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Tipo do documento: Dissertação
Título: Microagressões raciais no Ensino Superior no âmbito das Ciências Exatas
Autor: SILVA JÚNIOR, Edson Aparecido da 
Primeiro orientador: SILVA, Guilherme Henrique Gomes da
Primeiro membro da banca: MARIANO, André Luiz Sena
Segundo membro da banca: RODRIGUES, Tatiane Consentino
Terceiro membro da banca: SILVA, Wanderson Roberto da
Resumo: Microagressões raciais são formas de racismo, muitas das vezes implícitas e nebulosas, manifestas nas relações interpessoais por meio de gestos, olhares, piadas, brincadeiras, proferidas de modo intencional ou não, direcionadas a indivíduos com base em sua raça/etnia. No âmbito do Ensino Superior, pesquisas destacam que a constante exposição de estudantes às microagressões raciais podem levá-los a desenvolver problemas de saúde e também a abandonarem ou a desistirem de seus cursos. O objetivo deste estudo foi compreender a maneira como ocorreu o alcance da Lei de Cotas no ingresso de estudantes de cursos superiores da área de Ciências Exatas e da Terra (CET) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) em 2020 e 2021 e entender, por meio das experiências de estudantes negros de cursos de CET, a maneira como as microagressões raciais se manifestam em seu cotidiano acadêmico. Para alcançar este objetivo, realizamos uma pesquisa documental para mapear o alcance da Lei de Cotas na UNIFAL-MG em relação ao ingresso de estudantes nos cursos de graduação entre 2020 e 2021. Estes dados nos serviram como uma referência para entender o contexto em que as microagressões raciais podem se manifestar. Para isso, realizamos o processo de adaptação transcultural e validação relacionada ao conteúdo do CDMS Racial Microaggressions Online Survey, um questionário semiestruturado, que faz parte de um projeto denominado Racial Microaggressions at the University of Illinois e que indaga as experiências racistas, os sentimentos e reações tanto dentro, quanto fora dos campi universitários. Em seguida, fizemos um estudo-piloto, aplicando o questionário a 60 estudantes autodeclarados negros matriculados ou egressos de cursos de graduação ou pós- graduação na área de CET, ingressantes ou não pela Lei de Cotas de 19 universidades brasileiras. A técnica de amostragem foi a Snowball Sampling. Os dados foram analisados, na pesquisa documental, em termos da taxa de ocupação das vagas, usando estatísticas descritivas, e na pesquisa com o questionário, analisamos as respostas das questões objetivas e discursivas dos estudantes, levando-se em consideração os incidentes racistas sofridos no campus, em ambientes acadêmicos e na interação entre os colegas, bem como suas formas de enfrentamento. Os resultados da pesquisa documental destacaram que houve uma subocupação das vagas destinadas a estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI), e estudantes com deficiência, ainda mais acentuada quando se trata do perfil racial e da renda. A pandemia da COVID-19, por sua vez, influenciou negativamente na taxa de ocupação das vagas da área de CET da UNIFAL-MG em 2020 e 2021, afetando de forma mais crítica o ingresso da população negra. Nossas simulações indicam que os ingressantes das vagas reservadas para estudantes PPI, e os estudantes com deficiência seriam os mais afetados com a ausência dessa Lei. Esse fator evidencia como o racismo estrutural age de forma violenta na exclusão da população negra nessa área. Além disso, ao analisar o alcance da Lei de Cotas por área, percebeu-se uma maior diversidade racial e uma mudança no perfil discente. Já os resultados da pesquisa com o questionário indicaram que as microagressões raciais mostram-se como um elemento que estudantes negros e negras precisam lidar diariamente, além da própria pressão da área e da tradicional dificuldade das disciplinas de matemática do curso. Notamos que estes estudantes utilizaram uma estratégia de silenciamento para enfrentar práticas com microagressões raciais. Esta estratégia ocorreu tanto como invisibilidade diante da não manifestação de negros e negras sobre sua intenção de participar da pesquisa, quanto do seu silenciamento quando aceitaram preencher o questionário. Consideramos que este estudo pode favorecer não apenas a consciência da existência de microagressões raciais em espaços acadêmicos no âmbito das Ciências Exatas, mas também a forma como elas se mostram como um obstáculo que estudantes negros e negras destes cursos precisam superar em sua trajetória acadêmica.
Abstract: Racial microaggressions are nebulous and subtle forms of racism manifested in interpersonal relationships through gestures, looks, jokes, jokes, whether intentionally or unintentionally, directed at individuals based on their race/ethnicity. In the context of Higher Education, research highlights that the constant exposure of students to racial microaggressions can lead them to develop health problems and also to abandon or dropout from their courses. This study seeks to understand the scope of the Quota Law in the admission of students to higher education courses in the area of Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM) at the Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG) in 2020 and 2021. In addition, it founds to understand, through the way in which racial microaggressions manifest in academic daily lives of Black students from these courses. We carried out documentary research to map the scope of the Quota Law at UNIFAL-MG in relation to the admission of students into undergraduate programs between 2020 and 2021. This data provided a reference to understand the context in which the racial microaggressions in STEM programs. We also carried out the process of cross-cultural adaptation and content-related validation of the CDMS Racial Microaggressions Online Survey, a semi-structured questionnaire, which is part of a project called Racial Microaggressions at the University of Illinois and which inquiries about racist experiences, feelings and reactions both inside and outside university campuses. We then carried out a pilot study, applying the questionnaire to 60 Black students from STEM programs of 19 Brazilian universities. The sampling technique was Snowball Sampling. The data were analyzed, in the documentary research, in terms of the vacancy occupancy rate, using descriptive statistics. In the questionnaire research, we analyzed the answers to the students' objective and discursive questions, taking into account the racist incidents suffered in the campus, in academic environments and in the interaction between colleagues, as well as their ways of coping. The results of the documentary research highlighted that there was an underoccupancy of places allocated to Black, mixed raced and indigenous students, and students with disabilities, even more pronounced when it comes to racial profile and income. The COVID-19 pandemic, in turn, negatively influenced the occupancy rate of vacancies in the STEM at UNIFAL-MG in 2020 and 2021, more critically affecting the enrollment of the Black students. Our simulations indicate that those entering the places reserved for Black, mixed raced, indigenous students, and students with disabilities, would be the most affected by the absence of this Law. This factor highlights how structural racism acts violently in the exclusion of the black population in this area. Furthermore, when analyzing the scope of the Quota Law by area, greater racial diversity and a change in the student profile were noticed. The results of the survey with the questionnaire indicated that racial microaggressions are an element that black students need to deal with on a daily basis, in addition to the pressure of the area itself and the traditional difficulty of the course's mathematics subjects. We noticed that these students used a silencing strategy to confront practices involving racial microaggressions. This strategy occurred both as invisibility in the face of black men and women not expressing their intention to participate in the research, as well as their silencing when they agreed to fill out the questionnaire. We consider that this study can promote not only awareness of the existence of racial microaggressions in academic spaces within STEM, but also the way in which they appear as an obstacle that black students in these courses need to overcome in their academic trajectory.
Palavras-chave: Educação
Educação Matemática
Ação Afirmativa
Lei de Cotas
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA JÚNIOR, Edson Aparecido da. Microagressões raciais no Ensino Superior no âmbito das Ciências Exatas. 2023. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2408
Data de defesa: 19-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado

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