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Tipo do documento: Dissertação
Título: Caracterização de ações para a saudabilidade e sustentabilidade da Alimentação Escolar: um piloto para o Programa Nacional de Alimentação Escolar
Autor: SANT'ANNA, Monique Oliveira 
Primeiro orientador: PAULA, Bruno Martins Dala
Primeiro coorientador: BRITO, Tábatta Renata Pereira de
Primeiro membro da banca: GARCIA, Jaciara Reis Nogueira
Segundo membro da banca: FERNANDES, Gislene Regina
Resumo: Os sistemas produtivos que atuam sobre a quantidade, a qualidade e o acesso dos alimentos à população afetam diretamente o padrão alimentar. A reestruturação destes sistemas e dos hábitos alimentares podem minimizar a utilização de recursos naturais e, com isso, reduzir os impactos ambientais. Trabalhar sustentabilidade no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é necessário, uma vez que este programa permite a introdução de alimentos sustentáveis, e mais saudáveis, na alimentação escolar. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi caracterizar a atuação de nutricionistas no PNAE quanto às dimensões da saudabilidade e sustentabilidade em municípios mineiros. Trata-se de um estudo exploratório e quase-experimental, com coleta de dados quantitativos pré e pós-intervenção (ação educativa), com nutricionistas atuantes no PNAE. Foram aplicados questionários acerca da atuação dos nutricionistas e coletados os cardápios dos meses de abril de 2019 e abril de 2022. Este projeto teve aprovação pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) com número 5.460.401 e CAAE: 53194421.0.0000.5142. Os nutricionistas indicaram atuar de maneira a garantir a saudabilidade e sustentabilidade da alimentação escolar, entretanto, apontaram desafios para a realização do controle de sobras e resto de ingestão da alimentação, a elaboração das fichas técnicas, entre outros. No que diz respeito à avaliação dos cardápios, ao comparar os cardápios de 2019 e 2022, pode-se notar que embora os cardápios tenham passado por mudanças devido a Resolução FNDE n° 6 de 2020 (BRASIL, 2020), os resultados encontrados em 2019 foram considerados adequados. Os resultados permitiram constatar que ainda existem muitos desafios encontrados pelos nutricionistas, em sua atuação na alimentação escolar e esses desafios podem se tornar ainda maiores com o número insuficiente do quadro técnico. Por este motivo se faz necessária à implementação de cursos de formação/ atualização continuadamente no âmbito do PNAE. Portanto, os resultados deste estudo servem como apoio aos profissionais envolvidos com a alimentação escolar, auxiliando no planejamento e execução de ações que busquem garantir a saudabilidade e sustentabilidade no âmbito do PNAE.
Abstract: The productive systems that operate on the quantity, quality and access of food to the population directly affected the food standard. Maintaining these systems and eating habits can minimize the use of natural resources and, therefore, reduce environmental impacts. Working on sustainability within the scope of the National School Feeding Program (PNAE) is extremely important, since it is this program that allows the introduction of targeted, and consequently healthier, food in school meals. In this sense, the objective of this study was to characterize the performance of nutritionists in the PNAE regarding the dimensions of healthiness and sustainability in municipalities in Minas Gerais. This is an exploratory and quasi-experimental study, with pre- and post-intervention quantitative data collection (educational action), with nutritionists working in the PNAE. This project was approved by the National Research Ethics Committee (CONEP) under number 5.460.401 and CAAE: 53194421.0.0000.5142. The nutritionists indicated that they acted in a way to guarantee the healthiness and sustainability of school meals, however, they pointed out challenges for the accomplishment of the control of leftovers and rest of the food intake, the elaboration of the technical sheets, among others. With regard to the evaluation of the menus, when comparing the 2019 and 2022 menus, it can be noted that although the menus have undergone changes due to FNDE Resolution No. 6 of 2020 (BRASIL, 2020), the results found in 2019 were considered adequate. The results show that there are still many challenges faced by nutritionists in their work in school feeding and these challenges can become even greater with the insufficient number of technical staff. For this reason, it is necessary to implement continuous training/updating courses within the scope of the PNAE. Therefore, the results of this study serve as support for professionals involved with school feeding, helping in the planning and execution of actions that seek to ensure healthiness and sustainability within the scope of the PNAE.
Palavras-chave: Alimentação Escolar
Educação em Saúde Ambiental
Agricultura Sustentável
Ciências da Nutrição
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Faculdade de Nutrição
Programa: Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade
Citação: SANT'ANNA, Monique Oliveira. Caracterização de ações para a saudabilidade e sustentabilidade da Alimentação Escolar: um piloto para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2023. 95 f Dissertação (Metrado em Nutrição e Longevidade) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/2451
Data de defesa: 31-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado

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