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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCASTRO, Virgínia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363354140869864por
dc.contributor.advisor1VIDOTTE, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6066743926743863por
dc.contributor.referee1RUI, Adaílson José-
dc.contributor.referee2RODRIGUEZ, Gerardo fabián-
dc.date.accessioned2024-06-11T12:08:26Z-
dc.date.issued2023-10-26-
dc.identifier.citationCASTRO, Virgínia. Percepções da natureza em Las Siete Partidas de Alfonso X (1252-1284). 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2023.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2405-
dc.description.resumoNos processos históricos estão incluídas as múltiplas formas com que os seres humanos compreendem a natureza, exploraram-na, modificam-na e, mutuamente, são modificados por ela. Sendo assim, refletimos sobre o conceito de natureza no ocidente medieval e como se dava a conexão e percepção humana em relação a ela. Considerando que tais compreensões estão contidas em ordenamentos jurídicos, buscou-se avaliar como se dava a normatização desta relação e os diversos aspectos que a envolviam, a partir da análise da legislação “Las Siete Partidas”, de Alfonso X, rei de Castela e Leão (1252-1284). Concluímos que o estudo de documentos jurídicos como as Sete Partidas possibilita compreender o conceito de natureza que norteava a vida dos homens na sociedade castelhana medieval e fundamentava as formas de exploração das paisagens naturais. Compreender como as sociedades ibéricas medievais relacionavam-se com a natureza, abre-nos para a compreensão de nossas próprias relações com o todo, e é partir desse entendimento que sugerimos o uso de um Objeto de Aprendizagem (OA) como ferramenta pedagógica para que tais discussões sejam promovidas no âmbito escolar, mobilizando um conhecimento crítico e reflexivo sobre os aspectos que envolvem todas essas dimensões.por
dc.description.abstractLos procesos históricos incluyen las múltiples formas en que los seres humanos comprenden la naturaleza, la exploran, la modifican y, mutuamente, son modificados por ella. Por ello, reflexionamos sobre el concepto de naturaleza en el Occidente medieval y cómo se producía la conexión y percepción humana en relación con ella. Considerando que tales entendimientos están contenidos en los ordenamientos jurídicos, se buscó evaluar cómo se normalizó esta relación y los diversos aspectos que la involucran, a partir del análisis de la legislación “Las Siete Partidas”, de Alfonso X, rey de Castilla y León ( 1252-1284). Concluimos que el estudio de documentos jurídicos como las Siete Salidas permite comprender el concepto de naturaleza que guió la vida de los hombres en la sociedad castellana medieval y fundó las formas de exploración de los paisajes naturales. Comprender cómo las sociedades medievales ibéricas se relacionaban con la naturaleza nos abre a comprender nuestras propias relaciones con el todo, y es a partir de esta comprensión que sugerimos el uso de un Objeto de Aprendizaje (OA) como herramienta pedagógica para que dichas discusiones se promuevan dentro de la escuela. medio ambiente, movilizando conocimientos críticos y reflexivos sobre los aspectos que involucran todas estas dimensiones.spa
dc.description.abstractHistorical processes include the multiple ways in which human beings understand nature, explore it, modify it and, mutually, are modified by it. Therefore, we reflect on the concept of nature in the medieval West and how human connection and perception in relation to it occurred. Considering that such understandings are contained in legal systems, we sought to evaluate how this relationship was standardized and the various aspects that involved it, based on the analysis of the legislation “Las Siete Partidas”, by Alfonso X, king of Castile and Leon (1252-1284). We conclude that the study of legal documents such as the Seven Departures makes it possible to understand the concept of nature that guided the lives of men in medieval Castilian society and founded the forms of exploration of natural landscapes. Understanding how medieval Iberian societies related to nature opens us to understanding our own relationships with the whole, and it is from this understanding that we suggest the use of a Learning Object (LO) as a pedagogical tool so that such discussions are promoted within the school environment, mobilizing critical and reflective knowledge on the aspects that involve all these dimensions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2024-06-11T12:07:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Virgínia Castro.pdf: 2036259 bytes, checksum: b88b52e4a8dc14304da96822b8de920c (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em História Ibéricapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNaturezapor
dc.subjectIdade Médiapor
dc.subjectAlfonso Xpor
dc.subjectLas Siete Partidaspor
dc.subject.cnpqHISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVALpor
dc.titlePercepções da natureza em Las Siete Partidas de Alfonso X (1252-1284)por
dc.typeDissertaçãopor
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