjectCafépor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleEfeitos de atividades investigativas, sobre os métodos de preparo da bebida do café, na aprendizagem significativa do conceito de extraçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Ádila Lins Cauper.pdf4,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.