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Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeitos da dança nas atividades diárias de crianças com Transtorno do Espectro Autista: ensaio clínico randomizado controlado triplo-cego
Autor: ROSÁRIO, Lívia Maria Ribeiro 
Primeiro orientador: REIS, Luciana Maria dos
Primeiro coorientador: SANTOS, Adriana Teresa Silva
Primeiro membro da banca: TERRA , Andreia Maria Silva Vilela
Segundo membro da banca: AMARAL, Maíra Ferreira do
Resumo: Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um distúrbio invasivo do neurodesenvolvimento. As características clínicas estão presentes desde as primeiras fases do desenvolvimento infantil e causam prejuízo funcional aos diversos aspectos da vida. Neste aspecto, a prática da dança, em múltiplos estilos, configura-se como uma abordagem integrada, de baixo custo e atuante sobre os aspectos clínicos e sociais do TEA. Entretanto, há escassez de ensaios clínicos referentes à desfechos delimitados para atividades diárias, assim como resultados consistentes para este domínio. Objetivos: Analisar os efeitos da dança nas habilidades funcionais em atividades diárias de crianças com TEA. Métodos: Trata-se de um Ensaio Clínico Randomizado Triplo-cego com seguimento follow up, realizado na Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais, em Varginha/MG. Foram incluídas crianças na faixa etária de 5 a 10 anos com diagnóstico clínico de TEA, excluindo comorbidades. Foram coletadas variáveis sociodemográficas e clínicas para caracterização da amostra. Posteriormente, as crianças foram avaliadas através da Childhood Autism Rating Scale e o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade - Testagem Computadorizada Adaptativa (PEDI-CAT). Em seguida, a amostra foi randomizada em dois grupos: Grupo Experimental (GE), submetido à dançaterapia e tratamento multiprofissional e o Grupo Controle (GC), acompanhado somente por atendimento multiprofissional. Foram realizadas 14 sessões de dançaterapia de 30 a 50 minutos, duas vezes por semana, compostas por coreografias que exploraram os movimentos utilizados durante a realização das atividades de vida diária. As avaliações foram feitas por dois pesquisadores independentes e treinados durante a pré- intervenção, pós-intervenção e follow up. As análises de comparação foram realizadas através do software SPSS®, versão 20.0 e utilizado teste shapiro wilk. O nível de significância adotado para este estudo foi de p<0,05. Resultados: 112 participantes foram avaliados para elegibilidade e 26 fizeram parte do estudo (GE n=14; GC n=12). Foi observada diferença significativa na comparação intragrupo para o GE no domínio atividades diárias (p=0,00; IC= -4,57 a -2,13), do escore contínuo do PEDI-CAT, bem como na comparação pré-intervenção e follow up para o mesmo domínio (p= 0,00, IC=-3,87 a -1,27). No que se refere ao escore normativo, o desempenho em habilidades funcionais do GE aproximou-se do esperado para faixa etária nos domínios: atividades diárias, social-cognitivo e responsabilidade, nas comparações intragrupo. Não foram observadas diferenças significativas para os demais domínios do PEDI-CAT, quando comparado ao GC. Conclusão: A dança, associada às terapias multiprofissionais, manteve o ganho das habilidades funcionais diante das comparações intergrupos. Entretanto, houve impacto positivo no desempenho em habilidades funcionais de crianças com autismo, sobretudo no que se refere às atividades diárias, no que concerne à comparação intragrupo. Foram encontrados efeitos positivos também nas atividades sociais cognitivas e responsabilidade. Não foram observados efeitos em outros aspectos da funcionalidade.
Abstract: Introduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) is defined as a pervasive neurodevelopmental disorder. The clinical characteristics are present from the first stages of child development and cause functional impairment in different aspects of life. In this aspect, the practice of dance, in multiple styles, represents an integrated, low-cost and active approach to the clinical and social aspects of ASD. However, there is a lack of clinical trials regarding delimited outcomes for daily activities, as well as consistent results for this domain. Objectives: To analyze the effects of dance on functional skills in daily activities of children with ASD. Methods: This is a Triple-blind Randomized Clinical Trial with follow-up follow- up, carried out at the Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais, in Varginha/MG. Children aged 5 to 10 years with a clinical diagnosis of ASD were included, excluding comorbidities. Sociodemographic and clinical variables were collected to characterize the sample. Subsequently, the children were evaluated using the Childhood Autism Rating Scale and the Pediatric Disability Assessment Inventory - Computerized Adaptive Testing (PEDI-CAT). Then, the sample was randomized into two groups: Experimental Group (EG), submitted to dance therapy and multidisciplinary treatment and the Control Group (CG), followed only by multidisciplinary care. Fourteen dance therapy sessions were held lasting 30 to 50 minutes, twice a week, consisting of choreography that explored the movements used during daily activities. The assessments were carried out by two independent, trained researchers during the pre-intervention, post-intervention and follow-up. Comparison analyzes were carried out using SPSS® software, version 20.0 and using the Shapiro Wilk test. The significance level adopted for this study was p<0.05. Results: 112 participants were assessed for eligibility and 26 took part in the study (EG n=14; CG n=12). A significant difference was observed in the intragroup comparison for EG in the daily activities domain (p=0.00; CI= -4.57 to -2.13), in the PEDI-CAT continuous score, as well as in the pre- intervention and follow-up for the same domain (p= 0.00, CI=-3.87 to -1.27). Regarding the normative score, the EG's performance in functional skills was close to that expected for the age group in the domains: daily activities, social-cognitive and responsibility, in intragroup comparisons. No significant differences were observed for the other PEDI-CAT domains, when compared to the CG. Conclusion: Dance, associated with multidisciplinary therapies, maintained gains in functional skills in intergroup comparisons. However, there was a positive impact on the performance of functional skills of children with autism, especially with regard to daily activities, with regard to intragroup comparisons. Positive effects were also found on social cognitive and responsibility activities. No effects were shown on other aspects of functionality.
Palavras-chave: Dança
Funcionalidade
Musicoterapia
Transtorno do Espectro do Autismo
Reabilitação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências da Motricidade
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação
Citação: ROSÁRIO, Lívia Maria Ribeiro. Efeitos da dança nas atividades diárias de crianças com Transtorno do Espectro Autista: ensaio clínico randomizado controlado triplo-cego. 2023.93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2438
Data de defesa: 24-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado

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