Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2440
Tipo do documento: Dissertação
Título: A relação campo, cidade e escola na percepção das crianças moradoras da zona rural
Autor: ANDRADE, Letícia Alves de 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Fabiana de
Primeiro membro da banca: SANTOS, Adriano Pereira
Segundo membro da banca: ALMEIDA, Fernanda de Lourdes
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os sentidos que as crianças de quatro a cinco anos moradoras de zona rural atribuem à cidade e à escola. Tivemos como base teórica e metodológica os Estudos Sociais da Infância que defendem a visibilidade e proporcionam às crianças um papel de destaque, ressaltando que elas são sujeitos ativos, atores sociais e produtoras de cultura. Os dados foram coletados por meio de observação participante com anotações no diário de campo, conversas individuais com as crianças, rodas de conversas e desenhos e fotografias realizadas por elas. Foi feita a análise de dados a partir de análise qualitativa de conteúdo. De acordo com os dados da pesquisa, ficou evidente que o maior significado atribuído por elas, na escola e na cidade, está no mundo do brincar e das relações sociais, sendo possível verificar também as questões de gênero nessas atividades. Além disso, os dados expressam a ideia do continuum urbano-rural, revelando a conexão com os elementos da natureza e a relevância do brincar no cotidiano de cada uma das crianças, seja na cidade ou no campo. Nesse sentido, percebe-se que cada vez mais a ideia de continuum, em que o rural é totalmente absorvido pelo urbano é refutada, pois, através do estudo ficou demonstrado que, o que de fato existe, é a interligação entre esses espaços.
Abstract: Esta investigación tuvo como objetivo analizar los significados que los niños de cuatro a cinco años que viven en zonas rurales atribuyen a la ciudad y a la escuela. Tuvimos como base teórica y metodológica los Estudios Sociales de la Infancia, que defiende la visibilización y otorga a los niños un papel destacado, resaltando que son sujetos activos, actores sociales y productores de cultura. Los datos fueron recolectados a través de observación participante con notas en el diario de campo, conversaciones individuales con los niños, círculos de conversación y dibujos y fotografías realizados por ellos. El análisis de los datos se llevó a cabo mediante análisis de contenido cualitativo. Según los datos de la investigación, se evidenció que el mayor significado que se les atribuye, en la escuela y en la ciudad, está en el mundo del juego y de las relaciones sociales, posibilitando verificar también las cuestiones de género en esas actividades. Además, los datos expresan la idea del continuo urbano-rural, revelando la conexión con los elementos de la naturaleza y la relevancia del juego en el día a día de cada uno de los niños, ya sea en la ciudad o en el campo. En este sentido, queda claro que la idea de un continuo, en el que lo rural es totalmente absorbido por lo urbano, es cada vez más refutada, pues a través del estudio se demostró que lo que realmente existe es la interconexión entre estos espacios.
Palavras-chave: Continuum Urbano-Rural
Crianças do Campo
Infância
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ANDRADE, Letícia Alves de. A relação campo, cidade e escola na percepção das crianças moradoras da zona rural. 2023. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2440
Data de defesa: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Letícia Alves de Andrade.pdf3,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.